Style guide: o que é, benefícios e como criar um do zero
Equipe de conteúdo - PM3

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Style guide ou guia de estilo são conjuntos de elementos, padrões e regras que direcionam a criação e manutenção de interfaces coerentes e consistentes em times de desenvolvimento de produtos digitais.

Um guia de estilo ajuda a manter a uniformidade de uma interface e considera aspectos de UI e UX para adaptar-se às necessidades do usuário.

O style guide é um documento muito importante para o desenvolvimento de produtos e auxilia não só o time de design, como também outros profissionais do time de desenvolvimento a manter a harmonia entre os padrões de estilo do produto.

Acompanhe o artigo para saber mais sobre guia de estilo, seus benefícios e as diferenças entre design system, style guide e brand guidelines. Ao final do conteúdo, você também encontra algumas dicas para começar a montar o seu. Vamos lá?

O que é Style Guide?

O style guide, que em português pode ser traduzido como guia de estilo, é um documento que contém diretrizes, regras e padrões de design que orientam a criação da interface de um produto. Esse material serve para uniformizar e alinhar a comunicação e as práticas de profissionais envolvidos no desenvolvimento de um produto, com a finalidade de tornar a interface mais consistente e coerente

Um guia de estilo é como um manual de marca, que possui padrões e referências de como utilizar elementos de design de forma integrada em todo o produto.

Porém, ao contrário deste, no qual as diretrizes são mais voltadas para a consistência da identidade visual e apresentação da marca em todos os canais em que estão presentes, utiliza-se o style guide no contexto de desenvolvimento de produtos.

Assim, um guia de estilo, além de focar em elementos de design visual, como tipografia, esquema de cores e grid, ele também considera aspectos de UI e UX, levando em conta a coerência da interface e a experiência do usuário

Por que o Style Guide é importante?

O style guide é um documento fundamental no contexto de tecnologia e produto, pois auxilia times de Produto a obter consistência e manter uma comunicação clara acerca dos aspectos de design, interface e experiência do usuário. Assim, esse manual ou guia de estilo é um aliado quando se fala em otimizar recursos e tempo, manter a consistência em toda a solução, facilitar a colaboração e alinhar a comunicação do time.

Confira mais detalhes sobre os benefícios de criar e usar um style guide!

Manter a consistência

O guia de estilo ajuda a manter a consistência visual dos elementos de design de um produto, facilitando o entendimento de todos os times sobre os padrões e regras a serem seguidos. Além disso, esse recurso é indispensável para passar credibilidade e confiança ao usuário, uma vez que a coerência do produto contribui para um posicionamento adequado e para o fortalecimento da marca.

Facilitar a colaboração e alinhar a comunicação do time

Um style guide também é um ótimo recurso para facilitar a colaboração dos times multidisciplinares, alinhar a comunicação e otimizar a tomada de decisões no desenvolvimento do produto.

Por exemplo, imagine um cenário em que novos profissionais, como designers ou desenvolvedores de software se juntam ao time de um produto que já está em desenvolvimento. Para eles, será muito mais fácil adaptar-se às regras e padrões de design do produto tendo um documento que inclui tudo que precisam saber para manter a consistência dos elementos visuais da interface do produto.

Ter um guia de estilo que centraliza essas diretrizes contribui significativamente para que todos estejam alinhados sobre os padrões a serem seguidos. 

Otimizar tempo e recursos

Um guia de estilo também serve para otimizar recursos e tempo do time, uma vez que coloca toda a equipe na “mesma página” sobre as regras e diretrizes de design adequadas ao produto. Portanto, um style guide ajuda a evitar retrabalhos, atrasos e falhas na comunicação do time, tornando o processo muito mais fluido, eficiente e coeso.

Quais são as diferenças entre Style Guide, Brand Guidelines e Design System?

As principais diferenças entre style guide, brand guidelines e design system estão no escopo de aplicação e na dimensão do uso de cada conceito.

O style guide tem como foco manter a consistência e a padronização de uma interface digital, direcionando formatações, regras e padrões de design para criar uma interface coerente e consistente. Esses padrões sempre consideram a experiência do usuário (UX), por isso, é comum que os guias de estilo estejam em constante adaptação para atender às expectativas dos usuários da melhor forma.

Já as brand guidelines, ou manuais de marca, são mais aplicadas ao contexto de branding e identidade visual da marca. Os manuais de marca são amplamente utilizados por profissionais de marketing, branding e designers gráficos para definir o estilo, cores, tipografia e toda a identidade visual da marca. Essa padronização promove integridade, coerência e uma melhor percepção da marca pelos usuários e mantém a consistência na comunicação da marca em todos os canais e plataformas em que ela está presente.

O design system, por outro lado, é um conjunto de práticas, padrões, guias e componentes muito mais robustos e abrangentes, sendo aplicado em toda a empresa para promover consistência em todas as soluções que oferecem. Os guias de estilo geralmente fazem parte do design system da empresa, o que torna esse conjunto de aplicações mais completo.

Esse conceito abrange aspectos tanto de UX, quanto de UI, além de diretrizes e elementos de design visual, princípios do design e tudo que seja necessário para criar e manter a coerência, consistência e uniformidade dos produtos e soluções da marca.

Assim, apesar de serem semelhantes em seus objetivos – criar padrões e regras para proporcionar coerência e consistência em produtos e sistemas – esses conceitos são fundamentalmente diferentes em sua dimensão e contextos de aplicação. 

7 passos para criar um style guide do zero

Criar um style guide nem sempre é um processo simples. Porém é muito necessário, uma vez que ajuda a criar padrões que auxiliam na manutenção do design e no posicionamento da marca e do produto. Um style guide bem feito inclui a definição de objetivos e o escopo do guia, elementos como esquema de cores, tipografia, interface, layout, grid e espaçamento, entre outros.

Para ajudar nesse processo, preparamos um passo a passo para criar um guia de estilo do zero. Acompanhe!

Defina o escopo do guia de estilo e faça pesquisas

O primeiro passo na criação de um style guide é definir o escopo do guia e seus objetivos. Utilizar metodologias como o Lean Inception, pode ajudar na definição de objetivos ao identificar aspectos essenciais que o guia de estilo deve ter para atender às necessidades dos usuários. O Design Thinking também é um framework interessante para explorar essa etapa inicial, uma vez que pode ajudar no entendimento das reais necessidades dos usuários em termos de design.

Essas ou outras metodologias contribuem para a definição de objetivos, criação de modelos visuais, arquitetura de componentes e formação de uma base para criar uma estrutura adequada para as próximas etapas.

Defina o esquema de cores

Após a definição dos objetivos e do escopo do guia de estilo, parte-se para a escolha de elementos visuais que precisam estar presentes no style guide, como o esquema de cores.

A paleta de cores é parte essencial da criação de um produto ou solução. Elas contribuem para o reconhecimento da marca, o alinhamento com outras soluções da empresa e a percepção de marca no geral. Assim, definir as cores primárias, secundárias, e se necessário, terciárias, e registrá-las no guia de estilo de maneira clara e acessível é indispensável.

No processo de escolha do esquema de cores, é importante considerar aspectos como:

  • Cores do texto, do background, dos títulos e subtítulos;
  • Criação de contrastes entre as cores;
  • Cores dos links, botões, status, mensagens de erros, etc.

Escolha a tipografia

A tipografia também é um elemento crucial que precisa estar documentado no style guide.

Na hora de determinar a tipografia, considera-se o tipo de fonte a ser utilizado, mas não só. É importante pensar também no alinhamento da tipografia aos valores e mensagem da marca, além de elementos de legibilidade e acessibilidade.

A tipografia do guia de estilo deve ser acessível a todos os usuários e levar em conta aspectos como:

  • Espaçamento;
  • Altura;
  • Hierarquia visual;
  • Peso e estilos;
  • Coerência com outros elementos visuais, como paleta de cores;
  • Fontes primárias e secundárias, entre outros.

Determine elementos de grid e breakpoints

Outros elementos fundamentais na composição de um guia de estilo são os grids e os breakpoints.  

Esses padrões ajudam na responsividade e consistência do design em todos os tipos de dispositivos e telas. 

Assim, é crucial ter um guia orientando como esses elementos devem ser aplicados na interface.

Os grids são elementos estruturais para organização do layout do conteúdo de uma página. Existem vários padrões de grids, como colunares ou modulares.

Já os breakpoints são pontos específicos onde se ajustam os layouts para acomodá-los em diversos tipos de telas e dispositivos. 

Eles contribuem significativamente para a consistência do design e da interface e para uma boa experiência do usuário com o produto.

Considere os elementos de UI

Os elementos de UI (user interface) como imagens, logo, ícones, botões, caixas de entrada, breadcrumbs, guias de escrita (UX Writing), entre outros, são fundamentais na construção do style guide.

Em cada elemento, é importante definir como eles deverão ser usados na interface para garantir uma boa experiência ao usuário. 

Registrar isso no guia de estilo ajuda a garantir a coerência e a uniformidade do design da interface e a experiência positiva do usuário com o produto.

Crie as diretrizes de uso

Em cada aspecto mencionado anteriormente, é fundamental estabelecer, de forma clara, as diretrizes de uso dos elementos.  Isso garante que cada pessoa que for visualizar o style guide, saberá exatamente como aplicar os elementos definidos no guia, aumentando a eficiência e produtividade do time.

Assim, documente as diretrizes de uso dos elementos visuais e de interface no guia de estilo para que todos os envolvidos possam acessá-lo e entendê-lo sem dificuldades.

Adapte o guia de estilo quando necessário

O style guide é um documento que precisa de atualizações e iterações frequentes. Por isso, parte do processo de fazer um guia de estilo é adaptá-lo quando necessário. Essas atualizações normalmente são necessárias quando precisa-se melhorar a experiência do usuário, adaptar-se às novas tendências de mercado ou quando há alterações significativas no produto.

Conclusão

O style guide é um documento fundamental para a manutenção da consistência do design e de aspectos de UI e UX em times de Produto. 

O guia oferece um panorama detalhado de padrões, regras, diretrizes e referências de design e de usabilidade da interface para promover alinhamento entre o time de desenvolvimento e oferecer soluções cada vez mais coesas aos usuários.

Agora que você já entendeu a importância desse recurso para profissionais de produto, talvez essa seja a oportunidade ideal para pensar em implementá-lo na sua estrutura de trabalho para criar soluções digitais mais consistentes.

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