User flow: o que é e qual a importância para o seu produto
Equipe de conteúdo - PM3

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Panorama do Mercado de Produto

Você já se perguntou como as telas de um site ou aplicativo são feitas? Esse processo conta o auxílio de uma técnica chamada user flow (ou fluxo de usuário, em português).

Quando acessamos uma homepage e decidimos acessar um novo tópico dentro daquele mesmo site, esse caminho que fazemos virtualmente foi pensado durante o desenvolvimento daquela solução. Esse caminho percorrido é o que se chama de user flow.

Para entender o que é e como estruturar um user flow para seu produto, primeiro é necessário nos familiarizarmos com alguns termos que iremos ver ao longo do texto.

Um deles é wireframes, por exemplo. Essa palavra difícil nada mais é do que diagramas gráficos que auxiliam no processo de planejar, selecionar e organizar a distribuição de um conteúdo em uma página.

Aqui neste artigo, você vai entender melhor:

  • O que é user flow
  • Como e quando trabalhar com user flow
  • Exemplo de um fluxo de usuário
  • Quais os benefícios do user flow
  • Quais as melhores ferramentas de user flow?
  • Como criar um user flow?
  • User flow

Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é user flow

exemplo de diagrama de user flow

Um site é desenvolvido com o objetivo de fazer o usuário encontrar o seu negócio ou produto, enxergar valor e com isso iniciar a jornada de compra.

Por isso que antes do site ser desenvolvido, é muito importante que o fluxo de usuário seja feito. Afinal, é através do user flow que o usuário terá um caminho a percorrer dentro daquela homepage ou página, de acordo com as suas escolhas.

E quando falamos sobre objetivo do negócio, nem sempre é a compra de fato, estamos falando também sobre um usuário entrar em contato com a empresa logo após ter visitado o site da organização ou assinar uma newsletter.

O objetivo do negócio é tudo o que o usuário pode fazer que direta ou indiretamente crie um laço entre ele e a empresa.

Como e quando trabalhar com user flow

Na prática, o user flow pode até parecer um monstro de 7 cabeças. Porém, o fluxo de usuário nada mais é do que pequenas interações juntas que, no final, são responsáveis por oferecer as mais diversas possibilidades a um usuário.

Com essa ferramenta, o profissional lista todas as telas e funções de um projeto e as organiza sequencialmente, representando um caminho a ser percorrido por toda a equipe.

Esta é uma prática muito importante por muitas razões:

  • A equipe de design tem uma ideia de quanto trabalho e tempo será necessário para criar o projeto, e também poderá visualizar o que já foi feito e o que ainda está esperando;
  • É uma forma de discutir o projeto com os desenvolvedores e discutir o que será necessário para dar vida ao produto. Em alguns casos, é comum que eles sugiram e solicitem ajustes na viagem;
  • É demonstrar o projeto para stakeholders, como gerentes, clientes e investidores, para que tenham uma ideia de como ficará o produto quando finalizado, quanto tempo e trabalho exigirá e perguntar para ajustes da equipe se necessário.

Por fim, esse diagrama é utilizado para identificar eventuais falhas na jornada do usuário, pois a visualização do fluxo ajuda a detectar esse tipo de falha com mais facilidade.

Exemplo de user flow

Vale lembrar que nem sempre seus usuários entram em apenas um lugar do fluxo, e nem sempre decidem chegar logo ao final.

Por esse motivo, é importante mapear possíveis pontos de entrada, como:

  • Pesquisa orgânica: um usuário vem do Google depois de pesquisar determinadas palavras-chave;
  • Busca Paga: O cliente chega através de um anúncio criado pelo Google Adwords;
  • Redes sociais: O usuário entra em seu site via Facebook, Twitter e LinkedIn;
  • E-mail: um cliente trazido por um e-mail de marketing ou um e-mail transacional;
  • Site de notícias: um visitante que chega através de notícias de um blog ou portal;
  • Link direto: Um cliente antigo que se lembrou do link de acesso direto.

Benefícios de trabalhar o fluxo do usuário

Além das ferramentas que mencionamos sobre fluxo de usuários, esse tipo de ferramenta costuma trazer uma série de benefícios para um projeto. 

A primeira é a fácil visualização do produto antes de estar pronto.

Além disso, vale ressaltar que os diagramas são fáceis de criar, e existem diversas ferramentas para isso com templates gratuitos (como veremos mais adiante). 

A equipe pode dedicar alguns minutos a esse processo durante o desenvolvimento, mas economiza muito tempo posteriormente no projeto.

Isso significa que eles são uma ferramenta muito fácil de entender, mesmo para quem não está no campo, ao contrário de wireframes e protótipos que às vezes exigem um olhar mais técnico.

Isso torna mais fácil demonstrá-los para as partes interessadas e usuários.

Também vale lembrar que os fluxos de usuários podem funcionar juntos.  Isso significa que diferentes pessoas da equipe de design podem criá-lo em conjunto e enviá-lo à equipe de desenvolvimento para fazer solicitações e ajustes, se necessário.

Em última análise, esse diagrama deve melhorar muito a qualidade do design UX do seu produto. É uma forma de enriquecer a jornada do usuário, evitar erros e enxergar possíveis melhorias.

Melhores ferramentas e técnicas de user flow

Graças à popularidade desse tipo de prática, atualmente existem diversas ferramentas que já estão prontas para a criação de user flows.

Cada um tem uma funcionalidade diferente e você pode escolher aquele que melhor se adapta ao seu produto e à sua equipe. Confira os principais!

Figura

Além de já ser uma ferramenta muito popular em UX/UI Design, o Figma oferece o Figjam, que é ideal para criar fluxos como user flows

Você pode visualizar uma ampla variedade de modelos enquanto navega na comunidade. Ele também tem os benefícios de ser baseado na web e colaborativo e pode ser compartilhado por toda a equipe.

Alvo

Quando se trata de criar streams, é muito comum o Miro estar entre as ferramentas populares. 

Para fluxos de usuários, a ferramenta possui templates completos que podem ser usados ​​em conjunto e facilmente compartilhados.

Retrato falado

O Sketch é um aplicativo popular para UX/UI Design. Além das ferramentas convencionais, o programa permite criar fluxos de usuários para compartilhar e colaborar com a equipe.

Adobe XD

Outro software que pode ser utilizado para esse fim é o Adobe XD, que oferece ferramentas interativas e de colaboração. 

É muito útil para quem utiliza o pacote Adobe para criar desenhos, pois permite a unificação do projeto nestes programas.

Como estruturar o user flow

Mas afinal, como criar um fluxo de usuários? A seguir, explicaremos passo a passo como funciona o processo e o que é necessário para criar um fluxo de usuário para o seu projeto!

1. Pesquise os objetivos do usuário

Antes mesmo de começar a projetar seu fluxo de usuários, é importante que você faça uma pesquisa para conhecer seu usuário. Essa é uma forma de garantir que seu projeto seja pensado segundo princípios sólidos e que o caminho represente fielmente as pessoas que o percorrerão.

Então, nesse primeiro momento, faça pesquisa de persona e UX Research e documente todo o processo. Como parte deste estudo, também é importante reforçar os objetivos do seu produto para alinhar com as necessidades do usuário.

2. Crie uma lista com as especificações e ações do seu projeto

Em seguida, reúna-se com a equipe e faça uma lista de tudo que precisa estar naquele diagrama. Neste ponto, liste todas as principais telas e recursos do produto que eles precisarão ter.

É importante considerar como os usuários acessam seu produto: por meio de busca orgânica, anúncios pagos, tráfego direto, redes sociais, e-mail etc. Lembre-se que isso afetará diretamente o início da jornada.

3. Desenhe o fluxo

Quando as peças estiverem bem definidas, será necessário organizá-las e criar um fluxo. Ou seja, organize-os cronologicamente, intuitivamente, e crie uma relação entre telas e funções. 

Você pode criar um fluxo de usuário diretamente em uma ferramenta dedicada ou criar um esboço no papel e depois limpá-lo virtualmente.

Nessa fase, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais visuais e gráficos usar, mas não existe uma regra nesse sentido, e o mais importante é construir algo que toda sua equipe entenda. Você pode usar formas geométricas, setas, cores e textos como quiser. 

Alguns dos templates das ferramentas que mencionamos já possuem esses padrões bem definidos e você só precisa utilizá-los.

4. Peça feedback à equipe e faça ajustes

Quando o fluxo estiver pronto, é importante mostrá-lo para outras pessoas da equipe para que possam opinar. 

Dessa forma, você traz pontos de vista adicionais para a jornada do usuário, o que com certeza pode oferecer uma boa experiência.

Por exemplo, profissionais de negócios e vendas podem trazer insights para aumentar a conversão e reduzir o ruído no processo de geração de leads. 

Os desenvolvedores, por outro lado, costumam trazer uma visão do ponto de vista técnico quando se trata da estrutura do aplicativo.

Leve em consideração todo esse feedback e faça os ajustes necessários, se necessário, até chegar à versão final do fluxo do usuário.

5. Apresenta o fluxo do usuário

A última etapa é a apresentação do user flow e é tão importante quanto as anteriores. Se um dos objetivos é facilitar a comunicação entre as equipes, é essencial que você explique o diagrama e cada um de seus elementos a todos.

Neste ponto, use técnicas de storytelling para ilustrar a jornada do usuário pelo produto. 

É uma forma de tornar o fluxo mais compreensível para as partes interessadas e colegas e para demonstrar a pesquisa e os conceitos por trás dele.

Conclusão

Podemos dizer que user flow é uma importante ferramenta no processo de planejamento e estruturação da jornada do usuário de um produto.

Além de garantir que os usuários tenham uma experiência ainda melhor ao utilizar seu produto, você garante que as equipes estarão mais alinhadas e engajadas com o processo de fazer com que essa solução evolua continuamente.

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