Coleta de dados: o que é, importância, métodos e ferramentas
Equipe de conteúdo - PM3

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Panorama do Mercado de Produto

A coleta de dados é o processo de reunir dados estratégicos para diversas finalidades, como a realização de uma pesquisa científica, ou para fins de tomada de decisão em negócios. 

Na Era Digital, os dados desempenham um papel fundamental para o sucesso de um negócio e são considerados um dos ativos mais importantes para empresas que querem descobrir tendências, manter sua vantagem competitiva no mercado e impulsionar seus resultados.

Entenda neste artigo o que é coleta de dados, sua importância no processo de análise de dados e os principais métodos e ferramentas para realizar esse processo.

O que é coleta de dados?

A coleta de dados refere-se ao processo de reunir conjuntos de informações sobre uma área de interesse ou tópico específico através de uma ou mais fontes. Essa prática é uma parte crucial do processo de análise de dados, uma vez que agrupa dados relevantes que posteriormente servirão para coletar insights que vão embasar decisões estratégicas de uma organização.

Assim, através de um processo sistemático de coleta de dados, uma empresa pode obter uma visão integral e apurada de informações importantes para o negócio, ajudando a, por exemplo:

  • Identificar tendências de mercado;
  • Entender padrões de comportamento e consumo;
  • Embasar decisões estratégicas de negócio;
  • Otimizar recursos e processos;
  • Manter sua competitividade no mercado.

A coleta de dados não é um processo isolado e depende de outras ações, como a análise de dados, para que tenha relevância para o negócio. Na realidade, essa é a etapa inicial de qualquer processo de análise de dados e extração de insights para guiar a tomada de decisão de negócios.

Qual a importância e os benefícios da coleta de dados?

Na Era Digital, os dados são ativos indispensáveis para o sucesso de uma empresa. Isso quer dizer que adotar uma cultura organizacional data-driven é fundamental para explorar o potencial desses ativos e dos processos de coleta e análise de dados. Negligenciá-los é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer nos dias de hoje e pode prejudicar significativamente os resultados de uma organização.

Assim, a coleta de dados é crucial em uma empresa digital e tecnológica que quer se destacar no mercado. Confira alguns benefícios da coleta de dados:

  • Melhoria na eficiência empresarial;
  • Tomada de decisões informadas;
  • Maior vantagem competitiva.

Melhoria na eficiência empresarial

A coleta de dados é um processo que não só revela informações externas referentes ao mercado, como também os processos internos de uma empresa. Então, quando os dados coletados são transformados em insights valiosos, é possível identificar gargalos nas operações, desperdícios e pontos de melhoria dentro do negócio.

Com isso, a organização pode direcionar recursos para otimizar esses processos e garantir uma melhoria na eficiência empresarial como um todo.

Tomada de decisões informadas

Uma das maiores vantagens da coleta de dados é a possibilidade de tomar decisões mais informadas e baseadas em dados reais do negócio. 

A coleta de dados é a base para a transformação de dados em informações relevantes que farão a diferença na tomada de decisões da empresa. Portanto, focar nesse processo otimiza a tomada de decisão.

Maior vantagem competitiva

Quando um negócio tem acesso a informações valiosas sobre o mercado e sobre suas operações, as decisões e o entendimento sobre onde estão as oportunidades e desafios a serem superados ficam mais claros.

Assim, a coleta de dados incentiva os processos de inovação e a identificação de padrões e tendências de mercado. Além disso, apoia a criação de estratégias alinhadas às demandas do mercado e dos consumidores, garantindo uma maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Os principais métodos de coleta de dados

Há vários métodos para coletar dados para embasar as decisões de uma empresa. Essas técnicas podem ser divididas em coleta de dados quantitativa e qualitativa. Cada método conta com suas características e tipos de coleta e podem ser adaptados para a realidade do projeto ou da empresa. 

Coleta de dados quantitativa

A coleta de dados quantitativa refere-se ao processo de quantificar conjuntos de dados numéricos e analisá-los estatisticamente. Como por exemplo, neste processo, pode-se analisar fatos, comportamentos, opiniões e outras variáveis, para testar hipóteses, encontrar relações lógicas entre as variáveis e medi-las de forma objetiva e generalizada.

Como o nome sugere, visa quantificar grandes volumes de dados, encontrar hipóteses e testar variáveis dentro dos conjuntos de dados. Alguns tipos de coleta de dados quantitativas são:

  • Questionários e pesquisas de opinião;
  • Experimentos;
  • Análises de dados secundários já existentes no mercado.

Coleta de dados qualitativa

Já a coleta de dados qualitativa é um processo de agrupamento de dados não numéricos, que tem como foco a subjetividade e a extração de insights mais profundos. Esse método de coleta visa interpretar comportamentos e entender em profundidade as informações, percepções, opiniões e motivações do indivíduo. O viés qualitativo concentra-se em compreender “o porquê” e “o como” de determinado assunto ou fenômeno. 

Por não ser facilmente quantificável, os principais tipos de coleta nesse método são:

  • Entrevistas aprofundadas;
  • Estudos de caso;
  • Grupos focais;
  • Observação participante.

Ferramentas para coleta de dados

Para as empresas digitais, existem diversas formas de coletar dados, monitorar o comportamento dos consumidores e extrair informações importantes para um negócio. 

Algumas ferramentas disponíveis no mercado que são usadas para apoiar o processo de coleta e análise de dados do início ao fim vão desde questionários e pesquisas online, até plataformas de mineração e extração de dados. Confira algumas delas a seguir!

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita muito usada por negócios de vários nichos para fornecer insights sobre o tráfego de uma empresa na internet. A partir dela, pode-se analisar métricas e indicadores de desempenho essenciais para a organização e utilizar as informações disponíveis para criar estratégias de negócio mais efetivas. 

No Google Analytics é possível coletar dados como:

  • Origem do tráfego e dos visitantes;
  • Sessões dos usuários;
  • Tempo de duração das sessões;
  • Páginas acessadas;
  • Dados demográficos;
  • Taxas de conversão, entre outros.

Essa ferramenta pode ser conectada com outros softwares, como sistemas de gerenciamento de vendas ou automação de marketing para fornecer detalhes mais precisos e importantes.

CRMs

Customer Relationship Management (CRM) são sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes que organizam e armazenam informações sobre os clientes de uma empresa, principalmente no contexto de vendas. A partir desses sistemas, é possível obter informações sobre preferências, dados de contato, histórico de compra e interações, entre outros elementos fundamentais para uma análise de dados completa e efetiva.

Além disso, os CRMs podem auxiliar na personalização da experiência dos consumidores, na melhoria em processos de atendimento ao cliente, entre outros.

Pesquisas e formulários online

Outra maneira de coletar dados para uma empresa é através de pesquisas e formulários online que são úteis para a coleta de informações quantitativas.  

Esses recursos são muito usados para colher feedback direto dos usuários, fazer pesquisas de satisfação e de mercado, levantar dados demográficos, ideias e sugestões relevantes para ajudar a aprimorar produtos, serviços e o atendimento ao cliente da empresa. 

A partir disso, utiliza-se os dados para entender as demandas dos consumidores e tomar decisões mais informadas de negócio. Algumas ferramentas muito usadas para pesquisas e formulários online são o Google Forms e o SurveyMonkey.

Hotjar

Uma ferramenta muito útil para a coleta de dados é a Hotjar. Através dela é possível analisar o comportamento dos usuários de um site de maneira visual e intuitiva. A ferramenta oferece recursos como análises de funis de conversão, mapas de calor, gravações das sessões de navegação dos usuários pelo site, coleta de feedback, entre outros recursos que ajudam a melhorar a experiência de navegação e interação do usuário com o site.

Isso tudo apoia o processo de coleta de dados porque é a partir dessas informações extraídas que uma empresa poderá aprimorar suas operações, fazer testes A/B e monitorar o desempenho do site, as taxas de conversão e a satisfação do usuário com a empresa.

UpMiner

Se seu negócio visa analisar grandes quantidades de dados, com tecnologias como Big Data, a UpMiner pode ser a ferramenta ideal para complementar seu processo de coleta e análise de dados. O software possibilita a mineração de dados e a extração de informações relevantes em dados internos da empresa e em fontes externas, como a internet.

A partir da coleta de dados precisa, pode-se realizar um processo de análise mais assertivo para identificar padrões, tendências e oportunidades de negócio e tomar decisões mais estratégicas.

Conclusão

A coleta de dados é um processo muito valioso para empresas da nova economia digital, uma vez que a disponibilidade de dados é enorme e oferece benefícios significativos para uma empresa. Uma análise completa e orientada a dados ajuda a entender as demandas do mercado, o comportamento e a necessidade dos usuários e apoia a tomada de decisões a partir da extração de insights relevantes de negócio.

Que tal começar a utilizar essa etapa para aprimorar seus processos organizacionais e impulsionar os resultados da sua empresa?

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