Dados digitais: entenda a importância deste ativo para negócios
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

8 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Os dados digitais são ativos cada vez mais essenciais para negócios que querem operar de maneira estratégica e intencional. Na Era dos dados, usufruir da grande disponibilidade de dados e transformá-los em informações acionáveis é um recurso muito valioso para empresas que querem se destacar, tomar decisões informadas e obter bons resultados.

Entenda melhor o que são dados digitais, as diferenças entre dado e informação, as vantagens de usar os dados digitais em negócios e como são aplicados dentro de uma estratégia.

O que são dados digitais?

Os dados digitais são informações brutas, vastas e, muitas vezes, desorganizadas, que podem ser representadas em diversos formatos no contexto digital, como textos, vídeos, imagens, números, áudios, etc. O dado digital é o ativo que fundamenta a Era da informação digital e, quando passam por um processo de refinamento, se tornam elementos cruciais para direcionar estratégias, tomar decisões de negócio, obter vantagem competitiva, criar ou aprimorar soluções, entre outros objetivos.

Na Era da informação e da transformação digital, esses ativos são indispensáveis para negócios que buscam alcançar resultados satisfatórios, funcionando como um aliado em diversos processos organizacionais. Isso é possível porque no contexto digital atual, os dados disponíveis a cada instante e advindos de diferentes fontes, independente do formato, possibilitam a extração de insights valiosos que podem apoiar estratégias e a tomada de decisão de empresas.

Assim, os dados digitais são ativos que fornecem a base para a análise de dados que auxiliam a inteligência de negócio no mundo digital.

Qual a diferença entre dado e informação?

Quando falamos sobre dados digitais, é preciso fazer uma diferenciação entre os conceitos de dados e informação. 

Em essência, a diferença entre os dois conceitos considera que os dados se referem à matéria-prima, ou seja, são fatos brutos e não lapidados e a informação é o produto resultante do processo de limpeza e análise de dados. Ou seja, um dado pode ser qualquer informação bruta, que sozinha e sem refinamento, não oferece muito sentido.

Já a informação é o que se extrai dos dados. É o produto final do processo de análise, organizando-os em conhecimentos lógicos que podem orientar negócios em suas estratégias e processo de tomada de decisão. Assim, o processo de transformação de dados em informações torna os conjuntos de dados, que em um primeiro momento parecem sem sentido, em conhecimentos compreensíveis, interpretáveis e acionáveis. Esse processo é apoiado por diversas áreas com objetivos diferentes, como a Ciência dos Dados, Business Intelligence e Big Data Analytics, mas que contribuem para o uso dos dados de maneira estratégica e eficiente.

Qual a vantagem de usar dados digitais na estratégia da empresa?

Do ponto de vista da inteligência de negócio, os dados digitais são recursos indispensáveis no contexto atual para embasar as estratégias da empresa.  A seguir, entenda melhor os benefícios de usar os dados digitais:

Tomada de decisão informada e acionável

Uma das principais vantagens de usar os dados digitais é a possibilidade de tomar decisões baseadas em dados reais. Esses dados, quando transformados em informações acionáveis e compreensíveis, podem fornecer insights, identificar padrões e revelar tendências de mercado, que apoiarão a tomada de decisão informada, eficiente e assertiva.

Inteligência de mercado

Além de basear a tomada de decisões, o uso de dados digitais também auxilia os processos de inteligência de mercado. 

Em um cenário competitivo, antecipar mudanças, prever tendências e se destacar diante dos concorrentes é mais do que necessário.  Assim, ao usar os dados digitais, uma empresa pode se posicionar estrategicamente no mercado e obter uma vantagem competitiva em caso de mudanças rápidas e ameaças iminentes.

Maior eficiência nas operações

Outra grande vantagem de usar os dados digitais é a possibilidade de fornecer mais eficiência operacional ao negócio

As informações digitais podem auxiliar diversos segmentos de uma empresa, desde a área de logística até o setor administrativo e de negócios. Assim, através dos processos de análise de dados, pode-se identificar gargalos, otimizar recursos, reduzir custos, melhorar o desempenho dos segmentos e aprimorar a eficiência operacional do negócio no geral.

Experiências personalizadas para os clientes

A partir dos dados digitais são geradas milhares de informações de diversas fontes que representam um oceano de possibilidades para empresas que querem melhorar seus processos.

Uma dessas possibilidades é a personalização da experiência dos clientes da empresa. 

Os dados digitais permitem que as organizações identifiquem padrões de comportamento e de consumo, previsão de tendências e conheçam as necessidades, desejos, dores e expectativas de seus usuários. A partir disso, conseguem oferecer experiências de consumo cada vez mais personalizadas e alinhadas a essas necessidades. 

Isso representa um ganho significativo para os negócios, uma vez que permite atrair e reter usuários com mais facilidade, aprimorando métricas como lifetime value do cliente e fornecendo resultados melhores para o negócio. 

Como utilizar dados digitais na estratégia da empresa?

Os dados digitais podem ser aplicados a diversos segmentos de um negócio, ajudando a fomentar práticas cada vez mais precisas, eficientes e otimizadas. 

Confira algumas aplicações dos dados digitais nas estratégias das empresas!

Marketing e Vendas

A análise de dados ajuda a otimizar significativamente estes setores ao embasar estratégias e campanhas de marketing e vendas de forma a alinhá-las às descobertas proporcionadas pelas informações digitais.

Por exemplo, através da análise de dados digitais, é possível:

  • Identificar os melhores canais de marketing e vendas;
  • Entender que estratégias e formatos de campanhas são mais eficazes;
  • Compreender quais são os clientes mais valiosos do negócio;
  • Conhecer padrões de consumo e comportamento do usuário;
  • Aprimorar a jornada e o funil de vendas do cliente, etc.

Assim, usar esse recurso valioso é uma maneira de aprimorar expressivamente os esforços em marketing e vendas de um negócio.

Definição de metas e objetivos

De um ponto de vista mais estratégico, o uso da análise de dados digitais possibilita a definição de metas e objetivos de negócio muito mais otimizados e realistas. Isso acontece porque, a partir dessas análises, é possível identificar padrões históricos e prever tendências de negócios, apoiando a criação de metas e objetivos de maneira mais intencional e assertiva.

Essas análises ajudam a equilibrar e alinhar as expectativas do que se deseja fazer em termos de estratégia com o que é possível fazer diante das informações do mercado, analisadas a partir de dados reais e confiáveis.

Análise competitiva de mercado

Outro uso muito estratégico dos dados digitais é no contexto de análise competitiva de mercado. 

A análise de informações digitais ajuda a identificar, de maneira precisa, oportunidades, tendências e ameaças no contexto de mercado da empresa. 

Essas análises podem direcionar a tomada de decisão de maneira mais eficiente e assertiva, alinhando os dados coletados com a realidade da empresa e oferecendo oportunidades de se destacar em um contexto altamente concorrido. 

Desenvolvimento de produto

Outra aplicação muito valiosa dos dados digitais em uma empresa é no segmento de desenvolvimento e melhoria de produtos e soluções.

Através da coleta e análise de dados dos usuários, pesquisas, feedback e análise de tendências, um negócio pode desenvolver novas soluções de forma muito mais alinhada às necessidades do usuário. Além disso, possibilita a melhoria e a inovação de produtos e serviços que já existem, fornecendo soluções melhores para o mercado e seus consumidores.

Gestão de riscos

Na Era da informação, estar em conformidade com as leis de proteção de dados dos usuários é fundamental para qualquer negócio. Esse é um processo necessário que pode ser otimizado e facilitado pela análise de dados digitais.

Esses ativos podem auxiliar negócios na gestão de riscos, identificando, gerenciando, mitigando e prevenindo riscos, ameaças e perdas em segmentos como finanças, operações, negócios, leis e regulamentos, entre outros.

Conclusão

Os dados digitais são recursos de negócio cada vez mais importantes para empresas que buscam operar de forma estratégica, intencional, orientada a dados reais do mercado e de maneira assertiva. Esses ativos oferecem diversos benefícios negócios que buscam eficiência operacional, melhoria de soluções, inteligência de mercado e identificação de oportunidades em um contexto altamente competitivo.

Agora você já sabe o potencial dos dados digitais e poderá usar esse conhecimento para pensar e executar estratégias mais assertivas e tomar decisões informadas de negócio.

Leia também: