Comunicação integrada de marketing: o que é e como aplicar?
Equipe de conteúdo - PM3

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A comunicação integrada de marketing é uma estratégia que visa garantir a consistência e a padronização dos canais e elementos de comunicação de uma empresa. Esse conceito busca unificar as formas de comunicação de um negócio, que vão desde a apresentação da solução no mercado até a entrega dela ao consumidor, visando garantir a coerência e o alinhamento da mensagem em todos os canais da empresa.

Neste artigo, conheça essa abordagem de comunicação efetiva, seus benefícios e como implementá-la em um negócio.

O que é comunicação integrada de marketing?

A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma maneira de buscar coerência, consistência e alinhamento em todos os canais de comunicação de um negócio ou produto. Essa abordagem é centrada no usuário e sua experiência com a solução e com a marca, e engloba diversos métodos e canais de marketing e comunicação, como por exemplo:

  • Relações públicas;
  • Marketing digital;
  • Peças de comunicação impressas;
  • Televisão;
  • Rádio;
  • E-mail;
  • Blog, entre outros.

Esse tipo de condução é especialmente importante em um contexto como o atual, onde a aceleração do contexto digital proporciona mudanças rápidas e constantes.  Uma empresa que quer ganhar credibilidade e proporcionar uma boa experiência para seus usuários e consumidores, precisa começar essas ações a partir de uma comunicação coerente e alinhada.

Por isso, a comunicação integrada é uma estratégia valiosa para negócios que querem passar uma mensagem consistente, um tom de voz adequado e se posicionar como uma marca forte e consolidada no mercado.

Quais são os pilares principais da comunicação integrada?

A comunicação integrada de marketing tem como principais pilares:

Coerência

Adotar uma conduta coerente perante os processos de comunicação da empresa é uma das formas de garantir a efetividade da comunicação integrada.

A comunicação deve ser feita com coerência, lógica e de acordo com o estilo, a mensagem, o tom de voz e o conteúdo da marca.

O usuário percorre um caminho até decidir comprar uma solução e a comunicação integrada certifica que, independente do canal que o indíviduo comece e termine sua jornada, ele deve perceber uma coisa: a coerência nas formas de comunicação da marca. Isso envolve alinhar todos os métodos de comunicação e os canais disponíveis, assim como, orientar as equipes para que sigam as diretrizes de comunicação da empresa.

Consistência

A consistência é outro elemento fundamental da comunicação integrada de marketing. Ela está alinhada com a coerência, uma vez que ajuda a garantir a centralização e a padronização da mensagem em todos os veículos de comunicação da empresa.

Isso significa que, independente do canal, precisa existir um padrão de comunicação que transmita a mensagem, os valores e o conteúdo da marca de acordo com os objetivos definidos pela empresa. Por exemplo, se o tom de voz da empresa é formal, não faz sentido utilizar um estilo mais sério e formal no blog corporativo da empresa e nas redes sociais adotar um tom de voz jovem e “descolado”.  A consistência é aplicada justamente para certificar que a comunicação siga um padrão estabelecido em todos os canais, com suas devidas variações quando necessário.  

Continuidade

A frase “quem não é visto não é lembrado” explica a característica da continuidade nas estratégias de comunicação integrada. Um negócio precisa manter a constância e a continuidade da comunicação para seguir sendo relevante para o seu público. Isso deve ser feito de maneira estratégica, criativa e alinhada aos objetivos e valores da empresa.

Além disso, é importante lembrar que a comunicação com o público-alvo não termina após fechar uma venda, ela deve continuar para manter o consumidor engajado com a marca.

Complementaridade

Quando se fala em complementaridade, estamos falando também sobre integração entre os diversos canais de comunicação. Cada método adotado precisa complementar outro canal de comunicação da empresa. Isso garante que o cliente esteja engajado com o negócio e oferece uma boa experiência geral do usuário com a marca.

Qual a importância da comunicação integrada de marketing?

A comunicação integrada de marketing é uma estratégia fundamental em empresas que querem alavancar seus resultados, fortalecer sua identidade de marca no mercado e garantir mais eficiência em sua comunicação e esforços em marketing. Como vantagens, a empresa terá:

Consistência e alinhamento da mensagem da marca

Como mencionado, a consistência e a coerência na comunicação são elementos cruciais para uma empresa de sucesso. Esses aspectos ajudam a potencializar a mensagem da marca e garantir que os pontos de comunicação estão alinhados aos valores, identidade e tom de voz da empresa.

Fortalecimento da marca no mercado

Uma marca que executa estratégias de comunicação integrada transmite muito mais credibilidade e confiança aos usuários e potenciais consumidores. Isso acontece porque uma empresa que se comunica com consistência e apresenta uma postura coerente diante de seus canais também é vista como referência

Além disso, faz com que ela construa conexões muito mais profundas com sua audiência, fortaleça a marca e ajude a converter e reter usuários com mais eficiência.

Maior adaptabilidade às mudanças

Ao implementar estratégias de comunicação integrada de marketing, a adaptabilidade frente às mudanças do mercado são muito mais efetivas, principalmente quando falamos de um contexto com tanta volatilidade. Mudanças geralmente representam um desafio para empresas que não possuem consistência em suas operações, sejam elas de comunicação e marketing ou de qualquer outro segmento do negócio.

Assim, organizações que entendem o poder de uma comunicação integrada e alinhada de ponta a ponta, sabem que se adaptar às mudanças constantes que surgem, será muito mais rápido e eficiente. 

Mais eficiência nas operações e esforços em marketing

Os objetivos e esforços de marketing geralmente centralizam-se no cliente. Para garantir maior eficácia nas operações, a comunicação integrada é uma grande aliada. Ela garante que a empresa desenvolva estratégias mais alinhadas em todos os pontos de comunicação, fortalecendo a mensagem passada e gerando resultados mais eficientes para o negócio.

Como fazer um plano de comunicação integrada de marketing?

Agora que você conheceu o que é, os pilares e alguns benefícios de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, saiba como fazer um plano adequado para implementar essa estratégia:

Entenda quem é o público-alvo/persona da empresa

Como mencionado, essa abordagem de comunicação centra-se no cliente. Por isso, ter clareza de quem é o público-alvo ou persona da empresa é essencial para executar estratégias eficientes.

Existem várias formas de fazer isso, como através de pesquisas, de análises de mercado, da sua base de clientes atuais, entre outros. Contudo, nesse processo, é fundamental que você identifique alguns aspectos dessa persona, como:

  • Dores e necessidades;
  • Padrões de consumo desses usuários; 
  • Desejos, interesses e preferências;
  • Estilo de linguagem;
  • Canais de comunicação que utilizam, etc.

Trace objetivos claros de comunicação

Ao entender quem é a audiência com quem a marca vai falar, pode-se traçar os objetivos de marketing e comunicação que se deseja alcançar. Esses objetivos servirão como guia para o planejamento de comunicação e para as estratégias de marketing. A partir deles, a empresa poderá definir outros aspectos como canais de comunicação, manuais e diretrizes de linguagem, tom de voz, entre outros.

Crie um planejamento e selecione os canais de comunicação

Em seguida, pode-se construir um planejamento que atenderá aos objetivos e metas de negócio. Essa etapa é crucial para entender o que faz sentido para a empresa em termos de comunicação e saber como integrar a comunicação da empresa diante dos recursos disponíveis. É nessa fase que define-se para onde direcionar os recursos e o orçamento, e quando e onde aplicar cada estratégia 

Na fase de planejamento é também quando seleciona-se os canais de comunicação que a empresa estará presente. Afinal, para que seja uma estratégia efetiva, não necessariamente precisa-se estar presente em todos os pontos de comunicação. Essa definição precisa estar alinhada aos valores, à mensagem e ao público-alvo/persona da marca.

Desenvolva manuais e guias de estilo de comunicação

Além de definir os canais onde a empresa estará presente, outro passo importante é desenvolver manuais e guias de estilo de comunicação. Esses materiais servirão como diretrizes de linguagem, estilo e tom de voz da empresa e ajudarão na execução de uma estratégia consistente e coerente.

Defina métricas e indicadores de performance e acompanhe-os

Para mensurar os resultados do seu plano de comunicação integrada de marketing, é necessário estabelecer KPIs relevantes para a empresa. Essas métricas variam em cada negócio e produto, mas são essenciais para entender o desempenho das ações implementadas e o que deve ser melhorado em uma futura revisão. 

Conclusão

Como você pôde perceber, implementar a comunicação integrada de marketing é um passo essencial para negócios que buscam maturidade, consistência, fortalecimento de marca e resultados melhores. Agora que você já sabe como estruturar um plano de comunicação integrada, poderá considerar essa possibilidade junto aos tomadores de decisão do seu negócio para aprimorar seus esforços em marketing.

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