Conhecimentos Básicos de um Product Manager

essencial para pms May 14, 2020

Um Product Manager precisa ter uma série de skills para oferecer apoio ao time - Aliás, temos um texto completo falando sobre como pensa um Product Manager. Estas skills podem ser usadas de diferentes formas, em pequenas e grandes empresas e em diferentes níveis de gestão. 

Este texto foi escrito baseado na palestra de Ankit Prasad, Product Manager do Google, e oferece dicas valiosas sobre hard e soft skills principalmente para quem está em transição de carreira e quer gerenciar uma equipe de produto. 

 

Mas o que realmente faz um Product Manager?

Uma explicação comum é o diagrama abaixo (você já deve ter visto em algum momento. Caso não tenha visto, na primeira aula do curso de Product Manager da PM3, “1.1 - Introdução e Fundamentos de Product Management”, o mestre Joaquim Torres dá uma explicação super completa sobre ele):

Apesar de claro para alguns, podemos deixá-lo ainda melhor, questionando: 

  • Quais problemas um Product Manager pode/deve resolver?
  • Quais ferramentas, produtos ou serviços podem ser desenvolvidos para solucionar estes problemas? 

Dependendo do nível de atuação do PM, o escopo de trabalho muda e em cada um desses níveis, o profissional possui uma missão diferente para cumprir e entregas diversas que deve fazer. Ainda sobre o curso de Product Manager da PM3, na aula “1.3 - Estrutura de Times de Produto”, Dan Printes deixa bem claro os papéis do PM, independente do nível que está dentro da hierarquia.

Independente do tamanho da empresa, os desafios e entregas de um Product Manager podem ser vistos desta forma:

  • Se você é um VP ou fundador, deve saber responder “qual mercado tem uma oportunidade que ninguém está resolvendo bem?” Exemplo: O processo de financiamento de autos é muito complexo e cheio de conflitos de interesse. Como em um marketplace, eu consigo remover a fricção e deixar este processo mais transparente entre comprador, vendedor e tomador de crédito?

O processo de abertura de conta bancária para estudantes é um fluxo complicado, em alguns casos, quebrado. Como resolver este problema, neste nível de gerenciamento? Você pode começar recrutando um time para resolver isso.

  • Nível de Diretor ou Head de Produto: “como o contato com o usuário deve ser feito?” Você poderia, por exemplo, fazer um projeto para construir um site para facilitar o processo de empréstimo/crédito para estudantes. 
  • Sendo um PM Sênior, você pode responder quais ferramentas podem ser desenvolvidas - aqui obviamente depois do devido processo de discovery. Que tal uma funcionalidade  de MGM (member get member) para captar mais usuários?
  • Como PM Junior, o nível de especificidade de produto afunila ainda mais e você deve estar apto para responder “quais ferramentas específicas precisamos desenvolver para atender a feature de MGM?” E deve fazer o possível para tornar o processo simples para o usuário. 

Como você pôde perceber, as entregas e as expectativas sobre cada nível de atuação do PM dentro de uma empresa podem mudar. 

Como entregar?

A grande missão do PM é entregar valor para o usuário, através de um bom produto. Para isso, utiliza-se o seguinte fluxo:  

Planejamento / Discovery

INPUTS:

  • Determinar qual é a visão e a estratégia do produto;
  • Benchmarking: o que os concorrentes estão fazendo?
  • Pesquisa com o usuário: customer research, de preferência, qualitativa;
  • Analytics: pesquisas feitas na internet, ferramentas de análise e dados quantitativos;
  • Envolver e questionar as áreas de business development, suporte, vendas, marketing, jurídico;
  • Ter a certeza absoluta de que o time de produto entendeu o que deve ser entregue.

OUTPUTS

O Roadmap de produto é uma ferramenta de comunicação, na qual o PM utiliza para dar mais transparência nas entregas que seguirão. Uma das funções  do Product Manager é elaborar uma lista clara de tudo o que deve ser desenvolvido pelo time, incluindo os itens que devem ser priorizados por entrega.

Se o PM trabalha em uma grande empresa, na qual utiliza um framework bem definido, como por exemplo OKRs, ele deve alinhar as suas entregas em cima dos OKRs que foram pré-definidos. Caso não tem familiaridade sobre o tema, temos um conteúdo completo sobre OKRs para produto.

Execução

Na execução, o PM deve sempre monitorar e entender se o objetivo inicial, a solução do problema, realmente está sendo desenvolvida. Para isso, ele deve seguir alguns passos:

  • Escrever o Documento de Requisitos do Produto (Product Requirements Doc - PRD): este documento deve conter o escopo do conjunto de funcionalidades que o produto deve prover, assim como descrever os atributos de qualidade que devem ser entregues:
    • Qual é a dor do usuário que estamos tentando resolver?
    • Detalhes de como este produto deve funcionar.
  • Trabalhar com UX criando mockups/ wireframes para validar as ideias que foram captadas, descobertas na fase de planejamento;
  • Trabalhar em parceria com os desenvolvedores e designers para entender o produto que está sendo entregue;
  • Não se esquecer (nunca!) que todos são um time, trabalhando em um mesmo objetivo (que, inclusive, está definido no roadmap que você montou).
Lançamento do produto, análises e iterações

Antes de lançar, é importantíssimo analisar se há algum bug no produto que possa impedir o seu lançamento. Como ele pode ser resolvido e quais são as áreas que deverão ser envolvidas para liberar o produto para lançamento - aqui damos destaque ao profissional de QA. Parece óbvio, mas é algo que vale a pena frisar, pois - infelizmente - é muito comum vermos produtos lançados no mercado cheio de bugs que geram ainda mais problemas para o usuário.

Após resolver esse problema (caso ele exista), pode-se partir para o lançamento em si, validando com as áreas que fizeram parte do planejamento deste produto como: Product Marketing (que irá atuar no go-to market), jurídico (que irá avaliar se há algum impedimento que não deixe o produto ser lançado da forma como está), vendas e/ou business development (que apresentarão este produto para o mercado), o VP (claro!) e qualquer outro profissional ou área importante para que o produto seja liberado para o mercado de maneira segura e funcionando da forma correta. 

Para que se tenha certeza se a solução desenvolvida foi bem aceita pelo usuário e foi uma entrega que realmente gera valor, é importante analisar os KPIs definidos durante o planejamento, entendendo se os OKRs foram cumpridos com sucesso. 

O ciclo se repete após a análise, fazendo pesquisas e melhorias no produto e lançando para o mercado novas versões ou versões melhoradas. 

 

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