Design emocional: o que é e importância para produtos digitais
Equipe de conteúdo - PM3

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9 minutos de leitura

O design emocional é um conceito usado para gerar respostas emocionais e conexões de valor entre usuários e produtos. Ele contribui para a nossa tomada de decisão enquanto usuário e ajuda a entender como nos sentimos ao usar um produto ou serviço.

Nosso dia a dia é marcado por experiências com diversos produtos, serviços e sistemas. Alguns, nós amamos, outros, nos causam uma desconexão genuína. Mas você já se questionou o que determina o que sentimos ao usar uma solução? É dessa forma que o design emocional atua, impactando a experiência dos usuários com um produto.

Continue lendo para entender o que é design emocional, sua importância no desenvolvimento de produtos digitais, elementos essenciais desse recurso e como agregá-los no desenvolvimento de uma solução.

O que é design emocional?

O design emocional se refere à criação de experiências que ativam emoções positivas no usuário de um produto ou serviço, gerando conexões emocionais e influenciando a tomada de decisão dos consumidores. Isso é feito ao considerar diversos elementos conscientes e inconscientes na hora de criar uma interface e suas funcionalidades.

O design emocional é um recurso indispensável para criar produtos digitais mais eficientes, que despertam emoções, geram conexões genuínas e que passam uma percepção de valor significativa para o usuário. A ideia foi proposta por Donald Norman no livro Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things, em português, “Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia”.

O conceito propõe que produtos e serviços atendem os consumidores em outros níveis. Isso quer dizer que não se resumem apenas às funcionalidades, mas também incorporam o emocional, despertando respostas e emoções positivas no usuário. Essa ideia alinha-se com a necessidade de se pensar em usabilidade e experiência do usuário (UX) como premissa para o desenvolvimento de produtos mais alinhados às necessidades e expectativas do usuário.

Juntos, esses aspectos fundamentam o conceito de design emocional como recurso de design indispensável para criar soluções que possam despertar emoções significativas e gerar conexões de valor com o usuário.

Os três níveis do design emocional

Donald Norman caracterizou o conceito de design emocional em três níveis: visceral, comportamental e reflexivo. Entenda o que cada nível representa dentro desse conceito:

Visceral 

O nível visceral refere-se à percepção inicial e aos instintos inconscientes que a solução desperta no usuário, é literalmente a primeira impressão que o consumidor tem da solução. Ele foca em ver detalhes da aparência do produto que possam gerar desejo e conexões instintivas que evocam experiências sensoriais no consumidor.

Comportamental

Já o patamar comportamental considera a usabilidade e as funcionalidades da solução e como a experiência do usuário é impactada por esses elementos. É esse nível que garante a efetividade do produto e revela quão satisfeito o usuário está de usufruir dessas funcionalidades no seu dia a dia. 

Reflexivo

O nível reflexivo também tem um viés mais inconsciente quando falamos da experiência do usuário, mas com elementos diferentes do nível visceral. O visceral foca na instintividade e em aspectos relacionados à primeira impressão do usuário com o produto. Já o reflexivo evoca elementos como satisfação pessoal, percepção de valor, identidade pessoal do usuário, memórias afetivas e histórias, e sua experiência com o produto ou serviço. 

Qual a importância do design emocional?

Você já entendeu que o design emocional tem como objetivo conectar usuário e produto de maneira emocionalmente positiva. Esse recurso é indispensável para alcançar melhores resultados nas estratégias de negócio. Em termos de desenvolvimento de produtos digitais, o design emocional oferece benefícios como:

  • Diferenciação de produto;
  • Experiência do usuário aprimorada;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Influência na decisão de compra do usuário.

Confira detalhes sobre eles:

Diferenciação de produto

Considerar elementos emocionais na criação de um produto ou serviço é fundamental para diferenciar a solução no mercado, principalmente quando falamos em indústrias que são consideradas saturadas. O design emocional usa elementos para criar conexão emocional com o usuário para além das funcionalidades e benefícios do produto, gerando personalização e identificação de públicos específicos que buscam a solução.

Experiência do usuário aprimorada

Trabalhar os níveis do design emocional no desenvolvimento de um produto pode oferecer uma experiência do usuário ainda mais aprimorada. Uma vez que considera aspectos instintivos, funcionais e reflexivos, proporcionam não só utilidade, como prazer, satisfação, surpresa, contentamento e outras emoções positivas ao usar a solução. 

Maior fidelização de clientes

Para além da experiência do usuário e de trazer diferenciação no mercado, esse recurso ajuda a otimizar o processo de fidelização de clientes. Um produto com elementos emocionais atrelados a ele, faz com o consumidor sinta uma ligação valiosa e genuína com o produto ou serviço, levando uma maior fidelidade e lealdade à marca e à retenção de clientes.

Influência na decisão de compra do usuário

As respostas emocionais influenciam nosso processo de escolha na hora de decidir entre uma solução e outra. São esses detalhes emocionais, que muitas vezes aparecem inconscientemente, que nos fazem gostar ou não de um produto ou serviço. Por isso, considerar o impacto que evocar emoções positivas através de um produto pode trazer, é fundamental para criar soluções que geram mais conversões.

Quais são os elementos do design emocional e como utilizá-los para criar conexões?

Existem vários elementos a se considerar quando falamos em design emocional na hora de criar produtos e serviços digitais. Levar em conta apenas os fatores relacionados às funcionalidades do sistema, apesar de essencial, não contempla mais as necessidades dos usuários. 

Cada vez mais, os consumidores querem se sentir representados, conectados e ouvidos pelas marcas. Por isso é tão importante aplicar estratégias que trabalham aspectos emocionais na criação de produtos.

Confira alguns elementos a considerar na hora de utilizar o design emocional para desenvolver produtos ou serviços:

Entendimento das necessidades do público

Não adianta pensar em evocar emoções positivas no consumidor sem antes entender as necessidades deste público. Essa compreensão servirá como base para direcionar os aspectos fundamentais do desenvolvimento do produto, ajudando a entender o que funcionaria para um perfil de usuário específico e aplicando isso em outros elementos cruciais desse processo. Assim, para se conectar emocionalmente com os usuários através de um produto, comece entendendo suas dores, necessidades, demandas e desejos.

Invista em elementos estéticos e visuais

Os elementos visuais são essenciais para gerar conexão com o usuário na experiência com o produto. Cores, tipografia, formas, texturas, som, animações, entre outros, contribuem para despertar emoções positivas, principalmente no primeiro nível (visceral) do design emocional.

Por isso, é fundamental explorar esses elementos na construção da interface, considerando também os objetivos do produto e as estratégias de negócio, para obter respostas emocionais mais efetivas.

Considere a usabilidade

A usabilidade também é um aspecto indispensável na aplicação do design emocional. Um produto não deve apenas ter uma boa aparência, mas também ser funcional para o usuário. A usabilidade se refere à interação e à experiência dos usuários com as funcionalidades do sistema. 

Além disso, considera a efetividade desse processo diante dos objetivos propostos pela solução. Então, quanto melhor for a usabilidade de um sistema, mais valor, satisfação e respostas emocionais positivas o usuário terá com o produto.

Pense na narrativa

As histórias têm um enorme potencial de conexão e são essenciais para evocar emoções e criar laços entre produto, marca e consumidor. 

Por isso, é essencial aplicar o storytelling e usar elementos narrativos cativantes, envolventes e verdadeiros para revelar a história por trás da solução, da empresa ou da experiência.

A narrativa também contribuirá para o nível reflexivo do design emocional, uma vez que se relaciona com memórias afetivas e traz uma sensação de identificação e familiaridade com a solução.

Ofereça personalização

A personalização é outra maneira de se conectar com o usuário através do produto. Ter a possibilidade de escolher e configurar recursos que estejam alinhados às necessidades específicas do usuário gera muito mais valor emocional. Por isso, é importante explorar funcionalidades que ofereçam essa opção ao usuário, tornando a experiência com o produto ainda mais valiosa e satisfatória.

Mantenha a consistência do design

Consistência leva à credibilidade, credibilidade gera confiança e confiança produz conexão emocional. Por isso, manter um design consistente e coerente em todo o produto é fundamental. Quando falamos sobre consistência, isso envolve toda a estrutura do produto, incluindo:

  • Aspectos visuais e auditivos;
  • Comunicação, linguagem e tom de voz;
  • Experiência do usuário e usabilidade, etc.

Assim, é fundamental garantir que esses elementos estejam em sincronia para aumentar a conexão emocional do usuário com o produto.

Faça testes e iterações

O desenvolvimento de um produto requer uma cultura de experimentação, com testes e iterações frequentes. Eles são necessários para verificar hipóteses, coletar feedback e aplicar melhorias que contribuam para a experiência satisfatória dos usuários. Assim, como qualquer outro processo de design, a realização de testes é indispensável para garantir uma boa experiência, a consistência e a melhoria contínua da solução.

Conclusão

O design emocional é um recurso valioso para desenvolver soluções que despertam emoções, oferecem boas experiências e criam conexões genuínas entre os usuários e um produto. Agora você já sabe como esse conceito pode ser útil para a criação de produtos digitais e como aplicar o design emocional e seus elementos na construção de uma interface. 

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