O que é North Star Metric e como aplicar? - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

cursos-pm3-conheca

Se você é Product Manager ou Growth Hacker, é bem provável que você já tenha esbarrado neste assunto. Então, para fazer uma introdução logo do que é o North Star Metric (ou “Métrica Estrela Guia”, em uma tradução livre), podemos dizer que ele é um modelo/framework no qual identifica uma métrica principal que tenha foco para fazer o negócio crescer

Em teoria, toda empresa (não apenas os times de produto) deve trabalhar em iniciativas que façam o ponteiro mexer nesta métrica. Resumindo, o framework North Star Metric é um indicador principal) de crescimento sustentável, atuando como uma fibra que vai ligar o produto e o negócio como um todo.

Entender o propósito e o valor de usar o NSM como framework

“Não tinha nada que ligasse os pontos. Acho que é por isso que andávamos em círculos. Daí o principal benefício da North Star: conectar diferentes perspectivas.”

Esta é uma frase do Sean Ellis, o responsável por popularizar o termo “growth hacking” em 2010. Foi a partir desta dor (quando atuava como marketer no Dropbox) de que todos queriam fazer o negócio crescer, mas com focos diferentes, que ele pensou em NSM.

O propósito do North Star Metric se baliza em definir uma métrica que seja crucial para o negócio, que conecte todos os times (principalmente com a visão e missão do negócio) e nela todos façam um grande esforço.

 Os elementos do North Star Metric

Além da métrica, o NSM inclui um conjunto de inputs primários que atuam coletivamente como fatores que impactam a métrica. As equipes de produtos (e outras áreas de negócio) podem influenciar diretamente esses inputs com seus trabalhos diários.

Essa combinação de métrica principal e inputs serve a três propósitos críticos: 

  • Ajuda a priorizar e acelerar a tomada de decisões (informada, mas descentralizada);
  • Ajuda no alinhamento e comunicação dos times;
  • Permite que as equipes se concentrem no impacto e no crescimento sustentável liderado por produtos. 

 Juntos, a métrica e as entradas ficam assim:

(img via Amplitude)
  1. A North Star Metric 

O coração do framework de North Star Metric é de fato uma North Star Metric. Estranho, não? Mas é mesmo isso, é aquela única métrica principal que falamos alguns parágrafos acima, que vai ligar os times e assim fazer o negócio crescer. 

Por exemplo, em 2005, quando a Netflix ainda estava focada no envio de DVDs, o time de produto da empresa estabeleceu uma porcentagem da North Star Metric de clientes colocando três ou mais DVDs em sua fila durante sua primeira sessão com o serviço. A equipe entendeu que essa estatística resumia a estratégia de diferenciação da Netflix. Sendo assim, aumentar isso melhoraria o valor do cliente e os principais resultados de negócios – como retenção de clientes e, finalmente, receita de assinatura.

  1. Resultados e Valor

A North Star Metric é um indicador principal dos resultados de negócios. Isso já entendemos. Porém, deve ficar claro que este indicador deve trazer crescimento sustentável ​​e valor para o cliente final. Conforme a métrica vai evoluindo, você pode esperar que os resultados da sua empresa sejam ajustados com o tempo.

  1. Os inputs

Os inputs são tão importantes quanto a métrica em si. Este é um conjunto pequeno (3-5) de fatores, influentes e complementares, que afetam diretamente a North Star Metric e que o time acredita que pode influenciar através da oferta de produtos.

Os inputs podem variar bastante de acordo com o setor, modelo de negócios e características únicas de um produto. A chave é identificar os principais fatores que contribuem para o North Star Metric no seu negócio. Vemos o North Star Metric como principais motivos para que os inputs existam e que eles sejam bem descritos e acionáveis.

  1. “O trabalho” 

A North Star Metric e seus inputs devem ser conectadas às tarefas de pesquisa, design, desenvolvimento de software, refatoração, prototipagem, teste a/b e outros. Chamamos isso de “o trabalho”. As equipes conectam suas iniciativas ao seu North Star, tudo deve se alinhar à estratégia orientada pela North Star Metric.

Como definir uma North Star Metric na sua empresa?

Há um pequeno roteiro para te ajudar a definir qual vai ser a North Star Metric da sua empresa, abaixo uma lista de tópicos que ela deve atender (de preferência em sua totalidade):

  1. Expressa valor. Deve gerar valor para os clientes.
  2. Representa visão e estratégia. É imprescindível que esteja ligada à visão do produto, assim como à estratégia do negócio
  3. É um indicador de sucesso. Prevê resultados futuros, em vez de refletir resultados passados. 
  4. É acionável. A empresa pode tomar medidas para influenciá-lo. 
  5. É compreensível. Está estruturado em uma linguagem simples que a pessoa menos técnica da empresa consegue entender
  6. É mensurável. Tem que ter meios de ser acompanhada. 
  7. Não é uma métrica de vaidade. Quando muda, podemos ter certeza de que a mudança é significativa e valiosa, em vez de ser algo que não prediz sucesso a longo prazo – mesmo que faça a equipe se sentir bem consigo mesma.

Da lista acima há apenas um tópico que devemos tomar um cuidado extra, que é a métrica de vaidade

Algumas métricas podem te iludir de que o desempenho do seu produto está indo bem no curto prazo, mas na verdade elas não falam sobre o sucesso no longo. Por isso, deve-se ter muito cuidado na hora de escolher uma métrica para o framework de NSM. 

Abaixo algumas métricas de vaidade que devem ser evitadas: 

  • Impressões de anúncios
  • Número de downloads
  • Visualizações de página
  • Usuários registrados 
  • Tempo na página 

 Exemplo de North Star Metric

Abaixo um exemplo de NSM do Spotify, para você visualizar bem como as iniciativas e projetos são direcionados para fazer com que a métrica melhore.

north star metric - spotify

Para o Spotify é importante que os usuários passem tempo ouvindo “música”. Isso é bom para os usuários pois mostra que eles estão ativos na plataforma (seja ouvindo música, podcasts etc) como pro negócio, pois quanto mais tempo os usuários lá ficam, mais publicidade é consumida, e maiores são as chances de transformar quem é freemium em premium.

E pra fazer isso acontecer, uma série de iniciativas são planejadas, como nos exemplos acima: Descobrir novas músicas, criar playlists, recomendações de outros artistas, notificação de novos artistas, etc.

Outros exemplos de North Star Metric

Para E-commerce

  • Número de clientes finalizando a sua primeira compra
  • Valor diário de compra
  • Tempo de vida de um cliente (life-time value)

Consumer tech

  • Número de usuário ativos diários (DAU – Daily active users)
  • Número de mensagens enviadas por dia
  • Retenção de clientes

Modelos de B2B SaaS

  • Número de contas teste com 3 usuários ou mais em sua primeira semana de uso
  • Número de usuário ativos diários (DAU – Daily active users)

Empresas de media

  • Número de clientes consumindo 5 notícias ou mais por semana
  • Tempo total de consumo (leitura, ouvir, assistir)

Domine Product Growh!

Com mais de 30 horas de conteúdo aprofundado, confira o primeiro e mais aprofundado Curso de Product Growth do Brasil, com cases reais de empresas como Nubank, Singu, MaxMIlhas, ContaAzul, Xerpa, OLX Brasil entre outras, em aulas ministradas por 16 instrutores referência no mercado de Produto e Growth

Aproveite e confira já a ementa completa do curso e veja como ele se encaixa no seu momento atual de carreira!

Mais conteúdos sobre Growth: