O básico super importante para uma entrevista de PM

Por Pablo Silva

Conteúdo inicialmente postado na PM Letter #34.

Vagas e mais vagas surgem todos os dias para a posição de Product Manager e isso não é diferente na Vindi. Depois de receber muitos candidatos para entrevistas, percebi erros básicos mas que, pelo menos para mim e acredito que para muitas empresas, desclassificam automaticamente os candidatos. Por isso eu resolvi contar aqui para vocês os três principais pontos que tenho observado e que vocês devem fazer de tudo para evitar errar em uma entrevista para PM.

1. Conhecimento sobre o produto

Esse é o mais básico de todos, porque se você vai ser PM do produto dessa empresa, o mínimo que você pode fazer é tentar encontrar o maior número de informações possíveis sobre ele e se possível utilizá-lo (nem sempre é possível para B2B, por exemplo). É até meio estranho você ir para um entrevista sem saber o que o produto ou a empresa faz, porque isso demonstra falta de interesse real em trabalhar nessa empresa e a impressão que você passa é que está só em busca de dinheiro ou está perdido na carreira mesmo.

2. Conhecimento sobre o mercado

Você analisou o mercado antes de se candidatar? É um mercado em crescimento ou declínio? Quais são as principais oportunidades que você enxerga no curto, médio e longo prazo? É um mercado que te faz ter vontade de trabalhar?
Também é muito estranho que você vá para uma entrevista sem saber sobre o mercado porque simplesmente o seu papel é impactar o negócio e mais, você entraria num mercado totalmente em declínio ou num mercado que não tenha nada a ver com você?

3. Saber profundamente sobre as habilidades e o papel de um PM

Uma pergunta que eu sempre faço nas entrevistas é "Qual é a principal habilidade que um PM precisa ter para ser um bom PM?" e se o candidato não responder que é comunicação, isso já me gera um ponto de atenção muito grande quanto aquela pessoa sabe o que é ser um bom PM ou não.

Essa é uma das perguntas mais básicas e também das respostas mais básicas e mais batidas que tem. O PM tem que ter uma ótima comunicação verbal e escrita porque simplesmente tudo que ele faz envolve gerenciar expectativas tanto internas quanto externas e comunicar praticamente todas as áreas da empresa para gerar alinhamento constante sobre o produto e sobre o negócio. No final é quase tudo sobre comunicação.

Outra pergunta que eu faço, que também é super básica é "Qual é o papel de um PM na organização?" e essa não é uma resposta tão simples (mas é algo que um PM ou um aspirante a PM deve saber) mas ela pode ser bastante resumida, porque no final o PM é a pessoa que é capaz de impactar o negócio através da geração de valor para os usuários.

Essa definição tem em vários livros e blogs. O começo para você ser um bom profissional em alguma área é você saber profundamente qual o papel que vai ter que desempenhar e quais habilidades você precisa ter para conseguir desempenhar bem esse papel.

Bônus track I

Você pode e deve se tornar o entrevistador em alguma parte da entrevista. É muito desanimador quando eu pergunto para o candidato se ele tem alguma pergunta pra fazer e ele diz que não. Tem certeza que você não quer saber como é o modelo de trabalho na área de produto, como os times são organizados, como é o meu modelo de gestão, como vou te avaliar, como a empresa está indo, quais são os nossos principais desafios?

Se você realmente quer trabalhar numa empresa, tenha muito em mente porque você quer trabalhar lá e se prepare para a entrevista.

Bônus track II

Além de todas as dicas listadas pelo Pablo, abaixo um checklist do que a Cursos PM3 recomenda saber, antes de ir para uma entrevista de emprego na área de produto:

  • Estude o negócio
  • Pense nas dores do usuário
  • Pense nas dores do negócio
  • Veja a concorrência
  • Veja como o produto que você vai trabalhar atender melhor ou pior do que a concorrência
  • Procure por feedbacks de ambos os clientes (Reclame Aqui, comentários nas lojas de aplicativos etc) e colegas próximos sobre a empresa
  • Pesquise no Glassdoor por comentários de pessoas que passaram por esta posição
  • Entenda a cultura da empresa e o contexto que ela existe
  • Pesquise notícias sobre a empresa (recebeu aportes, aquisição de outras empresas) para entender o contexto estratégico

Não esqueça de comentar que faz o curso de Product Manager da PM3 e como ele tem sido importante pro seu aprendizado (tem muita empresa colocando como “plus” ou “requisito “ nas descrições da vaga). Isso mostra que você está interessado em aprender e evoluir.

Bônus track III

A nossa PM3 Talks #2 foi sobre Entrevistas para Product Managers, no qual Marcell Almeida (Fundador - PM3 & Pcamp), Diego Eis (Head de Proutos Digitais - Sympla), Juliana Carvalho (Product Manager Sênior - Loggi) e Rafael Justino (Product Manager - Nubank) tiraram dúvidas ao vivo de quem quer pleitear uma vaga na área. Vale assistir! 

 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor:
Ver todos os conteúdos do blog

Torne-se um PM completo(a)!

Faça como nossos mais de 2.000 alunos, estude no curso que é referência na educação em Product Management no país e eleve a barra em produto!

Close