Perfil generalista ou especialista: qual escolher?
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

8 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Um dos questionamentos comuns nos cenário das empresas, especialmente no momento de contratação de profissionais, é quanto à escolha entre um perfil generalista ou especialista. Inicialmente, podemos dizer que ambos os perfis têm suas características e vantagens, mas tudo depende do momento do negócio e das necessidades do time ao qual esse novo profissional vai pertencer. Portanto, vale se atentar às características do profissional generalista e especialista para ver qual mais se encaixa com a sua necessidade.

Você já deve ter ouvido falar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso precisa investir na sua educação para se destacar da concorrência. Uma das formas de se diferenciar pode ser o caminho como especialista. Porém, o perfil generalista também é muito valioso para algumas empresas, especialmente startups em fase de crescimento.

Para que você entenda um pouco melhor, aqui neste texto vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o perfil generalista?
  • O que é o perfil especialista?
  • Quais as características da carreira generalista?
  • Quais as características da carreira especialista?
  • O profissional generalista na área de Produto
  • O profissional especialista na área de Produto
  • Qual o melhor profissional para o seu time?

O que é o perfil generalista?

diferença entre o perfil generalista e o perfil especialista

O nome desse profissional já dá dicas de como é o seu perfil. O profissional generalista possui uma grande capacidade de interação entre as mais diversas áreas do conhecimento. 

É um profissional 360, suas habilidades e competências possibilitam que transite entre os diversos setores de uma empresa. 

Logo, sua área de atuação é ao lado de grandes gestores, e essa parceria acontece principalmente porque o profissional generalista conhece a fundo o negócio com que trabalha.

Para se ter uma ideia do quão diferenciado é o profissional generalista, um dos nossos maiores exemplos é Steve Jobs, e o sucesso da Apple é justamente devido à habilidade de transitar entre várias áreas de um negócio.

Não é porque o profissional generalista tem conhecimento sobre todas as áreas da empresa que ele é um profissional sem foco, muito pelo contrário. Ele tem um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto, mas também uma visão ampla dos demais assuntos.

O que é o perfil especialista?

Ao contrário do profissional generalista, que tem conhecimento amplo sobre muitas coisas, o profissional especialista exerce domínio sobre uma área em específico.

O domínio por uma área específica se dá por conta da vasta experiência que o profissional possui, para isso, ele dedicou tempo a sua carreira direcionando seu foco para a área escolhida.

Por ser especialista em um determinado assunto, o profissional especialista ocupa cargos importantes, entretanto, fica mais de fora dos cargos de gerência ou liderança.

Quais as características da carreira generalista?

Como você pode ver, o profissional generalista detém de um conhecimento amplo, por isso sua carreira se destaca por características como:

Liderança

O ponto chave de uma liderança é conhecer até os mínimos detalhes da empresa em que está trabalhando, por isso que o profissional generalista tem tudo para ser um líder de sucesso.

Será através do vasto conhecimento que ele saberá descentralizar as tarefas, comunicar de forma assertiva, além de saber reconhecer quando sua equipe faz um trabalho bem feito, com isso, é visto como exemplo perante seus liderados.

Assuntos diversos

O profissional generalista pode ser comparado a um camaleão, ele se adapta ao lugar em que está justamente por saber de tudo um pouco.

O foco desse profissional não é se aprofundar em um determinado assunto, mas sim se aprofundar em diversos assuntos, aprendendo sempre algo novo e se desafiando diariamente.

Por ser uma profissional que está em constantemente aprendendo, o profissional generalista está mais disposto a aproveitar as oportunidades que trazem novidade para seu conhecimento.

Gerenciar o próprio negócio

O empreendedorismo se faz cada vez mais presente dentro do mercado, ser seu próprio chefe é outra característica singular do profissional generalista.

O conhecimento amplo sobre tudo um pouco, faz com que o profissional saiba visualizar as minúcias das áreas da sua empresa e enxergar o melhor em cada momento.

Quais as características da carreira especialista?

Como você pode ver, o profissional especialista detém de um conhecimento profundo em determinado assunto. Como decorrência disso, a carreira desse perfil profissional possui características como:

Referência profissional

Quando um profissional possui maior domínio técnico sobre determinada área, naturalmente torna-se uma referência naquilo que faz. Ser reconhecido com o melhor naquilo que se propõe a fazer, beneficia o profissional especialista quando o assunto são melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Remuneração mais alta

Quanto mais você conhece sobre um assunto, mais especialista e propriedade você tem para falar sobre ele. Logo, mais em remunerado você será para fazer isso. Além do mais, deter tamanho conhecimento auxilia na hora da negociação dos valores a serem cobrados pelos serviços prestados.

Estabilidade profissional

Quando somos especializados em nossa área de atuação, é normal que com o tempo conquistemos estabilidade. Afinal de contas, a empresa se sente segura em depositar confiança no profissional que conquistou tantas habilidades em função de um assunto ao longo de toda a sua carreira.

Qual o melhor profissional para o seu negócio?

Quando o assunto é o mercado de trabalho, as pessoas ficam em dúvida se devem escolher uma carreira profissional e se envolver com tudo o que chama a atenção nessa área, ou saber muito sobre outras áreas afins para melhorar a mobilidade.

Um estudo de 2013 do PageGroup no Reino Unido, destacou as seguintes descobertas: 

  • Muitos profissionais generalistas são inicialmente contratados como especialista;
  • Habilidades generalistas são mais necessárias ao promover funcionários;
  • As empresas estão contratando menos especialistas;
  • Os funcionários se sentem desmotivados quando suas tarefas não são profissionais;
  • Algumas funções especializadas podem se tornar obsoletas devido aos avanços na automação;
  • As empresas do futuro precisarão de funcionários com ambas as capacidades.

Como mencionamos anteriormente, os especialistas podem generalizar de várias maneiras e os generalistas podem se especializar sem perder suas características originais. 

Mas vale lembrar que um profissional não é melhor que outro.

Há uma diferença fundamental entre os dois, pois os profissionais generalistas tendem a ocupar cargos mais elevados que exigem deles conhecimentos além do conhecimento técnico, como habilidade de negociação, comunicação, empatia e uma visão ampla do mercado em que atuam, o que os leva a acabar ganhando mais. 

No entanto, sempre haverá lugar para os profissionais especialistas que dominam uma determinada área do mercado.

Perfil generalista e especialista: exemplo da área de Produto

Vamos a um exemplo? Pensando no que vimos até aqui e olhando para o mercado de Produto como exemplo, podemos identificar oportunidades para ambos os perfis.

O cargo de Product Manager é reconhecido por desempenhar uma função mais generalista, justamente por ter como principal pilar o alinhamento entre outras áreas de uma empresa. Ou seja, essa pessoa é aquela que gerencia o desenvolvimento de um produto, fazendo a ponte entre especialistas das áreas de Marketing, Customer Sucess, Engenharia de Software e Vendas. Sendo assim, mesmo que não entenda a fundo os aspectos técnicos e específicos de cada um desses setores, é importante ter uma visão geral deles, assim como uma perspectiva de negócio.

Por outro lado, o time de Produto também precisa de especialistas. Product Marketing Managers, Product Designers, Desenvolvedores, Business Analysts, entre outros. Até mesmo PMs podem escolher qual caminho seguir dentro do modelo de carreira em Y, focando na especialização em estratégicas específicas (Growth Product Managers e Techinical Product Managers, por exemplo), ou optando pelo crescimento generalista e focado em negócio, assumindo posições como liderança de Produto.

Conclusão

Como pudemos ver, tanto o perfil generalista quanto especialista são importantes para uma empresa. Eles se complementam e contribuem positivamente para a estratégia do negócio, formando times ainda mais completos.

No caso de quem está começando uma carreira, vale refletir. Se você tem paixão por um assunto específico, é uma boa ideia se tornar um profissional especialista. Por outro lado, se você consegue desempenhar funções diversas e não tem muita certeza sobre se especializar, começar sendo um profissional generalista é a melhor solução para se encontrar futuramente.

Leia também: