Perguntas em entrevistas para Product Manager - Cursos PM3
Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

6 minutos de leitura

Aqui na PM3 nós seguimos elevando a barra! Em parceria com o podcast Papo de Produto, desenvolvemos o e-book “20 perguntas e respostas em entrevistas para Product Managers”, onde você vai aprimorar a sua expertise e conseguir se preparar melhor para a sua próxima entrevista para cargos na área de Produto, além de ter uma ideia do que grandes líderes esperam dos seus entrevistados e entrevistadas.

Quer conferir o nível do material? Confira abaixo 3 das 20 perguntas feitas por grandes líderes de Produto. Boa leitura!

  • Qual é a questão que você sempre faz nos seus processos seletivos de Produto?

Como você lida com uma situação onde o time se compromete e não entrega? 

  • O que espera entender? 

Eu espero que a pessoa consiga explorar os tópicos abaixo: 

  1. Como lida com a frustração, explorando assim os soft skills – e como os coloca em prática;
  2. Como lida com a questão tática do dia a dia – muita gente pensa no PM somente no viés estratégico, mas, não adianta planejar e trazer a visão do Produto, se não conseguir guiar o time para colocar em prática;
  3. O quanto esta pessoa entende que também é responsável pela entrega do time – aqui minha ideia é entender se o PM possui visão separatista entre Produto x tecnologia.

Focando nisso, espero sempre por respostas que demonstrem o compromisso do PM também com o resultado final, seu entrosamento e empatia com o time, e por fim como enxerga a questão da liderança por influência – algo muito necessário no dia a dia de quem trabalha com o desenvolvimento de Produtos digitais.  

  • Qual é a questão que você sempre faz nos processos seletivos de Produto?

Conte-me sobre um Produto que você criou, que obteve sucesso, e como você pôde usar as melhores práticas de gestão de Produto. Dê o máximo de detalhes possível.

  • O que espera entender? 

Espero entender o nível de conhecimento em gestão de Produtos, como a pessoa aplicou na prática, e como isso gerou resultados para empresa e para o cliente. Com base nisso, consigo entender muito bem se esta pessoa se encaixa bem no perfil que estou procurando.

Para um PM Senior, espero que demonstre fatos das suas experiência em cada uma dessas fases:

1. Avaliação da oportunidade: Aqui espero que a pessoa não tenha apenas recebido uma demanda sobre o que precisa ser feito, mas que tenha encontrado uma oportunidade avaliando dados qualitativos e/ou quantitativos;

2. Entendimento do problema: Espero que tenha feito/participado da etapa de pesquisa para entender qual é exatamente a dor do cliente em relação à oportunidade encontrada;

3. Solução: Que tenha explorado diferentes formas de soluções (envolvendo benchmark e brainstorms), para encontrar a solução que melhor atende à dor do cliente e alcançar a oportunidade encontrada com o menor custo possível para implementar (ou fazer funcionar).;

4. Mitigação de erros: Feito testes preliminares, seja qualitativo ou quantitativo, para diminuir o cone da incerteza, aumentando suas chances de não jogar o tempo precioso dos desenvolvedores fora;

4.1 Unit Economics: Estudou a viabilidade financeira do seu Produto, avaliando receita e despesas;

4.2 Testou o uso: Participou ou organizou algum teste de usabilidade para garantir que o seu Produto será usável;

5. Organizado o delivery: Estruturou um plano de release, mapeou tudo que precisa ser desenvolvido em forma de story, para seu time multi-disciplinar consiga realizar um trabalho incremental e iterativo;

6. Launch: Fez ou participou do processo de lançamento dentro e fora da empresa para garantir o sucesso de seu Produto;

7. Como sabe que foi um sucesso: Como  a pessoa acompanhou o resultado e quais foram os upsides que gerou para empresa e o cliente;

Product Managers que demonstram que, ao criar um Produto, realizou todos esses passos, com detalhes e clareza de como executou todo esse processo, se mostra um PM Senior na capacidade técnica de criar Produtos. 

Um PM que demonstra alguns dos exemplos pode ser um PM que ainda não chegou a senioridade, mas isso não significa que não será escolhido, isso depende muito do que estou procurando para cada um dos times que estamos recrutando. 

  • Qual é a questão que você sempre faz nos processos seletivos de Produto?

De forma geral, eu tento abrir o diálogo de uma forma fluída, contando a introdução da vaga, do momento da empresa, pergunto o porquê da pessoa acreditar que o perfil dela é interessante para a posição. A partir daí, passo a fala para a pessoa entrevistada e deixo ela falar sobre suas experiências anteriores, habilidades e também sobre quais são seus interesses em termos de próximos passos profissionais. 

Isso é algo importante porque muitas vezes pode-se descartar um ótimo perfil profissional devido a uma abordagem errada, não perguntando as perguntas corretas ou mesmo não abrindo espaço para a conversa seguir de forma fluída.

Eu não tenho “pergunta-chave”, porque se mudamos os contextos, mudam-se as perguntas nestas conversas. Em geral, gosto de deixar claro o cenário da vaga e da empresa (que seria equivalente a um “o que esperar da posição”). Tento assim buscar o motivo pelo qual o(a) candidato(a) acredita que esta vaga é interessante em seu momento profissional e porque essa relação de trabalho seria um bom fit para ambos os lados

  • O que espera como resposta?

Neste caso, a resposta desejada seria para entender a motivação e potenciais forças do perfil daquela pessoa. É aquela coisa: hard skills são mais simples de ensinar do que soft skills, e embora haja mecanismos para incentivar determinados comportamentos, motivação é algo muito individual.

A cultura de gestão de Produto no Brasil é relativamente nova e há muitos perfis de outras áreas que podem ser aproveitados com sucesso, dependendo do perfil buscado na vaga.

Para cargos mais “junior”, acredito que seja importante focar as perguntas na parte técnica (ferramentas, frameworks, metodologias, entender a linha de raciocínio na resolução de problemas); e para cargos mais “senior”, gosto de aprofundar um pouco mais na parte comportamental e estilo de liderança, já que as responsabilidades aumentam e a interação como porta-voz do time entre outras equipes também. 

É importante ressaltar: gestão de conflitos, de tempo, priorização e análise de problemas complexos passam a ser mais importantes do que em vagas com perfil mais junior.

Curtiu as perguntas e o que estes 3 líderes esperam como resposta? 

Baixe o material completo para conferir as outras questões! É só clicar no banner abaixo. 

Temos certeza que com ele você vai chegar mais bem preparado em sua próxima entrevista para Product Manager.

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: