Redesign de marca e produto: o que é, quando e como fazer
Equipe de conteúdo - PM3

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O redesign é um processo de reformulação de uma marca ou produto. Essa prática envolve renovar ou atualizar elementos da comunicação de uma marca ou funcionalidades de um produto no mercado. Este processo é muito comum em empresas, independente do porte ou indústria, e existem diversas razões que levam um negócio a planejar um redesign. Como por exemplo, para aprimorar as funcionalidades de um produto, para se manter relevante, para criar novas estratégias de mercado ou para alinhar a marca a novos valores ou a uma nova missão.

Continue lendo este artigo para entender o que é redesign, quando é necessário adotar essa abordagem em um negócio, o que não deve faltar nesse processo e como executar essa estratégia de forma eficiente!

O que é redesign?

O redesign é um processo estratégico que envolve a atualização ou reformulação de elementos gráficos e da identidade visual de uma marca ou de funcionalidades de um produto. Essa ferramenta é fundamental para reavaliar uma marca, seu posicionamento no mercado e pensar em estratégias de comunicação e marketing que ajudem a impulsionar o crescimento do negócio, mantendo-o competitivo no mercado.

Fazer mudanças é fundamental em qualquer negócio. As tendências de mercado se modificam, os padrões de consumo e comportamento dos usuários vão se alterando e com isso surge a necessidade de adequar-se a essas mudanças. Uma empresa que não sabe ou não consegue avaliar quando precisa fazer mudanças em sua forma de se comunicar, se posicionar e de oferecer soluções, mais cedo ou mais tarde se encontrará desconectada de sua audiência e acabará tendo prejuízos no desempenho do negócio.

Assim, o processo de redesign de uma marca ou produto é essencial para revitalizar uma marca ou produto que já existe, mostrando que a empresa está de olho no mercado e no seu público-alvo.

Quando fazer um redesign de marca?

Mas quando fazer um redesign de marca? Essa é uma pergunta comum a se fazer nesse processo. Afinal, existem vários elementos que podem contribuir para a decisão de reformular uma marca.Independente da razão, ao optar por uma revitalização de marca, é preciso considerar esses fatores de forma estratégica, alinhada aos objetivos de negócio e às necessidades identificadas.

Alguns aspectos que indicam que é a hora certa de fazer um redesign de marca são:

  • Identidade visual obsoleta: se uma empresa possui uma identidade visual que não mais reflete os valores, missão e objetivos estratégicos do negócio, é preciso considerar um redesign;
  • Marca mal posicionada no mercado: se uma marca precisa se reposicionar no mercado ou adentrar um novo segmento da indústria, um redesign é uma opção interessante para conseguir comunicar essas mudanças em posicionamento de forma clara e precisa;
  • Empresa e público-alvo desconectados: há casos nos quais, com o passar do tempo, uma empresa alcança outra audiência para além daquela que era seu alvo inicial. Nesses contextos, o redesign de marca é essencial para englobar as necessidades desse novo público e se manter relevante no mercado;
  • Concorrência de mercado: a atualização de uma marca também pode ser um ótimo recurso para se destacar diante da concorrência e se manter competitivo no mercado;
  • Falta de reconhecimento: uma percepção errada da marca pode afetar seu desempenho e gerar problemas de reconhecimento. Assim, o processo de reformulação de marca é indispensável para aprimorar a imagem da marca e atrair o público certo.

Exemplos de redesign de marca

Para exemplificar esses fatores, algumas empresas consolidadas no mercado que passaram por um ou mais redesigns em suas marcas, são:

  • Netflix: Alterou sua identidade visual e elementos da interface para englobar a diversificação de seus serviços e a expansão global da marca, alcançando novos públicos com uma interface mais intuitiva e uma identidade visual mais versátil e moderna.
  • Airbnb: O Airbnb também alterou sua identidade visual para reposicionar sua marca no mercado para o novo público-alvo que se apresentava. As mudanças resultaram em uma logo mais amigável e moderna, focando na experiência do usuário para aumentar o reconhecimento de marca no mercado.

Quando fazer um redesign de produto?

Já quando pensamos em redesign de produto, os motivos que podem levar a esse processo são diferentes e mais alinhados à solução em questão.

Confira alguns sinais e cenários onde é necessário aderir a esse processo:

  • Funcionalidades desatualizadas: se um produto possui funcionalidades desatualizadas e que não mais atendem às demandas dos usuário, um redesign pode contribuir para torná-lo funcional novamente;
  • Novas tecnologias: diante de um cenário de inovação e novas tecnologias, um redesign de produto pode incorporar mudanças tecnológicas importantes para a solução;
  • Dificuldade em usar as funcionalidades do produto: se um produto é difícil de usar, uma reformulação pode ajudar a torná-lo mais intuitivo, descomplicado e amigável para o usuário;
  • Design obsoleto e pouco atraente: um design desatualizado e pouco atraente pode levar a uma desconexão dos usuários com a solução e a um baixo desempenho no uso do produto. Nesse caso, é fundamental pensar em uma atualização para torná-lo mais atrativo, moderno e alinhado às necessidades do usuário. 

Exemplos de redesign de produto

Em relação a marcas que fizeram um redesign de produto para atender às demandas de suas indústrias, temos alguns exemplos como:

  • Uber: A Uber passou por um redesign de produto para integrar novas funcionalidades de acordo com as necessidades de seu público-alvo, como o Uber Eats e o Uber Pool, atraindo uma nova e diversificada base de clientes.
  • Whatsapp: O Whatsapp é outro exemplo de atualização de produto. Inicialmente focava em funcionalidades como envio de mensagens instantâneas e mídias como imagens e vídeos. Com seu redesign, agregou novas funcionalidades e tecnologias em sua interface para atender às demandas e tendências de mercado, como a adesão de chamadas de áudio e vídeo, envio de documentos, mensagens de áudio, etc.

O que não pode faltar e como fazer um redesign estratégico?

Quando falamos em redesign de marca ou produto, é preciso considerar diversos fatores para executar esse processo de forma estratégica. Assim, existem alguns aspectos cruciais no processo de redesign estratégico que não podem faltar nessa execução. São eles:

Entendimento claro do público-alvo e da demanda

O processo de redesign começa a partir de uma necessidade de mudança, independente da razão para ela. Assim, um elemento essencial para executar um redesign estratégico é entender o público-alvo e a demanda que se apresenta para aquele negócio.

Pesquisas de mercado, entrevistas com usuários, benchmarking, análises de dados, entre outras estratégias, podem ajudar a embasar esse processo. Elas vão proporcionar mais clareza sobre padrões de comportamento e consumo do usuário, necessidades e tendências de mercado.

Objetivos bem traçados

O próximo elemento indispensável desse processo é a definição de objetivos que vão guiar o processo de atualização de uma marca ou produto. Primeiro, identifique a razão para fazer o redesign e o que se deseja obter a partir dessas mudanças. Em seguida, é preciso alinhar esses objetivos com as estratégias da empresa, sua missão, visão e valores. Isso garantirá que o processo esteja conectado com os propósitos da empresa.

Além disso, os objetivos do redesign precisam ser mensuráveis e específicos para que o plano de ação que será criado possa ser efetivo.

Estratégia de implementação

Após a definição de objetivos, pode-se pensar na estratégia de implementação desse processo, considerando aspectos práticos do processo. Aqui, define-se orçamento, cronograma do projeto, processos criativos, recursos necessários, indicadores de desempenho, pessoas responsáveis, entre outros elementos.

Essa etapa inclui a descrição detalhada de um plano de ação e do que será necessário fazer para executá-lo com precisão.

Comunicação eficaz

Após a implementação da estratégia de redesign, outro pilar essencial deste processo é a comunicação clara e efetiva das mudanças realizadas. Essa etapa envolve dar transparência sobre as razões e objetivos por trás do processo de redesign. Essa comunicação – para stakeholders, colaboradores e público – vai garantir que as mudanças tenham uma adesão mais tranquila por parte de todos.

Monitoramento e análise de resultados

Outra etapa essencial para garantir que o redesign seja efetivo e estratégico é monitorar e analisar os resultados da implementação dessas mudanças em vários âmbitos: mercado, público e cenário interno.

Esse processo compreende a coleta de feedback contínuo, a análise dos indicadores de desempenho previamente definidos e que elementos podem ser aprimorados após o lançamento da reformulação da marca ou do produto.

Conclusão

O redesign de marca ou produto é um processo estratégico fundamental para reformular ou atualizar uma marca ou as funcionalidades de uma solução no mercado.

Independente das razões, esse processo ajuda a garantir que uma empresa explore ao máximo seu potencial, se mantenha relevante e atualizada no mercado e atenda às demandas de seu público-alvo. 

Agora você já sabe como identificar essa necessidade e o que fazer para executar um processo de redesign estratégico e efetivo em um negócio, podendo avaliar as necessidades da sua empresa com mais precisão.

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