3 de março de 2022

Stakeholder management: 14 dicas + 8 conteúdos sobre o assunto

Já teve um feedback ignorado? Ou sofreu com desalinhamento de uma liderança importante de outra área? Não recebeu um contexto importante de uma tomada de decisão? Tudo isso são falhas que podem acontecer quando o assunto é stakeholder management (ou gestão de stakeholders).

Na maior pesquisa feita no mercado de produtos digitais no país, a  “Panorama do mercado de Product Management 2021-22”, 43,8% dos respondentes relatam que gerir stakeholders é o principal desafio.


Com base nisso, a Comunidade PM3 promoveu a 5ª edição do Grupo de Estudos, com o tema “stakeholder management”.

Para quem ainda não conhece, os Grupos de Estudos da Comunidade PM3 são encontros temáticos durante os quais os alunos e alunas inscritos podem debater sobre um assunto específico. O objetivo é formar grupos equilibrados, com contextos bem diferentes. Assim, a troca de experiências se torna ainda mais rica e focada nas dores que cada um têm sobre aquele tema.

Ao todo foram 3 dias de encontros, um pouco mais de 4 horas de debates, mais de 40 temas levantados por 30 alunos e alunas divididos em 4 subgrupos, tudo isso dedicado ao aprofundamento do tema gestão de stakeholders

Os participantes desta edição tiveram a oportunidade de compartilhar seus contextos, suas principais dores no alinhamento com as partes interessadas e trocar as melhores práticas para auxiliar nas situações do dia a dia.

Os encontros foram incríveis, e para que ninguém fique de fora, compartilhamos abaixo algumas das dicas mapeadas pelos nossos alunos e alunas durante o último dia de encontro.

Confira 14 dicas sobre gestão de stakeholders

1. Argumente com base em dados

A argumentação é uma das habilidades essenciais em stakeholder management. O tempo todo você vai estar defendendo uma ideia ou um prazo, por isso escolher os argumentos certos pode evitar muitos desentendimentos em relação ao produto. 

Hoje, com a tecnologia, é possível organizar e acompanhar dados com uma precisão muito maior. Utilize esses números na tomada de decisão, mostrando aos envolvidos no projeto que suas ações são baseadas no que eles mostram e não nos seus interesses individuais.

2. Trace um perfil de cada stakeholder e adapte a comunicação

Lidar com pessoas é um desafio, porque cada um tem seu background, suas crenças e seus valores. Considerar o contexto do outro é a melhor forma de adaptar a comunicação para que a mensagem seja compreendida da melhor forma possível, permitindo que todos participem do processo de maneira mais efetiva.

Precisa de um ponto de partida para começar? Sugerimos a planilha do Bruno Coutinho.

3. Trabalhe a inteligência emocional

A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de identificar sentimentos e lidar com eles com mais tranquilidade, sem deixar que emoções afetem sua rotina e suas decisões. 

Para lidar bem com o desafio do stakeholder management, é preciso fortalecer essa competência comportamental, não levando comentários para o lado pessoal ou permitindo que o orgulho interfira na tomada de decisão, por exemplo.

4. Saiba utilizar a tecnologia a seu favor

Novamente, a tecnologia nos permite utilizar diversas ferramentas a nosso favor. Elas otimizam o trabalho, facilitam a compreensão de ideias e dinamizam o trabalho coletivo. Selecione aquelas que melhor se adequam às suas necessidades.

5. Seja flexível a mudanças

O mercado de Tecnologia, de forma geral, é muito dinâmico. Como tudo tem evoluído rapidamente, empresas, profissionais e processos estão constantemente se adaptando. É possível que, dentro da sua empresa, haja a necessidade de estruturar uma nova área ou contratar um novo profissional a qualquer momento, dependendo da demanda.

Sendo assim, procure ser um profissional que não resiste às mudanças, mas que busca entender em que ponto elas se fazem necessárias e como você pode se ajustar a elas para alcançar resultados ainda melhores.

Da mesma forma, se todo o seu planejamento precisar ser revisto ou se precisar fazer alterações nele, não veja isso como um problema. Considerar a perspectiva dos stakeholders pode agregar muito ao seu trabalho e as mudanças podem ser muito positivas.

6. Crie um relacionamento que vai além do trabalho

Conhecer os seus stakeholders além do trabalho é uma atitude muito importante. Mais do que partes interessadas de um produto ou projeto, lembre-se que você está lidando com pessoas – que, assim como você, têm uma vida além do trabalho.

Até para que você consiga adaptar a comunicação ao contexto de cada um, vale apostar nas small talks para criar uma relação de confiança, transparência e colaboração

7. Se mostre vulnerável

Essa é mais uma dica sobre humanização do trabalho. Um dos tópicos mais comentados nos dias de hoje é a questão da saúde mental e sua importância para uma melhor performance no trabalho.

Considerando que todos nós estamos sujeitos a sentir insegurança, enfrentar dificuldades na vida pessoal e até ter dúvidas ao tomar decisões, não há problema nenhum em se mostrar vulnerável. Peça ajuda e seja transparente, pois essa atitude também vai contribuir para seu crescimento pessoal e profissional.

8. Solicite feedbacks

Os feedbacks construtivos são essenciais para a evolução profissional de qualquer pessoa. Portanto, não tenha receio de perguntar a opinião de stakeholders sobre você e seu trabalho. Essas são pessoas diretamente ligadas a você e que, a partir de perspectivas diferentes, podem apontar aspectos positivos e aspectos que precisam ser melhorados, te ajudando a crescer e a criar um produto ainda melhor.

9. Tenha coragem e acredite na sua ideia

Como Product Manager que precisará defender sua ideia, é importante trabalhar a questão da autoconfiança também. Acreditar que o que você pensou é uma boa alternativa é ter coragem para expor seu ponto de vista é fundamental para que você também participe ativamente do processo, não se deixando influenciar por tudo que stakeholders sugerem e pedem.

10. Tenha paciência durante o processo

Trabalhar com um produto exige paciência, seja para argumentar com stakeholders ou para coletar e mostrar resultados às partes interessadas. Portanto, tenha consciência disso e procure agir com cautela, evitando decisões e atitudes precipitadas.

11. Saiba dizer “não”

A rotina de um PM é atribulada e constantemente bombardeada por ideias, sugestões e demandas de última hora. Lidando com tantas pessoas ao mesmo tempo, é impossível agradar a todos e executar tudo que é proposto – até porque isso nem é estratégico. Sendo assim, saiba dizer “não”, se mantendo fiel aos objetivos já mapeados.

12. Saiba se comunicar de várias formas

Além de adaptar sua comunicação ao contexto do receptor, que tal utilizar ferramentas que podem te ajudar a transmitir a sua ideia de maneira melhor? Saiba expor um ponto de vista de diferentes formas  – verbalmente ou visualmente, por exemplo –, assim você estará se preparando para transmitir clareza em qualquer situação.

13. Tenha empatia e exercite a escuta ativa

A escuta ativa nada mais é do que prestar atenção plena à mensagem que você está recebendo. Ou seja, escute seus stakeholders, questione suas motivações, ideias, propostas. Entenda que todos merecem atenção, por mais que você não possa atender ao que está sendo solicitado. Nesses casos, ouvir com atenção permite argumentar com mais assertividade, garantindo que todos possam chegar a um acordo mais justo.

14. Elabore um plano de comunicação efetivo

Uma ótima maneira de alinhar a comunicação com stakeholders é desenvolver um plano de comunicação que facilite a compreensão de todos sobre o que está sendo feito. Ou seja, preze por uma linguagem simples, explicativa e que inclua o máximo de informações sobre o produto.

8 conteúdos para se aprofundar em stakeholder management

Para apoiar os participantes da iniciativa e os membros da Comunidade PM3 que estão em busca de mais conteúdo sobre o tema que trabalhamos no Grupo de Estudos, criamos uma lista com 8 conteúdos para se aprofundar no tema stakeholder management:

1 – Como melhor gerir stakeholders – a arte do stakeholder management

2 – Como gerir stakeholders

3 – Gerenciamento de stakeholders: principais desafios e como superá-los

4 – Como conquistar buy-in dos stakeholders

5 – Como fazer uma análise de stakeholders

6 – Gestão de stakeholders é lidar com pessoas

7 – Gestão de stakeholders: o que é, por que é importante fazer e 4 dicas para implementar na sua empresa

8 – O que é stakeholder management? (em inglês)

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Além dos cursos referência em Product Management do país, a PM3 também é uma grande comunidade!

Ao começar a estudar com a gente, você terá acesso vitalício a um espaço seguro com experiências de aprendizado de alta qualidade, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.

Por meio das nossas iniciativas, pensadas a partir das dores e necessidades dos membros, fazemos atividades práticas e trocas ao vivo que geram conexões e muito networking. Além disso, construímos conteúdos aprofundados e exclusivos para preparar quem participa  para superar os desafios do dia a dia.

Na Comunidade PM3, elevamos a barra juntos de forma colaborativa e contínua, impactando pessoas de diferentes níveis de carreira, conhecimento e contextos. Saiba mais no vídeo abaixo:

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