25 de janeiro de 2022

7 práticas para aumentar a produtividade do time

“Grandes equipes de Produto são formadas por pessoas comuns que são empoderadas e inspiradas.” 

Essa frase que Marty Cagan, referência mundial em Product Management, escreveu em seu livro “Inspirado: Como criar produtos de tecnologia que os clientes amam”, será o ponto de partida deste artigo. Aqui você vai conferir algumas ideias e práticas de motivação, para que você possa melhorar a produtividade do seu time e garantir a entrega de produtos movidos a tecnologia, que resolvem problemas de pessoas reais. 

A motivação é o melhor caminho para a produtividade

No livro “Work motivation in organizational behavior“, Craig Pinder define a motivação como “um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração”.

Isso significa que uma pessoa que tem motivação para trabalhar bem, vai ter um comportamento orientado a alcançar os resultados em comum do time, como consequência da empresa. Por essa razão, muitas  das orientações aqui trarão contribuições pensando principalmente em como motivar as pessoas para que elas se tornem mais produtivas.

Outro conceito que eu levei em consideração para escrever este texto foi a Pirâmide das Necessidades de Maslow, com a interpretação do que é importante para cada indivíduo no ambiente de trabalho.

pirâmide-framework-para-aumentar-a-produtividade-do-time

Agora com todas essas ideias em mente, vamos às práticas para aumentar a produtividade do seu time:

Conheça a sua equipe 

No artigo 7 conselhos sobre o que fazer nos primeiros 90 dias como Associate Product Manager (APM), eu comento sobre a importância de você conhecer as pessoas que vão trabalhar junto com você. Para este texto, eu vou retomar esse entendimento. 

Saber qual é atividade de cada um, bem como suas habilidades mais lapidadas e dificuldades, pode te ajudar a aumentar a produtividade do time, principalmente em momentos em que você tem pouco tempo para resolver problemas do dia a dia. 

Certa vez, eu trabalhei com uma pessoa que me contou que tem déficit de atenção. Saber dessa característica me fez entender que, para melhorar a produtividade da pessoa e do time, era melhor eu marcar um encontro individual para explicar as características do produto que estávamos desenvolvendo. Isso seria mais eficiente do que obrigar a pessoa a participar da cerimônia específica para apresentar a solução (grooming, refining ou story mapping). 

Para delegar tarefas (ou sugerir a delegação delas), conhecer as características e habilidades também pode ajudar você a aumentar a produtividade do seu time. 

Isso porque, ao mesmo tempo em que você pode sugerir que uma pessoa que tem mais facilidade com o tema resolva aquela tarefa por ela, você pode estimular que as pessoas que ainda não estão 100%  confortáveis aprendam mais sobre o assunto. Você pode incentivá-las a fazer cursos ou acompanhar a pessoa que executará a tarefa que você delegou. Desenvolver o time também pode aumentar a produtividade porque impede a dependência de uma única pessoa e alinha toda a equipe para que saibam atuar nas mais diversas situações.

Revise o método de trabalho do time e ajude a remover impedimentos

Muitas vezes o método de trabalho pode ser um inimigo da produtividade

Um exemplo clássico é o uso isolado do Kanban para controlar as atividades do time de tecnologia. Na minha experiência, eu nunca tive a oportunidade de trabalhar em uma equipe em que o quadro de atividades usado de maneira isolada foi suficiente para garantir as entregas. Da mesma forma, eu sequer soube de um grupo que conseguiu cumprir seus objetivos sem usar o framework Scrum, mas vale acompanhar qual é o caso do seu time e procurar oferecer condições para que o trabalho ocorra de forma mais organizada e com menos fricções

Sobre impedimentos, podemos dizer que, no nosso contexto, são obstáculos que podem atrapalhar o cumprimento do trabalho das pessoas do seu time. 

É verdade que no Scrum, essa atividade é atribuída ao Scrum Master. Entretanto, mesmo que seu time tenha essa figura, eu recomendo fortemente que você tente ir para a rota da proatividade e ajude a remover os impedimentos que estão ao seu alcance. 

Ter essa conduta vai ajudar seu time a ser mais produtivo porque você pode resolver problemas mais rápido, vai liberar outra pessoa para remover os impedimentos que você não conseguiria resolver e ainda vai fomentar senso de equipe, tão importante para o bem-estar das pessoas. 

Garanta que as pessoas compreenderam o porquê de estarem fazendo suas atividades

Citando novamente o Cagan, queremos um time de missionários, não de mercenários. Nós, Product Managers, somos as melhores pessoas para cumprir essa missão. Afinal, nós mais do que ninguém entendemos quais são os problemas que cada feature precisa resolver para alcançarmos o resultado do nosso negócio. 

Então, comece a divulgar essa informação para o time. 

Além de deixar as pessoas mais motivadas, vai abrir o espaço para que elas tragam ideias e sugestões que podem resultar em soluções ainda melhores do que você pensaria individualmente.

Mostre para as pessoas os resultados de seus esforços conjuntos e individuais

Todo mundo quer saber o resultado de suas ações. Sendo assim, mostre os resultados dos produtos também para o time. Isso vai fazer com que eles se apropriem ainda mais da solução.

Se o resultado foi positivo, incentive a comemoração

Se o resultado não foi o esperado, mostre os aprendizados. Provoque-os pra que eles comentem novos aprendizados que você ainda não pensou e apresente o seu plano para alcançar o objetivo. 

Para fazer o reconhecimento individual, além de falar com as pessoas em conversas 1:1: e feedbacks, você pode incluir nas suas cerimônias um momento para que as pessoas da sua equipe reconheçam umas às outras. Se o seu time funciona usando Scrum, a Retro é um excelente momento para essas manifestações acontecerem.

Estimule a cultura de feedback 

Receber feedbacks é uma forma das pessoas saberem o que já estão fazendo bem, como mencionado no tópico anterior. Além disso, é uma oportunidade para que as pessoas tenham consciência sobre pontos de desenvolvimento para aumentarem sua produtividade.

Mas isso não é suficiente. É importante que todas as pessoas se sintam confortáveis e tenham como prática iniciar esse diálogo. Portanto, para aumentar a produtividade do seu time, incentive as duas habilidades: a de conceder e a de receber feedbacks.

Promova a saúde mental e o bem-estar das pessoas da sua equipe 

Ter um alto desempenho é muito mais difícil quando você não se sente bem, então vale a pena investir um esforço para que sua equipe se sinta acolhida também sob este aspecto. 

Colaboratividade e empatia são habilidades que espera-se que você tenha. Então, para cumprir esse objetivo, comece tentando entender o problema das pessoas do seu time, assim como você faz quando tenta descobrir o problema do negócio ou do seu cliente. 

Se ocorrer um problema pessoal, possivelmente você não terá condições de atuar de forma ativa na resolução dele, mas poderá demonstrar seu apoio e, em alguns casos, até direcionar uma boa forma de lidar com a situação.

Promover momentos de descontração também pode ser um excelente investimento para o bem-estar das pessoas da sua equipe. Se for de acordo com a cultura praticada onde você trabalha, marque um horário na agenda de todos e organize atividades recreativas para todos se integrarem. 

Essas ações podem aumentar a segurança psicológica das pessoas do seu time, com certeza vão fortalecer o senso de one-team e vão fazer com que se sintam mais confortáveis. Como consequência, todos serão mais produtivos quando for a hora de executar as atividades do trabalho.

Peça ajuda 

Lembre-se sempre que a função de Product Manager é essencialmente generalista, então é esperado que você não saiba em profundidade todos os assuntos que você lida todos os dias. 

É muito comum que principalmente no início de carreira as pessoas queiram demonstrar o seu valor e tentem fazer as coisas de forma individual, até mesmo descobrir como resolver seus problemas através de tentativa e erro.

Esse comportamento é compreensível, porém, é importante ressaltar que você também faz parte do seu time. Ou seja, enquanto você tenta e erra mil vezes, alguém que já passou por isso pode te ajudar a chegar na solução da sua tarefa de forma mais rápida. Isso te deixa livre para seguir no caminho da produtividade.

Agora, para finalizar este artigo com chave de ouro, eu convido você a relacionar as orientações em cada uma das partes da pirâmide. Esse exercício serve para você entender em qual parte da motivação você vai atuar quando executar cada uma das atividades propostas. Por fim, para ter certeza que suas ações tiveram retorno, converse com as pessoas do seu time para coletar suas percepções.

Gostou das dicas para aumentar a produtividade do time? Confira também outros conteúdos para Product Managers:

Autoria de:

Você também pode gostar de ler