4 de março de 2022

A carreira em Y para Product Manager: entenda as possibilidades

O termo carreira em Y surgiu como uma forma de traduzir uma progressão de carreira, diferente da forma linear, onde o profissional fazia sua ascensão assumindo cada vez papéis mais altos de gestão dentro da empresa. Nesse novo modelo, já adotado por muitas empresas, o profissional tem a possibilidade de seguir 2 possíveis caminhos: gerencial ou especialista. 

Como funciona a carreira em Y para Product Manager?

Assim como em diversos cargos, a posição de Product Manager também oferece essa possibilidade, onde o profissional pode optar por seguir como Group Product Manager ou Principal Product Manager

carreira em Y para product manager

Em ambas as escolhas, vale lembrar que as funções atribuídas a um Product Manager devem permanecer. 

A principal diferença entre os GPMs e os PPMs é a faixa específica em que cada um está. Os PPMs estão em uma trilha de contribuidor individual (IC), enquanto os GPMs estão em uma trilha de gerenciamento.

Ou seja, um PPM cuida exclusivamente do produto, sem fazer a gestão de pessoas, enquanto o GPM lidera um grupo de pessoas em prol dos objetivos e metas da organização.

Se você, Product Manager, está almejando novos ares e quer avançar em sua carreira, essas serão as suas opções, provavelmente. À medida em que você se torna ainda mais sênior dentro desse papel, trabalha o autoconhecimento e identifica seus pontos fortes e preferências de trabalho, sua escolha vai ficando cada vez mais fácil. 

Group Product Manager vs Principal Product Manager

Um GPM é um Product Manager Senior responsável por uma equipe de PMs, atuando não apenas na visão estratégica do produto, mas na gestão e liderança dessas pessoas, auxiliando-as em sua trilha de carreira. 

O principal ponto com relação a essa vertente é a capacidade que o PM deve ter de gerenciar outras pessoas, pois grande parte desse trabalho será esse, mais do que gerenciar produtos. 

Para assumir esse papel, destacam-se PMs com grandes habilidades sociais e de liderança, deixando para trás as habilidades de contribuição individual. 

Já o PPM é um Product Manager Senior que está na faixa de colaborador individual, ou seja, atua mais focado no produto do que nas pessoas. Consequentemente, essa pessoa acaba atuando em pontos mais difíceis e importantes da visão estratégica do produto

Geralmente, o PM que assume esse papel é aquele que se destaca como colaborador individual, não agregando na gestão e liderança de outras pessoas, mas claro, continuam contribuindo dia a dia com a evolução do produto. Nesse papel, o foco é o produto, então o PM deve desenvolver ao máximo sua capacidade como gerente de produto

E qual caminho devo escolher?

Você não precisa entrar na área de Produto já pensando em decidir qual caminho seguir. É importante que, primeiro, você seja um excelente PM, tornando-se um Product Manager Senior, conhecendo a fundo as suas capacidades e paixões. 

Essa escolha sempre será baseada em diversos fatores – muitas vezes pessoais – e vai depender muito da sua ambição de carreira. 

Em uma entrevista dada em 2020, Kim Bost, Designer na Netflix, trouxe sua visão sobre ambos os papéis. Na ocasião, ela comentou que incentiva as pessoas a experimentarem a carreira voltada para gerenciamento de pessoas, mesmo que depois acabem mudando de ideia sobre essa escolha. “Só porque estou em uma função de colaboradora individual agora não significa que nunca mais serei gerente”, reforçou. Esse pensamento se encaminha para o que chamamos de carreira em W, mas isso fica para um próximo artigo! 

Por agora, o que você precisa fazer antes de tomar uma decisão, é se questionar: você gostaria de continuar resolvendo problemas e desafios relacionados à produtos ou gostaria de gerenciar uma equipe?

Essa escolha não precisa ser feita agora, e nem de forma definitiva. Ouse, pense, entenda quais tipos de experiências profissionais você quer e, assim, desenhe seu próprio caminho.

Leia também:

Autoria de:

Você também pode gostar de ler