Principal Product Manager: o que faz e quais são as competências necessárias?
Thais Cirqueira

Thais Cirqueira

Group Product Manager | API Specialist

5 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

O papel de Principal Product Manager (PPM) é derivado de um Product Manager com nível mais sênior e na faixa de colaborador individual (IC). Ou seja, são profissionais que não estão em uma trilha de gerenciamento dentro de uma organização, mas que gerenciam a si mesmo em projetos e tarefas

Ao contrário dos Group Product Managers (GPMs), os PPMs não gerenciam outros PMs. Em vez disso, eles normalmente abordam os aspectos mais difíceis e importantes da visão e estratégia do produto. Muitas vezes, os PPMs trabalham em tarefas que exigem uma compreensão profunda da gestão de produtos como um todo, juntamente com as nuances específicas dos produtos e da estratégia de uma empresa.

O que faz uma pessoa Principal Product Manager?

O cargo de Principal Product Manager demanda ampla senioridade e muita responsabilidade, pois envolve assumir os riscos de suas decisões. 

Os PPMs estão diretamente envolvidos na definição das estratégias de produto, atuando na criação do planejamento e da comunicação dessas estratégias, além dos planos de ação para alcançar as metas estabelecidas.  Ou seja, são responsáveis pelas atividades de grande complexidade do produto e assumem desafios estratégicos maiores. 

As tarefas do PPM variam de acordo com a empresa e o setor de negócio no qual o profissional está inserido. Mas, de forma geral, seus deveres envolvem:

  • Supervisionar o roadmap de produto;
  • Atuar em conjunto com o time de Marketing para alinhar a comunicação; 
  • Trabalhar em conjunto com engenheiros de dados;
  • Conduzir pesquisas de produto para identificar as melhores oportunidades de negócio;
  • Estabelecer KPIs e negociar com os líderes para executar o planejamento feito;
  • Propor e implementar mudanças.

Além disso, o PPM também assume parte da responsabilidade pelo posicionamento do produto, analisando a competitividade do setor e as possibilidades de inserção da solução no mercado.

O Principal Product Manager precisa estar muito atento aos impactos de cada decisão e ter faro para identificar o potencial de novas soluções e investimentos, com base em estudos de caso.

Como a pessoa PPM atua junto ao time de Produto?

Sabemos que o PM muitas vezes é responsável, entre outras coisas, por alinhar o desenvolvimento de um produto ao seu mercado e o público-alvo, assim como contribuir com a estratégia de go-to-market e proposta de valor de um produto – fornecendo insumos para a área de Product Marketing.

No entanto o PPM seria o responsável por consolidar e detalhar essas informações para compartilhá-las também com as demais equipes, principalmente de Marketing, Design e Engenharia. 

Nesse sentido, em um cenário no qual o time também conte com o Product Marketing Manager, o Principal Product Manager assume o papel de alimentar o PMM com as informações estratégicas necessárias ao seu trabalho.

Outro aspecto importante com relação ao papel do PMM é garantir que os stakeholders estejam alinhados com a estratégia do produto. Para isso, é feito um trabalho em conjunto com junto com os demais líderes, incluindo de Engenharia, para a criação de planos de ação alinhados aos objetivos estratégicos já definidos.

Mas, lembrando que isso não inclui gerenciar pessoas, delegar, supervisionar e acompanhar o dia a dia de outros membros do time. 

Para contextualizar melhor também os níveis de hierarquia, podemos observar a relação apresentada no artigo publicado pelo GitLab:

Quais são as competências necessárias ao cargo de PPM?

Considerando as atividades do cargo de PPM, podemos dizer que a função exige:

  • Ampla experiência em produto;
  • Visão estratégica de produto
  • Bom gerenciamento de produto;
  • Conhecimento em estratégia de negócios;
  • Capacidade analítica para avaliar métricas;
  • Mentalidade de dono;
  • Autogerenciamento;
  • Organização e planejamento;
  • Gerenciamento de projetos e prazos;
  • Priorização de tarefas;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Clareza nas mensagens e aprendizados transmitidos;
  • Entrega de resultados consistentes .

Vale mencionar que, mesmo não atuando no gerenciamento de pessoas, o PPM é o responsável por avaliar o desempenho da equipe de Product Managers, adotando uma abordagem orientada à dados para a solução de problemas. Ou seja, métricas são analisadas para ver se todas as equipes estão atingindo seus objetivos. 

O Principal Product Manager também deve liderar as discussões internas, a fim de explorar as possibilidades do produto. Por isso, a posição de IC normalmente é recomendada para aqueles PMs que não possuem um desejo para a posição de liderança, permanecendo responsável pelas tarefas estratégicas da empresa.

Dessa forma, é possível entender que, tanto o PPM quando o GPM atuam da mesma forma nas questões estratégicas do produto, porém o PPM tem uma atuação tática muito maior. 

Qual o salário para Principal Product Manager?

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um profissional PPM no Brasil é de R$ 16.254.

principal product manager salário

O mercado Brasileiro para Principal Product Manager

As empresas brasileiras ainda estão passando por uma reformulação para se adaptarem e incluírem o papel do PPM dentro de sua estrutura de Produto.

principal product manager vagas

No entanto, empresas Européias e Americanas já estão buscando profissionais para ocuparem essa posição.

Sendo assim, podemos dizer então que os PMs seniores têm mais uma possibilidade de carreira no momento de traçar seu plano de desenvolvimento pessoal. 

Vale aqui uma ressalva com relação às nomenclaturas em diferentes companhias. Por exemplo, um Product Manager Sênior na Dropbox é o mesmo que um Principal Product Manager na Uber. Então, antes de focar no nome do cargo, observe o escopo a ser trabalhado em cada uma das organizações. 

Gostou do conteúdo? Leia também: