O que é handover e como elaborar o seu em Product Marketing
Bárbara Lanna

Bárbara Lanna

7 minutos de leitura

Está passando por um processo de desligamento, ou está migrando de área, ou se ausentará por um período considerável e precisa preparar um handover para deixar tudo organizado para quem for assumir suas responsabilidades? Então, este artigo é para você!

Assim como os primeiros dias no cargo de Product Marketing Manager, é importante pensar nos últimos dias na empresa e em como construir essa documentação final, fazendo um alinhamento completo com todos os seus stakeholders

Afinal, a habilidade mais exigida de um Product Marketer é a comunicação. Então, aproveite até mesmo deste momento para se comunicar muito bem e garantir uma passagem de bastão impecável.

Antes de começarmos, para deixar todos na “mesma página”, vale responder a seguinte pergunta:

O que é handover?

O que significa handover? A tradução de handover para o português algo como “entregar”. Esse é o termo utilizado para o processo de transferência de dados, informações e responsabilidades de um indivíduo, departamento ou sistema para outro.

Dando um exemplo prático do que significa handover: sempre que uma responsabilidade é passada de uma pessoa para outra, é feito um handover. Este processo de transição é importantíssimo. Isso porque, se não for bem planejado, pode gerar grandes problemas para o negócio, tais como:

  • Perda de dados;
  • Queda de rendimento das equipes;
  • Atrasos de entregas importantes;
  • Comprometimento nos resultados.

Por isso, deve ser realizado com bastante cautela

Como construir um bom handover?

De modo essencial, você precisa garantir que o histórico da área e as informações corretas sobre as ferramentas necessárias para dar continuidade às demandas fiquem à disposição da pessoa que irá assumir suas responsabilidades. Afinal, ninguém quer “pegar o bonde andando”, sem saber de onde ele veio e para onde ele vai, correto?

Outra coisa também é fato: se, ao longo da sua jornada, você fez uma construção diária de documentação (ou seja, compartilhou as informações do produto o máximo possível com os stakeholders) você já está com meio caminho andando. 

Agora, vamos para lista do que deve ser entregue? Utilize o conteúdo abaixo para assegurar de que não está deixando nenhuma ponta solta.

1. Construa ou atualize seu histórico

planilha de histórico de trabalho

Comece organizando a casa! Reúna tudo o que foi desenvolvido por você em único local e que seja de fácil acesso.

Para dar um exemplo, vou utilizar como base o último handover que desenvolvi. Criei uma página no Notion e a dividi por iniciativa, em cada sessão dela adicionei documentos como:

  • Go-to-market;
  • Guidelines;
  • Relatórios;
  • ATAs;
  • Status;
  • Cronogramas;
  • Peças;
  • Planilhas de alinhamento com stakeholders.

A ideia é que essa página seja fonte, ou seja, sempre que for necessário resgatar uma informação ou conteúdo, ela será consultada.

2. Crie passo a passo para as iniciativas mais recorrentes ou complexas

O fluxo, processo ou etapas nem sempre é claro para todos os envolvidos, imagina então para quem nunca teve contato?! Por isso, é fundamental que haja uma formalização do “como é feito”. 

Um passo a passo de respeito também informa:

  • Contexto;
  • Ferramentas;
  • Canais;
  • Responsáveis por etapa;
  • Tarefas a serem entregues;
  • Prazos.

3. Descomplique as ferramentas no seu handover

Que tal passar uma visão geral sobre as ferramentas mais utilizadas no dia a dia? 

exemplo de ferramentas utilizadas em cada contexto

Sem dúvida, será uma economia de tempo e energia se você conseguir antecipar as informações sobre quais são e como são utilizadas as ferramentas do dia a dia. Além disso, de quebra você indica a quem recorrer caso seja necessário solicitar suporte. 

4. Compartilhe o status das entregas em andamento

Com tudo documentado e organizado, chegou a hora, de fato, de passar o bastão!

Em um documento a parte, organize todas as demandas que estão em andamento e as que estão muito próximas de acontecer, garantindo que ninguém seja pego desprevenido. 

status de entregas em andamento no handover

Abaixo seguem algumas dicas para essa etapa:

  • Faça um alinhamento com a liderança para entender por qual período este handover deve servir de respaldo e para definição de objetivos, (sugestão: trace um plano conforme o roadmap);
  • Organize as atividades de acordo com a prioridade de entrega, dê destaque e deixe claro as datas finais;
  • Vá além do status “entregue”, “em andamento” ou “não iniciado”. Dê contexto, direcione sobre quem pode ser consultado caso seja necessário solicitar ajuda;
  • Faça o alinhamento com todos stakeholders, formalizando tudo o que for necessário;
  • Inclua neste documento e-mails ou links com as tratativas importantes.

Conclusão

O processo de handover é uma das etapas da qual menos se ouve falar, talvez porque na maioria das vezes está relacionada a um desligamento de cargo, mas a verdade é que, seja lá qual for o motivo, realizar um bom processo de passagem de bastão é fundamental para todos os envolvidos. 

Para a empresa é uma forma de não ter o desempenho comprometido, para quem recebe, é chance iniciar a jornada de forma bem estruturada.

Para quem faz, é oportunidade de fazer o levantamento de tudo que foi entregue durante o período. Além, é claro, de gerar um bom relacionamento com o time, fazendo com que as portas permaneçam abertas para futuras oportunidades e garantindo uma boa reputação no mercado.

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