Como sair da área de Produto?
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

No nono episódio do Mesa de Produto, primeiro programa do PM3 Talks – podcast da PM3 – Marcell Almeida (CEO e cofundador da PM3) lidera uma conversa sobre a vontade de sair da área de Produto. Como conduzir esse processo quando você se cansa de trabalhar nessa área?

Para falar mais sobre o tema, temos Raphael Farinazzo (Head of Product na unico IDtech) como co-host e Albert Morales (General Manager na Belvo) e Eduardo Veronese (Head of USA na MOS Incorporadora) como convidados. Quer saber o que rolou?

Selecionamos neste post alguns trechos da conversa, mas você pode ouvir o episódio completo pelo player a seguir:

É preciso ter um planejamento para sair da área de Produto?

Após contextualizarem a conversa sobre suas trajetórias e backgrounds que os levaram a sair de Produto, os convidados são questionados por Farinazzo até que ponto houve um planejamento para que essas mudanças ocorressem.

“Uma das coisas que eu penso sobre carreira, em geral, é que você pode planejar até certo ponto. Você vai criando possibilidades e oportunidades. Eu acho que eu sempre soube dessa minha afinidade com arquitetura e sempre cultivei isso em paralelo na minha vida, nos meus contatos, no meu tempo livre. Isso acabou levando a uma oportunidade da empresa na qual estou hoje.”

– Eduardo Veronese

Já Albert Morales conta que, no seu caso, o processo foi mais natural por conta de seu background, mas também teve influência de uma certa frustração com a gestão da empresa na qual ele trabalhava na época.

“Tomar decisões era sempre uma batalha. (…) Então para mim foi natural quando surgiu a oportunidade de liderar aqui no Brasil, trazer um produto e ter essa flexibilidade de saber que eu posso estar mudando as regras do jogo, com decisões baseadas no produto.”

– Albert Morales

Sair de Produto para virar CEO, General Manager ou Country Manager é ser promovido?

Depois de uma breve explicação de Morales sobre o papel de General Manager, surge essa questão. Veronese aponta que, não opinião dele, nem sempre é exatamente isso. Depende muito da forma como cada um pode contribuir e de qual é o contexto da empresa naquele momento.

“Acho que existem várias empresas nas quais faz muito sentido ter um CEO ou General Manager que têm esse background em Produto, que consegue dialogar com o resto do time. Aí você vai potencializar o impacto pra caramba.”

– Eduardo Veronese

Morales concorda que tudo depende muito da cultura da empresa, inclusive em uma fintech. Em empresas desse segmento, por exemplo, são muitas coisas importantes para observar ao mesmo tempo (como compliance e legislação), então não há como olhar apenas para o produto. Sendo assim, nesse tipo de contexto, algumas pessoas podem ou não gostar de assumir cargos como esses.

Finalizando esse tópico da conversa, Veronese sugere que cada profissional reflita sobre questões como:

  • Para mim, isso é uma promoção?
  • Com que tipo de assunto gosto de aproveitar meu tempo livre?
  • O que eu realmente gosto de fazer?

“Quando você entende o que te dá energia e o que não dá, você acaba convergindo para o que você realmente quer.”

– Eduardo Veronese

O que as pessoas precisam fazer se decidirem sair da área na qual atuam?

Partindo para uma dica final e mais generalista, Marcell pede aos convidados que compartilhem seus conselhos sobre esse processo de migração, considerando principalmente um cenário dinâmico e no qual diversas profissões vão surgir nos próximos anos.

“Para mim é se colocar em um contexto no qual há muitas pessoas boas trabalhando ao seu lado, principalmente para quem está no início da carreira.”

– Eduardo Veronese

“Acho que a visão generalista ajuda muito, mas também é muito importante entender de tecnologia. Muitas pessoas estão aprendendo Produto no dia a dia e não estão aprendendo da maneira correta. Então acredito que uma educação específica para Produto é chave, ter uma noção mínima de conhecimento tecnológico também, assim como entender do negócio no qual você está trabalhando. É sobre se preparar.”

– Albert Morales

Assista ao episódio completo

E você, o que pensa sobre sair da área de Produto? Para conferir todos os comentários de forma muito mais aprofundada, você também pode assistir o vídeo com a conversa na íntegra. Basta dar play no vídeo:

Minutagem com o conteúdo do vídeo para facilitar sua vida 😉

  • 00:00 – Introdução
  • 01:26 – Apresentação Albert Morales
  • 03:44 – Apresentação Eduardo Veronese
  • 06:41 – Você fez algum planejamento para sair da área de Produto?
  • 09:03 – Como saber quando é o momento certo para sair da área de Produto?
  • 14:52 – Como é no seu dia a dia o envolvimento com times de Produto, mesmo fora da área?
  • 19:00 – Sair de uma área de Produto para virar CEO, ou General Manager, ou Country Manager é ser promovido?
  • 30:55 – Em algum momento se cansaram de Produto?
  • 42:15 – O que as pessoas precisam fazer para se preparar para ter uma carreira de sucesso independente de função e cargo?
  • 50:29 – Encerramento

Links úteis do episódio

Domine Product Management

Quer ficar por dentro da gestão de produtos digitais e dominar as melhores práticas do mercado?

Aqui na PM3 nós temos como visão tornar o mercado brasileiro de Tecnologia a referência mundial em Product Management. E para fazer isso acontecer, nós levamos a nossa missão a sério: formar os melhores profissionais da área de Produto.

Por isso, reunimos especialistas em Produto para compartilhar cases reais do nosso mercado no conteúdo do Curso de Product Management. Dessa forma, você receberá uma formação completa e no nosso contexto, com exemplos de quem realmente faz produto no Brasil.

Acesse gratuitamente a ementa completa e saiba mais!

a foto mostra andré nery, instrutor da pm3 no curso de product management

Leia também: