Copywriter: o que faz, salário, habilidades e como se tornar um
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

10 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Copywriter é o profissional de conteúdo que trabalha uma escrita focada em conversão, técnica que vem conquistando seu lugar na nova economia criativa. O Marketing Digital revolucionou as maneiras de se fazer marketing, apresentando soluções, estratégias, técnicas e até profissões mais adequadas para a nova realidade.

Essa nova configuração transformou o copywriter em um profissional ainda mais fundamental nas empresas que desejam atrair e convencer seu público-alvo a tomar uma decisão de forma estratégica e qualificada.

Acompanhe neste artigo o que é e a importância do copywriting, o que faz, habilidades e salário de um copywriter e como se tornar um.

O que é copywriting e qual sua importância?

Copywriting é uma técnica de escrita com o foco na produção de textos persuasivos, também conhecidos como copy, que tem como objetivo a promoção ou venda de um produto, serviço, solução ou ideia. Através desses textos atraentes, o leitor deverá realizar uma ação específica, como a inscrição em algum serviço, a adição de um produto no carrinho de compras, ou o engajamento com uma marca.

É possível produzir copies em diversos formatos de conteúdo e cada formato tem um objetivo final que impulsiona a tomada de decisão do usuário. 

Como por exemplo, um fluxo de e-mails que serve para incentivar o leitor a comprar algum produto, ou anúncios digitais que aparecem em redes sociais ou em sites e buscadores que direcionam o usuário para um produto ou serviço. 

A ideia é que a empresa consiga alcançar seus objetivos de conversão através de textos atraentes para o leitor, levando-o, então, à tomada de uma ação previamente definida na estratégia da empresa.

Você consegue perceber a importância desse recurso para estratégias de marketing e vendas? 

Além dos benefícios óbvios de promoção e venda de alguma solução, o copywriting é essencial para negócios que:

  • Desejam se conectar com sua audiência utilizando uma voz única e alinhada à marca;
  • Querem construir credibilidade com seu público-alvo;
  • Desejam conduzir os leitores a ações de forma natural e focando nas demandas do usuário;
  • Querem aumentar as conversões da empresa, independente do objetivo, etc.

O que faz um copywriter?

Agora que você já sabe o que é copywriting, é importante aprender como o especialista dessa área atua no mercado. 

O copywriter é responsável pela produção das peças de conteúdo persuasivos, que serão usadas em campanhas de marketing e vendas. 

Esses textos, como mencionado, podem ser criados em diversos formatos, como e-mail marketing, landing pages, vídeos, anúncios digitais, publicações para redes sociais, roteiros para vídeos, etc.

Além disso, esses textos são produzidos para vários objetivos diferentes, como:

  • Vender produtos ou serviços;
  • Direcionar a inscrição do usuário em uma newsletter;
  • Fazer o download de um produto digital;
  • Engajar a audiência com a marca;
  • Atrair o potencial cliente para o funil de vendas de um produto ou serviço, etc.

Assim, um bom copywriter executa diversos papéis em sua atuação e suas atribuições principais são:

  • Pesquisa sobre o mercado do produto, serviço ou solução ou sobre o conteúdo a ser produzido;
  • Entendimento do público-alvo da empresa ou da campanha;
  • Colaboração direta com outros profissionais de marketing e vendas para a comunicação sobre as estratégias da empresa;
  • Escrita de textos persuasivos com técnicas de copywriting;
  • Habilidades de SEO (em alguns casos);
  • Revisão e edição dos conteúdos produzidos, etc.

Quais habilidades um copywriter deve ter?

Você já deve ter percebido que essa é uma profissão que envolve muitos elementos de criatividade. Mas para além disso, quais são as habilidades essenciais de um copywriter

O perfil desse profissional é repleto de habilidades técnicas, interpessoais e comportamentais. Entre elas:

Domínio da escrita e das regras do idioma 

Uma das habilidades essenciais de um copywriter é ter o domínio da escrita e o conhecimento profundo das regras do idioma em que produzirá os textos persuasivos. 

Um texto bem escrito, que atende às regras gramaticais e de escrita gera muito mais credibilidade e confiança ao usuário. 

Assim, conhecer a gramática e saber navegar entre os diferentes estilos de texto e tom de voz da marca é fundamental para um profissional da área.

Edição e revisão de textos

Escrever é só uma parte da rotina de um copywriter. O profissional dessa área deve saber também revisar e editar as peças de conteúdos produzidas.

Assim, conhecer o básico sobre edição e revisão de conteúdos é essencial para uma boa atuação, isso envolve também a atenção aos detalhes e o cuidado que se deve ter na produção de um projeto.

Conhecimentos na área de marketing e escrita persuasiva

Conhecer os princípios básicos de marketing e os termos mais utilizados na área de copywriting também é importante para exercer essa profissão.

Afinal, você estará em contato com outros profissionais da área, além de colocar em prática as técnicas necessárias para escrever bons conteúdos que alcancem os objetivos do negócio. 

Então, é fundamental entender termos como CTA (Call to Action, ou Chamada para Ação), gatilhos mentais, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, leads, SEO, público-alvo e persona, entre outros.

Habilidades de pesquisa

Outra habilidade crucial para um copywriter é saber fazer pesquisas, o que representa uma grande parte do trabalho.

Isso porque o profissional deverá pesquisar sobre o mercado, os temas, o público-alvo e a persona, entender os objetivos do texto, o tom de voz da marca, o estilo de escrita, entre outros elementos, antes mesmo de escrever qualquer coisa.

Comunicação clara e objetiva

Uma comunicação clara e objetiva, tanto escrita quanto verbal, é outra habilidade fundamental para um copywriter

Esse profissional precisa saber comunicar suas necessidades, ideias e resultados de maneira efetiva, até porque, a essência dessa profissão é a comunicação. 

Adaptabilidade

Saber se adaptar e ser flexível em relação às mudanças constantes que surgem no mercado e no mundo digital, também é um aspecto importante para um copywriter.  Essa característica pode ajudar o profissional a se destacar e reagir melhor diante das mudanças que surgirem.

Organização

Independente do formato de trabalho que você escolha exercer a profissão (freelancer, CLT, etc.), a organização é um aspecto inegociável na rotina de um copywriter

Ser organizado exige saber lidar com prazos, ser comprometido e aprender a gerir as demandas diárias de maneira otimizada para facilitar o fluxo de trabalho, tanto seu, quanto da equipe.

Um copywriter organizado, tem mais chances de construir uma carreira de sucesso no Marketing Digital.

Qual é o salário de um copywriter?

O salário de um copywriter pode variar bastante, já que depende de diversos fatores como o tipo de contratação, o nível de experiência, o tipo de projeto, o tamanho da demanda, a empresa, a localização, entre outros fatores.

Por exemplo, esse profissional pode trabalhar no regime de trabalho CLT, com carteira assinada e somente com uma empresa. Assim como também pode trabalhar como freelancer, prestando serviços pontuais para negócios diferentes.

Além disso, um copywriter junior provavelmente ganhará menos do que um copywriter sênior com mais experiência na área. A forma de precificar os serviços de escrita também pode influenciar na compensação financeira de um copywriter.  Por exemplo, alguns profissionais precificam por escopo de projeto, outros por hora ou preço por palavra, o que pode variar bastante o salário de um copywriter.

Esses fatores impactam diretamente no quanto um profissional de escrita persuasiva pode ganhar.

De acordo com o Glassdoor, a faixa salarial de um copywriter no Brasil pode variar entre R$2.400,00 e R$11.160,00 por mês, com uma compensação média de R$9.334,00/mês.

Essa média salarial é referente a perfis com 2 a 4 anos de experiência no mercado, o que representaria uma posição de nível pleno em uma empresa.

Como se tornar um copywriter?

Agora que você entendeu o potencial de ingressar nessa carreira e a importância de um copywriter para estratégias de marketing e vendas de uma empresa, confira algumas dicas para se tornar um copywriter de sucesso.

Faça uma formação/curso na área

Ainda não existe uma formação superior para se tornar um copywriter. Entretanto, atualmente há muitos cursos de copywriting que ensinam a profissão do zero para quem busca ingressar na área. Com uma breve pesquisa no Google, você poderá conhecer diversas opções de cursos ou formações online tanto gratuitas, quanto pagas, para estudar essa área.

O investimento em educação é crucial para começar uma carreira na área de copywriting e redação no geral.

Conecte-se com profissionais do mesmo setor

Um aspecto muito importante dessa jornada é o networking com outros profissionais. 

O mercado de copywriting apresenta muitas oportunidades. Pesquisas mostram que mais de 50% das copies na internet foram escritas por copywriters. Esses dados só comprovam que esse é um segmento em pleno crescimento

Assim, se conectar com profissionais da área pode te ajudar a ganhar perspectiva sobre o cenário atual do mercado, identificar possíveis oportunidades, além de trocar com pessoas que já estão na área e podem contribuir para o seu percurso.

Coloque seus conhecimentos em prática

Se tornar um copywriter, para além dos estudos, requer também a prática.  Assim, é recomendado que à medida em que você for aprendendo sobre a profissão, você comece a colocar em prática seus conhecimentos. Seu percurso profissional será muito mais satisfatório e enriquecedor dessa maneira.

Crie um portfólio atraente

O portfólio serve para apresentar seu trabalho para potenciais clientes e é uma ferramenta essencial para quem trabalha na área de escrita e copywriting

Ele funciona como um mostruário, onde serão exibidos os seus melhores projetos, definidos com estratégia, para que o cliente possa conhecer mais sobre o seu trabalho e suas habilidades de copywriting.

Assim, mesmo que você esteja no começo da sua carreira, invista tempo para criar um portfólio de valor.

Mantenha-se atualizado(a)

A área de marketing é muito dinâmica e está sempre mudando. Novas tendências surgem, outras deixam de fazer sentido, e estar ciente desses acontecimentos é fundamental.

Assim, lembre-se de manter-se atualizado(a) sobre o mercado, as técnicas e tendências e tudo que envolve a área para atuar com sucesso enquanto copywriter.

Conclusão

Se você estava considerando começar uma carreira como copywriter, agora já tem as informações cruciais para dar início a essa jornada rumo à uma profissão em pleno crescimento.

Leia também: