Curso de Product Analytics: conheça o novo lançamento da PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

A PM3 está trazendo mais um conteúdo aprofundado para empoderar Product Managers no desafio de liderar produtos digitais inovadores: o Curso de Product Analytics! O novo curso já está disponível e aqui você vai saber mais sobre o conteúdo que te espera, além de poder acessar a ementa completa para conhecer os tópicos dos módulos com mais detalhes.

O que é o Curso de Product Analytics?

O novo curso reúne um conteúdo completo e aprofundado – de mais de 20 horas – sobre análise de dados para a área de Produto. Sabemos que esse conhecimento é muito importante para tomar decisões mais assertivas com o auxílio de dados concretos, assim como ter mais clareza do que fazer quando não tiver dados suficientes. 

Sendo assim, o curso é para você que precisa dominar dados de qualquer tipo em relação à produtos digitais: dados do próprio produto, de pesquisas com usuários, de mercado, OKRs, métricas e mais!

Por que um curso de análise de dados?

A PM3 vive a cultura do produto e, por isso, está sempre ouvindo a comunidade brasileira para descobrir quais são suas principais dores. De acordo com a mais recente versão do Panorama do Mercado de Product Management, Product Analytics é uma habilidade desafiadora para 34,9% dos respondentes, sendo a 3º mais citada. 

Além disso, muitas das dificuldades relacionadas ao gerenciamento de stakeholders estão ligadas à insegurança para tomar decisões e argumentar com base em dados – como comunicar e negociar a estratégia ou gerir as prioridades do roadmap de produto, por exemplo.

Por meio de conversas nos Grupos de Estudo da Comunidade PM3 e muito Discovery, identificamos uma dor latente no mercado. Como escola referência na educação de produtos digitais no Brasil, a PM3 preparou um curso completo sobre análise de dados em Produto, indo de A a Z.

Assim, visamos preparar esses profissionais para que possam analisar seus produtos do ponto de vista de dados para tomar decisões com mais assertividade e segurança.

O Curso de Product Analytics é para mim?

Como mostramos no item anterior, o conteúdo foi desenvolvido em cima de uma necessidade do mercado. Por isso, convidamos profissionais de Produto que são referência em dados, buscando ajudar Product Managers que desejam olhar para os números antes de tomar qualquer decisão.

Em paralelo a isso, sabemos que profissionais de dados – como Business Analysts – são cada vez mais importantes em empresas digitais. Sendo assim, para estes profissionais (principalmente iniciantes), o curso é também uma ótima oportunidade de aprendizado, caso estejam considerando ampliar a sua entrega profissional em um segmento tão promissor como o de Produto.

O que vou aprender ao longo do curso?

O Curso de Product Analytics está sendo construído de forma a contemplar as mais diversas formas de análise de dados em Produto. Alguns dos principais conteúdos são:

Métricas

Diariamente, profissionais de Produto precisam selecionar e analisar métricas para definir os próximos passos de uma estratégia. Porém, há muita insegurança sobre qual a melhor forma de puxar esses dados, ou até mesmo sobre quais são as métricas mais importantes e que merecem atenção redobrada. 

Por isso, o curso vai te ajudar a selecionar as melhores métricas para o seu produto, fazendo análises em cima dos números obtidos com muito mais segurança, autoconfiança e independência. 

Comunicação com stakeholders

Grande parte do esforço na rotina de Product Managers é alocado na gestão de stakeholders. A comunicação com as partes interessadas é sempre muito delicada, justamente porque envolve pessoas com interesses diferentes em relação a um mesmo produto.

Mas a velha frase “contra dados não há argumentos” pode evitar muita dor de cabeça na hora de conquistar o buy-in dessas pessoas. Por essa razão, preparamos um módulo que explica como reunir e apresentar esses dados de forma correta para cada pessoa da empresa, pensando em um discurso direto, objetivo e orientado a dados.

Experimentação e teste A/B

A validação constante com usuários é essencial para a cultura de produto. Consequentemente, a rotina da área é sempre movimentada por processos internos de experimentação e aplicação de testes A/B – o que gera insegurança para muitas pessoas. 

Como aplicar os testes corretamente? E como analisar os resultados? Como transformar os números em insights e melhorias no produto? Como testar em bases pequenas?

Organizamos um conteúdo completo para esclarecer essas e outras dúvidas, com exemplos práticos que vão te ajudar a perder o medo de testar o seu produto!

Confira mais informações sobre o curso no vídeo a seguir:

Conheça o curso por dentro

A sua jornada no Curso de Product Analytics começa com um vídeo explicativo sobre a plataforma, conteúdo e comunidade, para que você aproveite ao máximo a experiência PM3.

Em seguida, você já pode acessar um plano de estudos, pensado para te ajudar a se organizar, com sugestões de aulas e exercícios que você pode fazer por dia para fixar melhor o conteúdo – e não precisar estudar correndo.

Lembrando que você pode assistir às aulas no seu ritmo e na ordem que preferir! A sua evolução vai sendo registrada e você pode acompanhar tudo pela barra de progresso, assim como conferir o calendário de atividades ao vivo, que ficam sempre do lado direito da tela! ?

Curso de Product Analytics por dentro

Domine os dados de Produto

Essa é sua chance de aprender a lidar com todos os tipos de dados de Produto, por meio de  aulas aprofundadas com profissionais qualificados e cases reais de empresas brasileiras.

Você vai saber como acompanhar dados de forma eficiente para embasar as suas decisões e gerenciar stakeholders, conquistando mais confiança para sua carreira. E claro, você terá mais segurança para conversar com especialistas, orientando análises cada vez mais direcionadas.

Não perca tempo e acesse a ementa completa para conferir detalhes sobre o conteúdo dos módulos!

Product Analytics: construindo uma estratégia de produto baseada em dados