Matriz Ansoff: o que é e como utilizar na estratégia de produto
Equipe de conteúdo - PM3

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Você sabe o que é a Matriz Ansoff? Esse framework é muito útil para Product Managers e lideranças de Produto que precisam tomar decisões estratégicas sobre o futuro dos produtos, evitando também o desperdício de recursos. 

Neste artigo, vamos explicar o que é a Matriz Ansoff, para que serve essa ferramenta, como estruturá-la e como utilizar esse framework no dia a dia de Produto. Boa leitura!

O que é a Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff (também conhecida como Matriz Produto-Serviço) é uma ferramenta que auxilia times de Produto no planejamento estratégico e na definição das metas da empresa.

Trata-se de um framework que permite otimizar resultados e descobrir do que o seu negócio precisa para um crescimento saudável a longo prazo. Nesse sentido, essa ferramenta ajuda na elaboração das metas e estratégias da empresa, além de ajudar os gestores a entender o potencial de crescimento da organização.

A Matriz Ansoff leva esse nome por conta de seu criador, o professor de Engenharia e especialista russo em gestão estratégica, Igor Ansoff, que propôs que as empresas adotassem um olhar externo e um olhar interno para resolver problemas. 

Para isso, o profissional propôs o modelo da matriz, para que os negócios considerassem o próprio contexto e o contexto do mercado em suas decisões estratégicas.

Mas para que exatamente essa ferramenta é utilizada? É o que vamos entender a seguir!

Para que serve a Matriz Ansoff

Separamos algumas utilidades e benefícios da Matriz Ansoff para empresas de produtos digitais. Confira!

Conhecer o negócio em profundidade

A Matriz de Ansoff aumenta a consciência que você tem sobre cada elemento do negócio, compreendendo o impacto do seu produto para o mercado e para os seus usuários, fazendo com que você entenda melhor quais necessidades precisam ser supridas. A partir de todo esse conhecimento, é possível focar no planejamento tático da empresa e na estratégia de produto para alcançar melhores resultados.  

Identificar as necessidades da empresa

A análise Ansoff é uma forma clara e objetiva de identificar as dores dos seus clientes e as lacunas de mercado. Além disso, esse framework também é muito útil para descobrir pontos de melhoria na empresa, identificando fraquezas e forças da organização. 

Traçar um planejamento de sucesso para o futuro

A estratégia Ansoff contribui para que os times criem planos de ação com base nos insights gerados pela matriz, que trazem mais clareza sobre as estratégias que devem ser realizadas. A ferramenta também permite uma melhor visualização do planejamento, além de oferecer mais segurança para os times tomarem decisões com base em dados reais sobre o negócio e o mercado.

Otimizar os resultados do negócio

Com estratégias mais alinhadas com as necessidades da empresa e do mercado, a tendência é que os times possam otimizar resultados e contribuir para o crescimento do negócio de forma saudável

Agora que você já entendeu quais benefícios a Matriz Ansoff traz para a sua empresa, vamos ver como você pode montar esse modelo e começar a usar para otimizar seus resultados!

Estrutura da Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff é dividida em 2 eixos (mercados x produtos) e 4 quadrantes, (considerando os mercados existentes e novos e os produtos existentes e novos), como nesta imagem:

matriz ansoff

Vamos ver no que consiste cada um desses elementos:

  • Penetração de mercado: é a soma de um mercado existente com um produto existente. Essa estratégia tem a meta de aumentar a parcela de mercado da empresa, expandindo a sua base de clientes e fidelizando usuários;
  • Desenvolvimento de mercado: é a soma de um mercado novo com um produto existente. Nesse caso, o objetivo é conquistar novos mercados com as soluções que a empresa já produz;
  • Desenvolvimento de produtos: é a soma de um mercado que já existe com a criação de novos produtos. Nesse caso, o objetivo é aumentar o portfólio de produtos da empresa e vendê-los para um mercado no qual já atua;
  • Diversificação de produtos: que corresponde à soma de mercado novos com produtos novos, com o objetivo de ampliar o mercado e aumentar a cartela de produtos oferecidos para atingir mais pessoas.

O objetivo é cruzar as informações para identificar novas oportunidades e aproveitar ao máximo aquilo que a empresa já faz ou partir para a conquista de novos mercados.

A matriz tem o objetivo de ajudar a estabelecer as métricas de crescimento do negócio, para garantir o retorno sobre o investimento, a partir da criação de um portfólio diversificado, do desenvolvimento dos produtos existente e novos e da conquista do mercado, de acordo com a necessidade e a estratégia da empresa.

Você pode criar sua matriz em um documento no Excel ou utilizar ferramentas mais visuais para isso, como o Canva e o Miro. O mais importante é que esse seja um arquivo acessível para o time.

Como utilizar a ferramenta na estratégia de produto

Empresas que trabalham com produtos digitais podem se beneficiar muito da Matriz Ansoff, pois ela é uma ferramenta que pode contribuir para aproximar as estratégias de produto e de negócio.

Considerando o quadrante de desenvolvimento de mercado, a empresa pode decidir internacionalizar a solução, por exemplo. Já no quadrante referente à penetração de mercado, a estratégia pode ser conquistar clientes da concorrência e ampliar o número de usuários. 

Por outro lado, considerando o desenvolvimento de novos produtos, a empresa pode identificar novas necessidades dos usuários e decidir criar mais funcionalidades para tornar a solução mais robusta.

Agora, pensando na diversificação, é possível criar produtos ou até um novo negócio que tenham a ver com o que a empresa já faz (e nesse caso, trata-se do processo de diversificação relacionada), como criar produtos ou um novo negócio que não tenham necessariamente uma ligação com os anteriores (diversificação não relacionada).

Para preencher a matriz, colha as informações necessárias sobre o negócio e o mercado e avalie os dados do seu segmento para identificar oportunidades. Para isso, pesquisas de mercado e benchmarking são estratégias bastante eficientes. 

Mas também é importante olhar para dentro da empresa, identificar quais os produtos do portfólio melhor avaliados (com mais feedbacks positivos) e as sugestões dos usuários que podem representar oportunidades de otimizar a solução com mais funcionalidades e que ajudam a entender os gostos dos clientes para criar novos produtos. Sessões de brainstorming com o time de Produto também são muito úteis na hora de preencher os quadrantes do framework.

A ideia é que, com base nos resultados colhidos pela matriz, o time de Produto avalie o cenário que faz mais sentido para o momento do negócio. Nesse sentido, a ferramenta pode ampliar as possibilidades da empresa, abrir a mente da equipe para as oportunidades de atuação no mercado e otimizar as perspectivas em relação aos desafios que se apresentam.

Uma dica para aproveitar ainda mais os benefícios da Matriz Ansoff é aliá-la a outras ferramentas, como a análise SWOT, que ajuda as equipes a identificarem as forças e fraquezas da empresa, assim como as oportunidades e as ameaças do mercado.

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