PM3 Lives #31: dicas para começar na área de Produto
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

No último dia 17 de fevereiro, a PM3 Lives #31 trouxe para o YouTube 3 convidados muito especiais, que compartilharam dicas para quem deseja ingressar no mercado de Produto. Yasmin Affonso (@yas.produteira), Sandro Maia (@theproductland) e Camila Lorenzi (@cami_product) participaram de um papo muito leve, mas cheio de informação.

dicas para começar na área de Produto

Se você não assistiu à live ou não anotou as dicas, preparamos aqui uma lista com os principais tópicos abordados. Confira:

Principais habilidades técnicas e comportamentais

Segundo a visão de quem está todos os dias trabalhando com foco em um produto, quais seriam as habilidades mais importantes para se dar bem nessa carreira? As mais comentadas durante a live foram:

  • Comunicação (mais do que falar muito e falar bem, é importante transmitir clareza);
  • Pensamento analítico (para interpretar dados com assertividade);
  • Resiliência (para entender que o mercado está sempre mudando);
  • Influência (para motivar e inspirar o time, mesmo sem liderar);
  • Empatia (para entender as dores do cliente);
  • Priorizar (dizer “não” sempre que necessário).

Leia mais: Product backlog: como priorizar tarefas ao desenvolver um produto

Em meio a esse assunto, o autoconhecimento também foi debatido como um aspecto muito importante para quem está pensando em dar os primeiros passos em direção a uma jornada em Produto.

“A área de Produto é muito comunicativa. Se você é uma pessoa que gosta de ficar mais na sua, que não gosta de participar de reuniões, você vai acabar se frustrando. Eu já vi isso acontecer.”

– Yasmin Affonso

“Obviamente nós precisamos entender de produto, mas nós não somos os especialistas. Eu sou mais a pessoa que está no meio, a comunicadora.”

– Camila Lorenzi

“É preciso ser muito resiliente pra entender que nem sempre você vai conseguir aplicar tudo que você aprendeu em um curso, por exemplo. E eu já vi gente desistir por causa disso.”

– Sandro Maia

Leia também: Estratégia de comunicação para produto: como prezar pela transparência?

Como são os processos seletivos

Conseguir uma primeira entrevista para a área de Produto não precisa ser o seu foco inicial para ingressar em Produto. De acordo com a Yas, o mais importante é buscar se destacar nesse mercado, compartilhando os seus aprendizados sobre ele.

“Muitas empresas estão dispostas a contratar quem está migrando para a área. Manda mensagem para o recrutador, para quem compartilhou aquela vaga. Você já vai ser um rostinho mais familiar entre os outros que também vão tentar o processo.”

– Yasmin Affonso

Outra dica interessante compartilhada pelo Sando é de começar, desde já, a colocar a mão na massa. Você pode montar o seu primeiro case com um experimento – um site em uma plataforma gratuita como o Wix, por exemplo –, criando um material interessante para ser apresentado em uma entrevista. Tente produtizar uma ideia, metrificar e apresentar um relatório de tudo isso, pois com certeza pode ser útil para que você consiga se destacar em um processo seletivo.

Da mesma forma, é muito estratégico ter um perfil no LinkedIn que deixe em evidência aquilo que a vaga pretendida busca.

“Entenda exatamente do que a vaga precisa, quais são as suas características, e tente colocar isso no seu LinkedIn. Se precisa de comunicação, por exemplo, tente reforçar isso através do seu perfil.”

– Camila Lorenzi

Dia a dia, cerimônias e áreas de colaboração

O dia a dia e escopo de um Product Manager podem ser bem diferentes de uma empresa para a outra, muito por conta da individualidade de cada cultura organizacional. Uma coisa que não muda é: PMs fazem “reunião o tempo inteiro”, como destacou a Cami durante a conversa.

“Você faz reunião para falar com pessoas de todos os tipos, desde desenvolvedores e designers aos demais stakeholders (…) O que a gente mais tem que fazer é falar para as pessoas o que estamos fazendo no momento e o que vamos fazer no futuro, tendo a certeza de que todo mundo está alinhado”

– Camila Lorenzi

“Quando falamos em Tecnologia, uma coisa que é importante para quem está migrando para a área é entender um pouquinho de agilidade, o básico de Scrum e Kanban, para que você saiba o que é uma daily, uma review e outros ritos que fazem parte do nosso dia a dia.”

– Sandro Maia

Estudo, trocas e networking

Conhecer pessoas, trocar ideias e buscar conteúdo aprofundado sobre o mercado são dicas quase clássicas quando o assunto é migrar para uma área. 

No caso de Produto, há muita informação de qualidade disponível online. Sendo assim, vale a pena buscar esse conhecimento, participar de eventos e, aos pouquinhos, absorver esse aprendizado para que ele possa ser colocado em prática quando a tão esperada vaga for conquistada.

“Eu sei que a ansiedade é normal, porque eu já estive nesse lugar, mas vejo muitas pessoas comprando o curso da PM3 e querendo terminar em um mês. Você pode até fazer isso, mas se dedica, aproveita a indicação de livros nas aulas, vai refazer um exercício ou rever as anotações que você fez, porque você vai ver muito mais qualidade naquilo que está aprendendo.”

– Yasmin Affonso

Esse foi um resumão dos principais tópicos debatidos na PM3 Lives #31. Perdeu a live ou quer assistir de novo? Basta conferir o vídeo a seguir:

Mais conteúdos que podem te interessar: