Bullseye framework: o que é e como utilizar em Marketing de Produto
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

8 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

O bullseye framework é amplamente utilizado pelos profissionais de Marketing de Produto na definição dos melhores canais de tração. Mas você já ouviu falar nessa ferramenta? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hootsuite sobre as tendências de Marketing para 2022, 51,4% dos profissionais entrevistados querem aumentar os investimentos em social ads neste ano, principalmente no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube. 

Mas como tomar decisões sobre quais os melhores canais para a empresa e não desperdiçar recursos em estratégias que não trarão o ROI (retorno sobre o investimento) esperado? 

É sobre isso que vamos falar no post de hoje, ao apresentar o bullseye framework. Você vai saber o que é essa ferramenta, quais suas principais aplicações, a importância que ela tem para o Marketing de Produto e como aplicá-la na sua empresa. Aproveite a leitura! 

O que é Bullseye Framework

O bullseye framework é uma estrutura com formato de alvo com 3 níveis, utilizada para definir os canais de tração mais adequados para a estratégia de aquisição do negócio. 

Essa ferramenta se baseia em um conjunto de 19 canais, a partir do qual a equipe deve escolher os melhores (afinal, dificilmente uma empresa conseguiria dar conta de todos os canais contidos no bullseye framework).

Esta é a lista com todos os canais considerados:

  1. Acordos e parcerias
  2. Assessoria de imprensa
  3. Palestras
  4. Trade shows
  5. Eventos 
  6. Jogadas publicitárias
  7. Publicidade offline
  8. Publicidade online
  9. Afiliados
  10. Engenharia de produtos e serviços
  11. Plataformas existentes
  12. Marketing de conteúdo
  13. Blog da empresa
  14. SEO
  15. E-mail marketing
  16. SEM (links patrocinados)
  17. Marketing viral
  18. Comunidade
  19. Vendas

Como dissemos, essa ferramenta possui o formato de um alvo, com 3 níveis, como nesta imagem:

bullseye framework

Na primeira faixa (ou camada externa), você deve incluir os canais que podem ser trabalhados pela empresa. 

Na segunda faixa (ou camada intermediária), inclua os canais que têm mais chances de trazer bons resultados. 

Já na terceira faixa (ou camada interna), no interior do círculo, devem aparecer os canais principais da empresa, aqueles que serão priorizados e que são os principais responsáveis pela aquisição de clientes. 

O framework ficou conhecido depois da publicação do livro Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, que popularizou a ferramenta, principalmente entre startups

Aplicações do framework

A proposta do bullseye framework é ajudar as empresas a identificarem os melhores canais, considerando as diversas opções disponíveis (e que podem confundir os times), para mitigar as chances de erros e prejuízos em uma estratégia de Marketing. 

A ferramenta é aplicada para encontrar os canais com melhor potencial de crescimento, contribuindo para que o time consiga atingir as metas da empresa.

Ao identificar os canais mais adequados, a empresa deve partir para a definição das estratégias específicas que serão aplicadas a cada canal. Lembrando que um mesmo canal pode contar com estratégias totalmente diferentes, dependendo do público considerado e do objetivo da empresa.

Outra utilidade do bullseye framework é entender onde estão os usuários com maior potencial de se tornarem clientes da sua empresa, o que contribui diretamente para impulsionar as suas estratégias de Growth e tomar decisões melhores sobre em quais canais investir. Assim, a ferramenta pode ajudar os times a decidir, por exemplo, onde anunciar, quais parceiros fazem mais sentido para o negócio, qual canal deve ser utilizado para a divulgação de um novo app ou evento. 

Além disso, o bullseye framework deve ser aplicado em diferentes fases da empresa, porque os canais de tração mais adequados podem mudar conforme a expansão do negócio. Ela também é uma ferramenta estratégica para startups que desejam escalar suas operações, mas contam com orçamentos enxutos. 

Importância para Marketing de Produto

Escolher os canais certos é fundamental para uma estratégia eficiente de Product Marketing.

O bullseye framework traz mais direcionamento para as iniciativas de Marketing de Produto, ajudando o time a economizar recursos e evitar o desperdício (de tempo, esforço e dinheiro) com canais de tração pouco eficientes e que não cumprirão o propósito da empresa.

Otimizando a tração, a ferramenta também contribui para aumentar a base de usuários. Por isso, a estrutura deve sempre estar associada às métricas de produto e aquisição.

Outros benefícios que o bullseye framework pode trazer para a estratégia de Produto são: 

  • Definir o custo de aquisição de clientes;
  • Nortear os testes e simplificar a rotina de testes do time;
  • Entender melhor o público, suas preferências e comportamento;
  • Evitar cometer erros (além da ferramenta ser uma ótima fonte de aprendizados sobre os canais da empresa).

A partir dos insights gerados pela ferramenta, o time tem mais elementos para, por exemplo, fazer um orçamento da estratégia de canais, avaliando a viabilidade de execução de acordo com a possibilidade da empresa.

Como aplicar o Bullseye Framework

Para escolher os canais que vão em cada nível do bullseye framework, o ideal é começar com sessões de brainstorming que envolvam o time de Marketing de Produto e, depois, filtrar as ideias levantadas até que se chegue ao número de canais ideal (e que a empresa consiga suportar).

Nesse processo, é necessário considerar a viabilidade de cada canal e quantos canais o negócio consegue absorver, tanto em termos financeiros quanto considerando os recursos humanos (é preciso definir, por exemplo, quem ficará responsável pelo canal e o nível de experiência das pessoas em cada meio de contato). 

Na primeira faixa do framework, você pode incluir vários canais, sem muito filtro. Já para definir os canais que irão ocupar a segunda faixa, o time deve partir para a fase de testes em vez de ficar apenas em suposições sobre o que vai funcionar. O ideal é que você inclua até 6 canais nesta faixa. Para descobrir os mais interessantes, é recomendado levantar e validar hipóteses para verificar quais canais podem trazer melhores resultados para a empresa e aproximarem o time de seus objetivos. 

Por fim, os canais da terceira faixa devem receber atenção especial e foco maior do time. Os testes também são necessários nesse momento para identificar os canais mais importantes para a empresa. Você pode rodar experimentos iguais em canais diferentes, fazendo testes A/B para comparar resultados e avaliar a performance de cada alternativa. O objetivo é identificar o CAC de cada canal, o alcance do canal e os resultados de aquisição de novos usuários. 

Além disso, na definição dos canais principais é sempre importante avaliar o retorno sobre investimento e o nível de esforço exigido para a execução da estratégia, considerando a expertise do time e também o comportamento dos usuários. 

Outra estratégia importante para aplicar e construir o bullseye framework e ter melhores resultados com essa ferramenta é fazer benchmarking, que permite avaliar as ações dos seus concorrentes para ter uma visão mais ampla a respeito de como o mercado atua. 

A proposta da ferramenta é, portanto, estabelecer alguns critérios para escolher os canais, como viabilidade, esforço e chance de bons resultados, e priorizar as opções de acordo com esses critérios. A ideia é que você encontre 3 canais centrais, que serão colocados na terceira faixa e que devem ser o foco do time. Esse número dá margem de manobra para a equipe e também evita o desperdício de recursos.

Para começar a criar a estrutura, você pode baixar um template com o modelo no Miro ou fazer o seu próprio framework utilizando ferramentas especializadas, como o Canva ou o Figma

E aí, gostou de saber mais sobre o bullseye framework?

Essa é uma das ferramentas estratégicas importantes para times de Marketing de Produto. Mas existem muitas outras para você conhecer.

Para isso, que tal baixar nosso Guia de Frameworks para Product Managers para impulsionar os seus resultados na gestão de produtos digitais? Aproveite o material!