Case de transição de carreira para Produto
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Ingressar na área de produtos digitais é o desejo de muita gente que começa a perceber as oportunidades desse mercado. Mas como dar o primeiro passo? Quais são boas práticas que podemos adotar nesse processo? Esses foram alguns tópicos abordados no episódio da série Mestres de Produto, no qual Pedro Freire compartilhou seu case de transição de carreira para Produto.

Instrutor do Curso de Processos Seletivos de Produto, Pedro foi um dos early adopters do Curso de Product Management e, desde então, vem construindo uma jornada de sucesso na área. Atualmente é Product Manager na unico IDtech, mas já passou também por empresas como Hotmart e MaxMilhas.

No bate-papo com Marcell Almeida, CEO e Co-Founder da PM3, ele compartilhou alguns insights interessantes para quem também está passando pela transição e quer dicas de como passar por isso da melhor forma possível.

A seguir, destacamos os principais pontos da conversa. Acompanhe!

Como identificar que a área de Produto é uma boa oportunidade?

Apesar de ter um background em Biologia, Pedro Freire comentou que, logo após terminar sua formação, começou a empreender. Esse processo, por si só, já foi uma fonte de ensinamentos que seriam muito úteis para a atuação em Produto.

Somado a isso, ele comenta que a transição não foi algo proposital. Tudo começou naturalmente, quando ele se interessou por uma vaga de Business Analyst e acabou se tornando Product Owner na MaxMilhas. “Na época eu não sabia o que um PO fazia, eu estudei ali minimamente para passar pelo processo, mas deu tudo certo. Depois de entrar nesse universo eu me apaixonei”.

Para atuar em Produto, é fundamental ter um perfil que se enquadre à área. Falando sobre como percebeu que tinha feito a escolha certa ao seguir na atuação como PO, Pedro comenta que o aprendizado constante e a interação com os profissionais da MaxMilhas foram essenciais. Esses aspectos fizeram com que ele identificasse uma grande oportunidade de se desenvolver e impactar pessoas com seu trabalho.

É preciso entender de tecnologia para migrar para Produto?

Como o segmento de Tecnologia não era um contexto com o qual Pedro estava acostumado, as dificuldades surgiram – mas foram amenizadas conforme a equipe apoiava o processo de aprendizado. 

Sobre isso, Marcell questiona se realmente é preciso entender de tecnologia para ingressar em Produto e Pedro destaca que de fato é interessante saber o básico, pelo menos. “Não acho estritamente necessário saber programação ou tecnologias mais atuais, penso que é importante saber se comunicar e ter interesse sobre o assunto, confiando no time e especialistas. Com o tempo você passa a entender melhor a complexidade de criar um produto”, explica Freire.

“Na minha primeira reunião na MaxMilhas eu saí de lá com uma lista enorme de palavras que eu precisei pesquisar no Google para entender o que eu precisava fazer. Isso aconteceu algumas vezes até eu ganhar repertório”. – Pedro Freire.

O que você faria diferente no seu processo de transição?

Pedro comentou que o período de transição foi bem conturbado para ele. Isso porque, na época, ele tinha se casado recentemente, sua filha tinha acabado de nascer e ainda estava se mudando para outra cidade. Tudo isso contribuiu para que ele acabasse não pedindo ajuda de outras pessoas no processo e ele destaca isso como algo que mudaria na sua migração.

A decisão da migração precisa ser consciente e planejada. No caso dele, tudo foi acontecendo e, por sorte, ele se encontrou na área. Mas é importante conversar bastante com pessoas de Produto e Tecnologia, entender a função de cada papel e fazer uma escolha mais segura.

“Uma coisa legal que eu vejo na nossa comunidade hoje e que a gente não via muito lá em 2017, 2018 é a disponibilidade das pessoas em conversar e mentorar. Hoje você tem muita gente boa e disposta a ajudar”, comenta Pedro.

Existe o momento certo para fazer a transição de carreira para Produto?

“O momento certo é aquele no qual surge uma oportunidade e você se sente preparado para aproveitá-la”, resume Pedro. É claro que é possível se preparar e estudar para adquirir mais confiança para quando esse momento chegar. Mas a hora certa depende muito da realidade de cada um.

Para quem realmente já tomou a decisão de migrar e quer se preparar para isso, Pedro deu 2 dicas: fazer um curso, como o da PM3, e criar uma apresentação ou um roadmap experimental, analisando um produto que você goste. 

“O curso me ajudou muito porque eu entendi qual é o papel do PM e tive acesso a pessoas que poderiam me ajudar e conteúdos com os quais eu poderia me aprofundar no assunto (…) Com a apresentação você vai poder mostrar que entende o básico de Produto e também que sabe comunicar suas ideias. Isso já cria um mindset de Produto.” – Pedro Freire.

Confira o conteúdo completo

Quer conferir o papo completo com o Pedro Freire? O conteúdo faz parte da nossa playlist do Mestres de Produto no YouTube, mas para assistir a esse episódio basta soltar o play no vídeo a seguir:

Prepare-se para a sua entrevista de Produto

Se você quer se preparar para sua transição de carreira para Produto, a PM3 está aqui para te ajudar. Além do Curso de Processos Seletivos de Produto (que está com a lista de espera disponível para inscrições), desenvolvemos em parceria com o Papo de Produto um material gratuito e exclusivo para você que quer mandar bem na hora da entrevista!

São 20 perguntas e respostas em entrevistas para Product Managers, que revelam o que lideranças da área querem ouvir nessa etapa tão importante para conquistar a vaga dos sonhos. Acesse agora mesmo!

Leia também: