Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
13 de setembro de 2019

Você sabe a diferença entre Product Manager e Product Owner?

O universo de produto pode não ser novo, porém a maneira como tem sido visto pelas empresas ( muito por conta do crescimento no número de startups e empresas de tecnologia), nunca esteve tão em alta.

Com uma área em alta, muitas vagas de emprego acabam surgindo para suprir às necessidades das empresas. Na mesma velocidade surgem as dúvidas sobre não apenas os perfis profissionais como também o escopo que cada profissional na área de tecnologia deve desempenhar.

Se você está buscando vagas de emprego na área de produto e se depara com os papéis de Product Owner e de Product Manager, pode ficar um pouco confuso sobre estas vagas, já que tem nomes parecidos e funções que se cruzam nos times de tecnlogia. Por isso criamos este texto para diferenciar bem os cargos de PO e PM, como são conhecidos no mercado. Vamos lá!

Começando pelo Product Owner

O Product Owner (a.k.a PO) tem a função de levantar as necessidades do negócio e produto com todos os stakeholders interessados para desenvolver e entregar dentro do prazo. Pondo a qualidade em primeiro lugar, ele deve alinhar esta entrega ao planejamento estratégico da empresa.

Ele é o profissional que captura demandas, alinha expectativas, analisa custo, esforço e repassa as responsabilidades para o time. É a ponte entre a direção e o time que vai desenvolver o produto.

O profissional que desenvolve a função de Product Owner trabalha com foco no time, priorização, garantia de entregas e fica de olho no backlog. Nesse momento é preciso ter alguém que esteja olhando para fora do time, e esse é o papel do Product Manager.

Aliás, nós temos uma live ao vivo com a Daiany Côrrea, que é Product Owner na Luizalabs na qual ela conta como atua como PO por lá. Vale muito à pena assistir para entender como é o dia a dia deste profissional.

O dia a dia de um PO comporta basicamente o planejamento, a criação, a guarda do backlog, priorização de tarefas, cobrar a equipe continuamente sobre as metas, envolver o cliente no projeto, participar das reuniões diárias e entender o progresso do produto ao final de cada sprint. Além disso o PO é responsável por comunicar o status para os outros envolvidos externos.

E então, quem é e o que faz um Product Manager?

O Product Manager é o elo entre o desenvolvimento, o UX e o Business. Esta pessoal tem o papel de identificar, avaliar e validar ideias que possam significar novas oportunidades de negócio ou melhorias para os produtos. Um Product Manager possui habilidades interpessoais fortes, é um líder e precisa estar sempre focado nas métricas de produto para faze-lo evoluir.

É o Product Manager que acompanha tendências e precisa sempre inovar o roadmap de produtos. É comum que um Product Owner que desenvolva um mindset de produto se torne um ótimo Product Manager eventualmente.

Esse profissional vai liderar produtos, precisando muito saber lidar com pessoas, clientes, stakeholders dos mais diversos setores. O Product Owner e o Product Manager possuem muitas semelhanças e suas diferenças não são excludentes.

Para ilustrar melhor, trazemos essa imagem postada no Instagram da PM3 que fala um pouco sobre as diferenças entre esses dois cargos:

@cursospm3

Mas qual é o salário de um Product Owner e de um Product Manager?

Pensando que Product Managers são Product Owners com mais experiência e desenvolvimento de mentalidade de negócio, é provável que muitos Product Owners estejam agora pensando em se desenvolver para se tornarem Product Managers, e assim teremos cada vez mais profissionais qualificados no mercado.

Os salários de Product Owner e Product Manager variam muito, mas segundo o novo guia de salários da Robert Half, o salário médio de um Product Manager é de R$ 18.538/mensal.

Já um Product Owner, segundo o site Glassdoor, pode ganhar até R$12.000/mês na cidade de São Paulo.

Abaixo temos também um vídeo da nossa playlist no Youtube chamada “Tira dúvidas PM3”, na qual explicamos ainda mais esta diferença!

Para entender ainda mais sobre esta diferença, nós recomendamos que  você baixe a nossa ementa e nela saiba mais sobre o nosso curso de Product Manager e a nossa metodologia, para que você decida se está mais no caminho de ser um Product Manager ou Product Owner.

Quer desenvolver suas habilidades para atuar como Product Manager? 

Aqui na PM3 nós temos como visão: tornar o mercado brasileiro de tecnologia a referência mundial em Product Management. E para fazer isso acontecer, nós levamos a nossa missão a sério: formar os melhores profissionais da área de Produto, utilizando as mais atuais práticas de Product Management por meio de casos de sucesso reais e brasileiros.

Por isso, reunimos os melhores especialistas em produto do país, para compartilhar um conhecimento linear e com cases reais do nosso mercado. Desta forma, você receberá uma formação no contexto em que atuamos, mostrando cases de quem realmente faz acontecer hoje em produto no Brasil.

Aproveite e confira já a ementa completa do curso e veja como ele se encaixa no seu momento atual de carreira.

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor:

Autoria de:

Você também pode gostar de ler

Diferença entre Product Managers B2B e B2C

Este artigo é uma tradução livre deste post original publicado pelo blog da Pendo.io. Por ser um conteúdo de altíssimo valor, achamos que seria uma boa ideia traduzi-lo para