Diferença entre Product Manager (PM) e Product Owner (PO)
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

O universo de produto pode não ser novo, porém a maneira como tem sido visto pelas empresas ( muito por conta do crescimento no número de startups e empresas de tecnologia), nunca esteve tão em alta. Por isso é comum a seguinte dúvida: qual a diferença entre Product Manager e Product Owner?

Com uma área em alta, muitas vagas de emprego acabam surgindo para suprir às necessidades das empresas. Na mesma velocidade surgem as dúvidas sobre não apenas os perfis profissionais como também o escopo que cada profissional na área de tecnologia deve desempenhar.

Se você está buscando vagas de emprego na área de produto e se depara com os papéis de Product Owner e de Product Managerpode ficar um pouco confuso sobre estas vagas, já que tem nomes parecidos e funções que se cruzam nos times de tecnlogia. Por isso criamos este texto para explicar a diferença entre os cargos e suas funções. Vamos lá!

Qual a diferença entre PM e PO?

Basicamente a diferença entre PM e PO está no dia a dia dos cargos. O PO fica encarregado tarefas mais operacionais junto ao time, acompanhando a execução das demandas relacionadas ao desenvolvimento do produto. Já o PM se preocupa mais com os aspectos estratégicos do processo, pensando na competitividade e na relevância da solução para o mercado, assim como seu sucesso a longo prazo.

A seguir, vamos entender as particularidades de cada função!

A imagem contém a representação gráfica da diferença entre Product Manager e Product Owner.
@cursospm3

Começando pelo papel de Product Owner

O Product Owner (a.k.a PO) tem a função de levantar as necessidades do negócio e produto com todos os stakeholders interessados para desenvolver e entregar dentro do prazo. Pondo a qualidade em primeiro lugar, ele deve alinhar esta entrega ao planejamento estratégico da empresa.

Ele é o profissional que captura demandas, alinha expectativas, analisa custo, esforço e repassa as responsabilidades para o time. É a ponte entre a direção e o time que vai desenvolver o produto.

O profissional que desenvolve a função de Product Owner trabalha com foco no time, priorização, garantia de entregas e fica de olho no backlog. Nesse momento é preciso ter alguém que esteja olhando para fora do time, e esse é o papel do Product Manager.

Aliás, nós temos uma live ao vivo com a Daiany Côrrea, que é Product Owner na Luizalabs na qual ela conta como atua como PO por lá. Vale muito à pena assistir para entender como é o dia a dia deste profissional.

Imagem de divulgação da live "Dia a dia de um PO", com Dayany Correa.

O dia a dia de um PO comporta basicamente o planejamento, a criação, a guarda do backlog, priorização de tarefas, cobrar a equipe continuamente sobre as metas, envolver o cliente no projeto, participar das reuniões diárias e entender o progresso do produto ao final de cada sprint. Além disso o PO é responsável por comunicar o status para os outros envolvidos externos.E então, quem é e o que faz um Product Manager?

Entendendo melhor o papel de Product Manager

O Product Manager é o elo entre o desenvolvimento, o UX e o Business. Essa pessoa tem o papel de identificar, avaliar e validar ideias que possam significar novas oportunidades de negócio ou melhorias para os produtos. Um Product Manager possui habilidades interpessoais fortes, é um líder e precisa estar sempre focado nas métricas de produto para faze-lo evoluir.

É o Product Manager que acompanha tendências e precisa sempre inovar o roadmap de produtos. É comum que um Product Owner que desenvolva um mindset de produto se torne um ótimo Product Manager eventualmente.

Esse profissional vai liderar produtos, precisando muito saber lidar com pessoas, clientes, stakeholders dos mais diversos setores. O Product Owner e o Product Manager possuem muitas semelhanças e suas diferenças não são excludentes.

Mas qual é o salário de PM e PO?

Agora você já sabe a diferença entre Product Manager e Product Owner em termos de função e rotina de trabalho.

Pensando que PMs são POs com mais experiência e desenvolvimento de mentalidade de negócio, é provável que muitos Product Owners estejam agora pensando em se desenvolver para se tornarem Product Managers, e assim teremos cada vez mais profissionais qualificados no mercado.

Os salários de Product Owner e Product Manager variam muito, mas segundo o novo guia de salários da Robert Half, o salário médio de um Product Manager é de R$ 18.538/mensal. Já um Product Owner, segundo o site Glassdoor, pode ganhar até R$12.000/mês na cidade de São Paulo.

Abaixo temos também um vídeo da nossa playlist no Youtube chamada “Tira dúvidas PM3”, na qual explicamos ainda mais esta diferença!

Saiba como se tornar Product Manager

Se você acompanhou nosso conteúdo até aqui e se interessou pela promissora carreira de Product Manager, confira nosso e-book completo com 20 perguntas e respostas de entrevistas para Product Manager, formuladas por líderes da área de Produto. Dê o primeiro passo na sua carreira como PM! Acesse o material gratuitamente no banner a seguir:

Quer saber mais? Estamos a apenas um clique de distância!

Se você tem alguma dúvida sobre o cargo de PM, estamos aqui por você. Entre em contato com time PM3 através do WhatsApp agora mesmo. 📢 Entrar em contato

Mais conteúdos sobre PM: