Habilidades essenciais de Product Marketing Manager - Cursos PM3
Angélica Reis

Angélica Reis

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Você se lembra qual foi a primeira vez que ouviu falar do termo “Product Marketing”? Não deve ser tanto tempo assim, já que essa posição surgiu recentemente, especialmente aqui no Brasil. 

Se você se interessa pelo tema e quer atuar nesta área, é importante entender que realizar a disciplina do marketing de produto (seja como conceito, processo ou cargo) é um desafio diário. Afinal de contas, esta é uma posição muito estratégica para as empresas. Responsável por ser a voz do usuário durante o processo de desenvolvimento do produto, o PMM também deve ajudar a determinar qual é o seu posicionamento, a estratégia de precificação, e como a comunicação e o produto serão desenvolvidos e entregues ao mercado – leia esse artigo do Blog para saber o que faz um Product Marketing Manager na prática.

Um bom Product Marketing Manager sabe que as regras do jogo variam de acordo com a empresa para a qual está se candidatando e o tipo de função de marketing de produto que irá executar. Por exemplo, existem muitas diferenças ao atuar como PMM no universo de produtos físicos e produtos digitais. A verdade é que não existe um script ou uma receita de bolo que você deve somente seguir. Por isso, esta posição requer algumas habilidades importantes, listadas abaixo.

Saiba que a ideia é te mostrar quais habilidades podem ajudar neste trabalho. Mas, você não precisa já ter se desenvolvido em todas elas para poder se aplicar para uma vaga de product marketing. Além disso, sempre leve em consideração personalizar sua lista de habilidades com base em seu histórico profissional e interesses pessoais, pois isso é o que fará de você um profissional diferenciado. 

Vamos lá?

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Habilidades Comportamentais de Product Marketing Manager

Aprendizado contínuo

Intencionalmente começamos por aqui. Saiba que como PMM, você não deve parar de aprender ou se contentar com o conhecimento que já tem. É essencial se manter curioso e atualizado sobre o que acontece no mercado, as tendências relevantes para o produto, assistir a cursos, palestras, workshops e continuar aprendendo as demais habilidades que você gostaria para aumentar seu desempenho.

Comunicação

É esperado que o PMM trabalhe lado a lado com outras equipes da organização para encontrar as melhores oportunidades de impulsionar a adoção do produto, da marca e aumentar o engajamento dos usuários. Por isso, saber articular, transmitir ideias de forma clara, objetiva e saber comunicar a proposta de valor do produto é um dos exemplos da importância de se comunicar e escrever bem. Além disso, por esta ser uma das funções mais colaborativas dentro da organização, que trabalha em parceria com outras áreas, ser capaz de se comunicar de forma concisa com diferentes níveis hierárquicos e, de vez em quando, fazer um gerenciamento de conflitos, é essencial neste trabalho.

Liderança

A habilidade de liderança é muito relevante para um gerente de marketing de produto, mesmo que ele não seja necessariamente o gestor de uma equipe. O que não faltarão em uma carreira como esta serão ocasiões e oportunidades de liderar processos, projetos, assumir riscos e fazer o papel de porta-voz da equipe. Um bom PMM precisa ser capaz de lidar com estas situações e se responsabilizar pelos resultados obtidos.

Empatia

Ser capaz de se colocar no lugar das pessoas, principalmente do seu usuário/cliente, entender profundamente suas dores, suas atividades e objetivos é um conhecimento valioso para quem tem o desafio de construir um produto que as pessoas amam. Um profissional de marketing de produto tem empatia e ajuda o time a tomar decisões avaliando os impactos e os riscos envolvidos.

Habilidades Técnicas de Product Marketing Manager

Marketing

Você não precisa ter um diploma em marketing, mas é importante que entenda os principais conceitos e saiba, por exemplo, quais são os diferenciais do mix de marketing envolvidos no negócio. Geralmente, os PMMs ajudam na coleta de insights de pesquisas, dados do produto e campanhas de marketing e os compartilham com as equipes de produto, marketing e vendas, por isso, entender como estruturar pesquisas de mercado também é uma habilidade importante.

Entender o lado técnico 

Entender o lado técnico do desenvolvimento de um produto, como ele funciona, quais são seus diferenciais e limitações, é o tipo de conhecimento que garantirá que o PMM esteja envolvido em discussões, auxiliando as áreas de produto e engenharia nas descobertas e direcionando o time, juntamente ao PM, para fazer um ótimo produto para os usuários e o mercado.  Afinal, Product Marketing Managers e Product Managers devem ser grandes aliados para obter o sucesso do produto.

Ser analítico

Ser capaz de fazer análises básicas, realizar testes A/B de alta confiabilidade, trabalhar em boas visualizações de dados, e construir storytellings lógicos e concisos para ajudar toda a equipe a tomar decisões mais assertivas e o negócio crescer e prosperar. Ter um mindset data driven pode ser um dos maiores diferenciais de um profissional de marketing de produto.

Agora que você já sabe quais são as habilidades necessárias para atuar na área, que tal descobrir quais são os 6 livros essenciais para profissionais de Product Marketing?

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