Marketing de Produto e Marketing Tradicional: quais são as diferenças?
Lorena Gomes

Lorena Gomes

4 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

A área de Product Marketing já existe há mais de 30 anos no mercado internacional, mas sua presença no Brasil é recente. Consequentemente, muita gente se questiona: qual a diferença entre Marketing de Produto e Marketing Tradicional?

Product Marketing, ou Marketing de Produto em português, é a área responsável pela interseção de 3 setores fundamentais para o crescimento de qualquer negócio: Produto, Marketing e Vendas. A área pode ser responsável por uma série de questões estratégicas para o sucesso de um Produto.

Os gerente de Marketing de Produto, ou Product Marketing Manager (PMM), são os profissionais que atuam na área. Essas pessoas têm como missão ser a voz do produto para o mercado e do mercado para o produto, conduzindo as prioridades estratégicas do negócio ou oferta. 

No entanto, quando falamos de Product Marketing é muito comum que surjam dúvidas referentes às principais diferenças entre as suas atividades comparadas ao marketing tradicional. 

Apesar dessas atividades serem determinadas muito conforme necessidades e maturidade de cada empresa/serviço, vamos compartilhar com vocês algumas das principais diferenças.

Responsabilidades do Marketing de Produto

Podemos dizer que as atividades de Product Marketing podem abranger tanto estratégias do Marketing Tradicional quanto questões mais específicas do produto, como posicionamento, lançamentos, performance e gestão de projetos com times multifuncionais. São algumas delas:

  • Desenvolver informações analíticas sobre o mercado e clientes;
  • Consolidar os principais objetivos do negócio;
  • Consolidar o posicionamento do produto ao mercado, promovendo a proposta de valor e diferenciais comparados aos concorrentes;
  • Definir personas e segmentações;
  • Planejar e liderar a estratégia de go-to-market para lançamentos de produtos, serviços ou ofertas; 
  • Alinhar os 3 setores fundamentais para o crescimento de qualquer negócio: Produto, Marketing e Vendas;
  • Ser porta-voz dos clientes com objetivo de melhorar continuamente a performance do produto, por meio de entrevistas de win & loss e NPS, por exemplo;
  • Ser um porta-voz do produto para demais áreas da empresa e para o cliente;
  • Desenvolver estratégias para prolongar o ciclo de vida de seus produtos

Saiba mais: confira uma aula completa e gratuita sobre a diferença entre gestão de produto e marketing de produto, retirada do Curso de Product Management da PM3!

Responsabilidades do Marketing Tradicional

Quando pensamos no Marketing Tradicional, as atividades na maioria das vezes são mais voltadas à estratégia de comunicação geral do negócio e da marca. Veja algumas:

  • Criar a marca alinhada a visão institucional da empresa, assegurando que branding, tom e voz estejam alinhados aos valores do negócio;
  • Gerenciar fornecedores de Marketing, responsáveis por desenvolver materiais de comunicação, por exemplo, website, ads e eventos;
  • Gerar interesse no cliente utilizando ferramentas de comunicação, tais como: Inbound Marketing, eventos, PR, digital ads, conteúdo, e-mail marketing, etc.;
  • Desenvolver e operacionalizar campanhas de comunicação interna, desenvolvendo influenciadores como embaixadores da marca;
  • Garantir que a mensagem criada em parceria com Product Marketing seja clara e amplamente conhecida.

Conclusão

Em resumo, a principal diferença entre Marketing de Produto e Marketing Tradicional está no foco principal de cada um: mais generalista em relação ao negócio (tradicional) ou mais focado no produto em si (produto).

As ações de Product Marketing podem abordar tanto estratégias do Marketing Tradicional quanto a jornada de posicionamento de produto, passando por lançamentos e performance de funcionalidades, precificação, KPIs, análise competitiva e gestão de projetos com times multifuncionais.

Sendo assim, nos casos de empresas estrategicamente orientadas a produtos digitais complexos, é interessante (e podemos dizer, essencial) que haja um profissional (ou área) dedicado a alinhar essas iniciativas sob o ponto de vista do valor entregue pela solução desenvolvida.

Domine Product Marketing

Quer dominar estratégias ferramentas que vão te dar uma visão de especialista em Marketing de Produto? O Curso de Product Marketing da PM3 é o primeiro do Brasil e, além de contar com cases reais do mercado brasileiro, te proporciona a melhor experiência de aprendizado para atuar em uma das áreas que mais cresce no Brasil. Quer saber mais sobre o conteúdo? Então confira a ementa completa!

Leia mais: