Programação básica: o que é, principais conceitos e linguagens
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

10 minutos de leitura

Cada vez mais, a programação básica tem se tornado um conhecimento essencial para profissionais de tecnologia. Aprender a lógica de programação ajuda não só a entender a parte técnica de um produto digital, mas também a comunicar-se eficientemente com profissionais técnicos, como os desenvolvedores de software

O mercado de desenvolvimento de software cresce exponencialmente a cada ano. Estatísticas mostram que a expectativa de crescimento dessa fatia do mercado a nível global é de USD 507.23 bilhões até 2025, com um CAGR de 5.3%. Isso significa que o aumento na demanda por profissionais de programação também é significativo, tornando essa área uma parte essencial da economia global.

Continue lendo este artigo para saber no que consiste a lógica de programação, os principais conceitos de programação básica, as linguagens de programação mais populares e como começar a estudar programação. 

O que é lógica de programação?

A lógica de programação é a base por trás da escrita de qualquer código, fornecendo a estrutura necessária para a resolução de problemas e para a execução de tarefas em um algoritmo. Por meio da construção de instruções, comandos e sequências lógicas, como as funções, repetições e condições, o algoritmo consegue transformar problemas complexos em pequenas tarefas gerenciáveis e resolver esses problemas de acordo com sua programação.

Assim, a programação envolve escrever um roteiro detalhado em uma linguagem que o computador entenda (código) para executar tarefas e ações para as quais foi programado. 

Mesmo que você não seja um programador, aprender os conceitos de programação básica, ou ao menos entender a lógica de programação que sustenta toda a construção de um algoritmo, vai ajudar significativamente no seu trabalho com desenvolvedores de software. A comunicação é um aspecto crucial para o desenvolvimento de um produto, mas também é um desafio entre Product Managers e profissionais técnicos, como os desenvolvedores.

Por isso, encontrar uma linguagem em comum ao entender a lógica por trás da programação e seus principais conceitos e linguagens, é um passo necessário para uma maior efetividade no desenvolvimento de produtos digitais.

Principais conceitos de programação básica

Alguns conceitos básicos de programação podem te ajudar a falar a mesma língua que os devs. Assim, é indispensável ter noções de termos como algoritmos, tipos de dados, variáveis e constantes, condições e repetições, funções, entre outros. 

Algoritmo

Você certamente já ouviu falar do termo “algoritmo”. Em programação, o algoritmo é a sequência lógica de comandos necessários para atingir o objetivo do sistema. Por meio das instruções dadas ao algoritmo, o computador consegue executar estes comandos e traduzi-los em respostas esperadas. Assim, o algoritmo é qualquer sequência lógica que te permite alcançar alguma coisa.

Por exemplo, imagine que você está começando um curso de bordado e assiste um tutorial de como colocar a linha na agulha. Esse passo a passo que possibilita que você chegue ao seu objetivo pode ser considerado um algoritmo. Na área de programação, os algoritmos podem ser construídos em diversas linguagens de programação, dependendo dos objetivos propostos.

Tipos de dados

Já os tipos de dados referem-se às informações inseridas no programa. É tudo aquilo que adiciona-se no algoritmo, fornecendo uma base para a eficiência do programa. Os dados podem vir em diversos formatos, como os dados primitivos ou os dados estruturados.

Por exemplo, os dados primitivos podem ser números em diferentes formatos, caracteres, strings, booleanos, etc. Já os dados estruturados, podem vir em formatos de arrays (como uma lista de números), classes e outros tipos de estruturas. 

No geral, os dados estruturados representam um conjunto de dados primitivos que são conectados. Por exemplo, para representar um usuário do produto, pode ser útil juntar o nome, a idade e o e-mail dele em uma estrutura única. Assim, os tipos de dados são essenciais para o funcionamento adequado de um algoritmo.

Variáveis e constantes

As variáveis e constantes também são conceitos cruciais de programação básica, pois através destes elementos pode-se definir a natureza da organização e manipulação dos dados de um algoritmo. 

Variáveis são dados que podem mudar ao longo da execução do programa, como por exemplo, as horas em um relógio, que vão mudar com o passar do dia. Já as constantes, são valores imutáveis, que uma vez inseridos no programa, permanecerão iguais, como por exemplo, a data de nascimento de um usuário. No processo de desenvolvimento, é importante entender quais dados serão constantes e quais não, já que isso influencia a escrita, a performance e a segurança do programa. 

Condições e repetições

As condições permitem que o algoritmo tome decisões a partir de critérios estabelecidos. Ele executará diversos blocos de código considerando diferentes situações possíveis. Por exemplo, um programa de notas pode estabelecer que o critério para a aprovação é obter um resultado a partir de 70. Assim, qualquer valor abaixo desse critério, será reprovado.

Já as repetições são blocos de código compostos por uma condição. Eles podem ser executados várias vezes enquanto a condição estabelecida for verdadeira. Por exemplo, no programa de notas mencionado acima, uma repetição seria necessária para analisar individualmente as notas de todos os alunos. Isso evita que o programador tenha que escrever as mesmas instruções para cada aluno. 

Funções

As funções são essenciais para a organização, manutenção e modularização do código. Elas são blocos de código reutilizáveis que realizam uma tarefa específica. As funções podem ser chamadas em diversas partes do programa, aceitando valores de input e retornando outros valores de output

Por exemplo, uma função de soma numérica, aceitará dois números como input e retornará um número como output, sendo ele a soma dos dois inputs. Essa função pode ser reutilizada em qualquer ponto do programa.

Principais linguagens de programação e aplicações

A área de programação é vasta e possui diversas linguagens de programação, com múltiplas finalidades. Quando falamos no desenvolvimento de produtos digitais, as principais linguagens de programação são:

  • Python;
  • JavaScript, HTML e CSS;
  • Java;
  • Swift;
  • Kotlin.

Python

Python é uma linguagem de programação muito versátil e popular, criada não só para desenvolvimento web, mas também para outros objetivos. Ela é muito utilizada na análise de dados com Python, automação de tarefas, implementação de funcionalidades, machine learning, ciência de dados, entre outros. Essa linguagem é fácil de aprender, ler e executar, pois possui uma sintaxe descomplicada, sendo uma opção ideal para iniciantes que queiram aprender programação básica. 

JavaScript, HTML e CSS

JavaScript, HTML e CSS são as principais linguagens de desenvolvimento web e geralmente são usadas em conjunto para criar interfaces interativas e responsivas na web. 

HTML é uma linguagem usada para estruturar os elementos de uma página, como cabeçalhos, links, imagens, parágrafos, etc. Já CSS é usada para gerenciar os elementos visuais da página, como layout, cores, tipografia, etc. JavaScript, por outro lado, é o verdadeiro motor que torna um site dinâmico, funcional e responsivo para o usuário, criando interfaces interativas e fazendo integrações de APIs de maneira eficiente. 

Embora JavaScript tenha como foco o desenvolvimento front-end do site (a parte que o usuário interage), nos últimos tempos, a linguagem tem sido usada também para back-end (o servidor com que o site comunica). Essas três linguagens são a base do desenvolvimento web. Por isso, adquirir esses conhecimentos pode ser muito útil para entender aspectos de programação web e comunicar-se com desenvolvedores sobre as decisões de produto.

Java

Java é uma linguagem muito conhecida no mundo da programação principalmente por sua escalabilidade e flexibilidade. Ela é robusta e de alto desempenho, permitindo desenvolver vários tipos de aplicações, como aplicativos mobile, websites, jogos e ser executada em variadas plataformas como Windows, Android, Linux e macOS. Sendo assim, é uma linguagem muito vasta e versátil e aprendê-la proporciona um  conhecimento muito útil que apoia a tomada de decisões no desenvolvimento de produtos.

Swift

Swift é uma linguagem de programação focada no desenvolvimento de aplicativos mobile em sistemas operacionais como macOS e iOS. Criada pela Apple, ela possui uma sintaxe descomplicada e eficiente, mas ao mesmo tempo é robusta e otimizada para o alto desempenho, oferecendo modernidade, segurança e confiabilidade. Entender o funcionamento e a base do Swift pode ser útil para colaboração com desenvolvedores de aplicativos mobile.

Kotlin

Kotlin é a versão do Swift voltada para o sistema Android. Ela é integrada e interoperável com a linguagem Java, o que facilita muito a migração gradual de projetos em Java para Kotlin. Kotlin é a linguagem de preferência do Google para o desenvolvimento de aplicativos Android, principalmente por ser moderna e oferecer uma sintaxe clara, além de ser altamente segura e confiável.

Assim como Swift, é útil para a colaboração de profissionais de Produto em projetos de sistemas operacionais iOS, o Kotlin é o que vai te ajudar a entender o funcionamento técnico de aplicativos Android.

Como aprender programação?

Aprender programação básica é o primeiro passo para ultrapassar a barreira da comunicação entre PMs e desenvolvedores. Você não precisa dominar completamente uma linguagem ou saber todos os termos técnicos, mas entender a base em que se fundamenta a programação de software é indispensável para melhorar os processos de desenvolvimento de um produto e trazer mais efetividade na tomada de decisões.

Algumas dicas para ajudar nessa jornada de aprendizagem são:

  • Comece pelas linguagens de programação mais fáceis, como Python, JavaScript, HTML e CSS. Esses conhecimentos vão te ajudar a entender o universo da programação e fornecer uma base para que, no futuro, você possa aprender outras linguagens;
  • Utilize recursos de aprendizagem como vídeos, tutoriais, livros, cursos livres e bootcamps de programação para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Um recurso interessante são as IAs, como o ChatGPT, que tem auxiliado significativamente o trabalho de desenvolvedores;
  • Engaje-se na comunidade de desenvolvedores. A comunidade de programadores é muito consolidada e oferecem recursos, suporte e um ambiente de discussões para que os iniciantes na área possam ter trocas significativas com outros profissionais. Uma ferramenta referência na área é o StackOverFlow, uma plataforma de perguntas e respostas sobre o universo da programação que permite a interação entre diversos profissionais, desde iniciantes até sêniores;
  • Coloque seus conhecimentos em prática. Crie projetos reais, mesmo que sejam pessoais, para testar seus conhecimentos e adquirir experiência prática.  

Conclusão

Product Managers não precisam saber programar para alcançarem bons resultados em seus projetos e produtos. Mas, de fato, entender conceitos básicos pode facilitar bastante a comunicação com desenvolvedores e, consequentemente, otimizar processos. Ou seja, entender programação básica é algo que enriquece as hard skills desses profissionais, sendo um diferencial muito bem-vindo. Sendo assim, por que não começar a adquirir mais conhecimento nesse sentido?

Leia também: