Group Product Manager: o que faz, salário e como se tornar GPM
Thais Cirqueira

Thais Cirqueira

Group Product Manager | API Specialist

6 minutos de leitura

Com o crescimento dos times de Produto, torna-se cada vez mais necessária uma estrutura para gestão e acompanhamento desses profissionais. E com esse intuito, surgiu a posição de Group Product Manager, o GPM.

Essa função já existe há algum tempo, e tem se mostrado muito útil dentro das empresas. O GPM exerce uma função híbrida, atuando como colaborador individual (IC) e também como gestor de outros Product Managers (PMs).

O que faz o Group Product Manager (GPM)?

O GPM é uma pessoa de Produto que, além do conhecimento estratégico, passa a liderar um grupo de PMs, que pode variar de 1 à 4, dentro de um conjunto de squads, que normalmente formam uma tribo, que possuem um objetivo em comum.

O GPM não cuida de um produto em específico, ele está mais perto da estratégia e objetivo, porém seu grande foco fica na organização e no desenvolvimento dos PMs, apoiando-os e direcionando-os em seus produtos e carreiras.

Ou seja, esse papel sai cada vez mais do tático e passa a ter mais impacto no estratégico do produto, na cultura e na evolução das pessoas. Exemplificando, o principal “produto” passa a ser as pessoas, e cada vez mais soft skills se tornam um pouco mais relevantes do que hard skills, uma vez que agora, mais do que nunca, a capacidade de organizar e delegar é essencial.

O que eu preciso saber para atuar como GPM? 

Ter atuado como um Product Manager Sênior é um dos pré-requisitos para essa função, uma vez que conhecer sobre a gestão de produtos trará mais credibilidade. Além disso, ajuda a entender como liderar as pessoas, conhecendo as dores e os problemas enfrentados por elas. Nesse caso, estamos falando principalmente do relacionamento com outras áreas da empresa e com o time de Desenvolvimento, assim como às atividades mais estratégicas do produto.

group product manager gpm

Além disso, skills como a de liderança e comunicação se tornam fundamentais, uma vez que a gestão por influência é a principal atividade exercida. Outras skills como visão estratégica e orientação à dados e resultados precisam ser trabalhadas para que seja possível contribuir com os respectivos times de Produto.

E também é importante saber que, inevitavelmente, você irá se distanciar do que você faz hoje, no que diz respeito às tarefas que são realizadas por um PM no dia a dia, principalmente no delivery do produto.

E lembre-se que dentro dessa posição, você precisará contratar, desenvolver, engajar, reter, treinar e, algumas vezes, até demitir PMs. É um trabalho que trás uma responsabilidade muito grande, mas que também trás muita satisfação, pois você terá a oportunidade não apenas de desenvolver produtos, mas também pessoas.

Como está o mercado para GPM no Brasil?

Fazendo uma breve pesquisa no LinkedIn no momento da redação deste artigo, encontramos mais de 79 vagas abertas para posição de GPM aqui no Brasil, sendo 29 delas para a mesma empresa. E quando olhamos para esses números, podemos entender que muitas empresas optam por desenvolver seus talentos e promover dentro de casa para esse papel, isso para conseguir aproveitar o conhecimento do negócio que o profissional já tem. 

Qual o salário de um GPM?

Quando acompanhamos pelo Glassdoor, vemos que hoje, o salário médio de um GPM no Brasil está em torno de R$18 mil reais. Da mesma forma, quando olhamos para São Paulo, essa média não muda muito e sobe para na casa dos R$19 mil reais.

Como se tornar um GPM?

Uma das principais dicas ao assumir um papel dentro da área de produtos digitais é: exerça as funções antes de assumir o cargo. Se você já atua como PM Sênior, fica mais fácil começar a desenvolver algumas outras skills para futuramente assumir um papel de GPM. 

Comece desenvolvendo sua liderança. Procure uma forma de mentorar outras pessoas da área, conduza conversas e estimule em si as provocações. Ou seja, questione as outras pessoas para estimular o pensamento crítico de todos. Melhor do que saber as respostas certas, é saber fazer as perguntas corretas

Amplie seu conhecimento, saiba mais como funciona as demais áreas para conseguir dialogar com cada uma delas melhor. E desenvolva também uma visão holística do produto e do negócio como um todo.

E agora que você já é GPM, o que deve fazer?

Primeiro de tudo, lembre-se de que agora seu foco não é apenas no produto, mas acima de tudo nas pessoas

Lembre-se de quando você era PM e seja para os outros, o gestor que você gostaria de ter. Converse, alinhe com todos as estratégias, expectativas, e acima de tudo, ouça o que os outros têm a dizer. Exerça a escuta ativa para ter uma trabalho cada vez mais fluído e recompensador como Group Product Manager.

Você também pode utilizar ferramentas para ajudar seus liderados no desafio de entender quais habilidades têm como ponto forte e quais precisam de mais atenção. Utilize o framework d/a Roda de Competências e torne esse processo mais dinâmico!

Leia também: