6 qualidades de um Product Manager - Cursos PM3
Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Há diversas qualidades necessárias para ser um Product Manager. Mas o que torna um Product  Manager ótimo? O que é preciso para ser alguém que entende o usuário, se comunica bem tanto com o CEO, como com o board e os stakeholders, ao mesmo tempo entende  de UX, Tech e liderança por influência para liderar uma equipe e assim criar produtos incríveis? 

Eis aqui 6 qualidades imprescindíveis para não apenas fazer acontecer, mas também inspirar as outras pessoas que trabalham contigo. 

1. Empatia

Não é à toa que esta se encontra no topo da lista.

Já no começo da aula 1.2 do curso de Product Management da PM3 “Habilidades esperadas de um PM”, Joaquim Torres – um dos instrutores no curso e também Global VP of Product no Gympass, deixa claro e o quanto é importante que um PM tenha empatia com os sentimentos das outras pessoas. Isso inclui a equipe, stakeholders e seus clientes.

A começar pelos seus usuários e pelos stakeholders. Um ótimo PM deve ser capaz de entender seus pontos positivos e negativos e apresentar soluções que atendam a tais necessidades – sem esquecer da visão do negócio (spoiler alert: que falaremos no tópico 4). Amarrar uma história que conecta estes dois principais pontos vai ajudar o PM a definir uma estratégia inicial.

Em segundo lugar, um PM precisa ter empatia ao trabalhar com suas equipes. Elas serão a razão do sucesso do seu produto e terão suas ideias e sugestões para a construção do mesmo. Como um Product Manager, você estará lá para levar em consideração os pontos deles e tomar uma decisão que manterá todos os envolvidos engajados no processo.

2. Liderança por Influência e sem autoridade

Uma das habilidades mais valiosas obtidas em uma carreira como Gerente de Produtos é a capacidade de liderar e influenciar sem ter nenhuma autoridade real – até porque um PM não é chefe de ninguém! Um Gerente de Produto precisa unir equipes com os mesmos objetivos e a mesma visão, sem realmente poder dizer a elas o que fazer. 

Existe um risco real de um Product Manager se considerar o CEO de um produto e, portanto, ser um pesadelo para trabalhar. Os PMs precisam orientar todos os envolvidos no desenvolvimento de um produto através da persuasão e também conquistando a confiança e o respeito de seus colegas. 

Um PM é um contador de histórias, comunicando uma visão em que outras pessoas podem acreditar e seguir e fazendo apostas embasadas por dados que indiquem pro time que aquele é o melhor caminho a seguir e que por isso eles deveriam investir energia em validar/construir aquilo.  

3. Comunicador forte – verbalmente e visualmente

Ser um bom comunicador é essencial em quase 100% dos trabalhos hoje em dia, mas por que está nessa lista? A dinâmica do Product Manager obriga você a falar com vários tipos de pessoas, a começar pelos seus usuários, passando por stakeholders, membros do board, desenvolvedores altamente técnicos e até mesmo pessoas da operação e suporte.

O PM precisa ser capaz de decompor as informações técnicas de maneira a explicá-las a pessoas que não estejam envolvidas no dia a dia de uma operação de desenvolvimento de produto. Como tornar algo complexo em algo simples de se apresentar.  

Ao mesmo tempo, você precisa entender bem as conversas técnicas para poder participar com a equipe de desenvolvimento e poder oferecer informações de qualidade (quando necessário). Também é importante comunicar sua ideia o suficiente para convencer seus stakeholders e sua equipe a apoiar seu projeto. 

A comunicação visual é importante nas sessões de brainstorming em um quadro branco (algumas empresas chamam de ‘whiteboarding’). Você também precisará esboçar conceitos e ideias que removam obstáculos para sua equipe de desenvolvimento. 

4. Pensamento estratégico + visão

Gerar valor para seus usuários deve sempre ser uma prioridade para um PM, ao fazer isso, a estratégia desempenha um papel enorme. Saber como seu produto se destaca dos concorrentes e como colocá-lo no mercado também é outra forma de pensamento estratégico que é fundamental no gerenciamento de produtos. 

Com a estratégia vem a capacidade de priorizar recursos e desenvolver um roteiro robusto com uma forte execução. Para que a estratégia de médio e longo prazo de um produto funcione bem, o Gerente de Produto deve ter uma idéia dos roteiros para o futuro e ser capaz de decidir quais ações devem ser realizadas imediatamente, agora e nunca. Tudo isso envolve um nível de pensamento bastante estratégico.

Todo grande produto começa com uma visão ainda mais ampla. Um Product Manager de alto nível também é um grande pensador. Ele vê além do que está disponível; ele vê mais do que os recursos e ferramentas disponíveis, e um mercado global. Ele pensa fora da caixa para encontrar oportunidades em outros segmentos, conhece novas tecnologias e fornecedores para poder entender como ele pode melhorar seu produto continuamente buscando as melhores soluções custo-benefício. 

Para ser um ótimo Gerente de Produtos, você procurará oportunidades para mudar o status quo atual e desenvolver um plano sólido para que fazer acontecer. 

Ser estratégico é também saber dizer “não”. Um PM não apenas considera o sucesso de um produto ou recurso importante, mas também pode ver quando ele não vai adicionar valor para seus usuários. Por isso dizer não é uma arte: analisar se aquela melhoria pedida pelo time comercial e que “vai gerar milhares de venda” (#sqn) vai de encontro a visão do produto e analisar o custo de oportunidade – ou seja, o que parará de avançar para priorizar algo que não estava previsto antes.

Mas não basta apenas dizer não: é muito importante explicar o não, dando motivos claros e ajudando as pessoas a entenderem o seu racional, de forma que fique claro para elas por que você está tomando aquela decisão. Eles podem até não concordar, mas tem que entender o seu racional e para isso ser factível quanto mais dados você tiver, mais fácil ficará sua missão.  

5. Capacidade de decidir

Falamos sobre a capacidade de dizer “não” e a capacidade de contar uma boa história. Mas o que acontece se o seu projeto ficar parado aguardando feedback.  

Como PM, você deve evitar essa situação a todo custo, tomando uma decisão (geralmente baseada apenas em fatos e no entendimento de seus usuários). Se esse é um ponto mais fraco para você, tenha em mente um processo para coletar todos os seus fatos e tomar uma decisão oportuna para manter o desenvolvimento em andamento. Para isso, fazer um processo contínuo de product discovery ajuda muito: quanto mais contexto você tiver mais fácil os pontos se ligarão e suas decisões serão mais rápidas e assertivas. 

Você precisa criar um forte relacionamento com sua equipe e stakeholders e eles confiarem no seu processo e bem julgamento tornará tudo muito mais suave. 

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6. Conhecer o seu mercado

Um PM bem preparado vale por 10. Certeza. Entender muito bem o mercado que você está inserido, assim como os seus usuários, como eles se comportam e outros atores neste jogo. Principalmente em um momento no qual dinheiro em startups têm escoado de forma sem precedente no país. Logo, estar atento a não apenas seus principais concorrentes, mas também a empresas que tenham sinergia com o seu negócio é chave.

Uma das formas de se manter sempre atualizado é frequentar meetups da área de produto, fica atento ao Linkedin (onde muita coisa é compartilhada), ler revistas do segmento de negócios e economia, fazer parte de comunidades com outros PMs (alunos da PM3 tem uma comunidade exclusiva em um Slack com mais de 1.000 outros PMs #ficadica) etc. 

Espero que estas dicas tenham sido úteis para te ajudar a ser um PM melhor, e também te dar mais clareza sobre as principais qualidades esperadas em um Product Manager.

Até a próxima! 

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