Chief of Staff: o que faz, salário e como chegar ao cargo
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

10 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

O cargo de Chief of Staff (chefe de gabinete, em português) é muito comum no ramo político. Entretanto, esse profissional tem grande importância dentro das empresas, atuando como braço direito de CEOs. As responsabilidades dessa pessoa incluem, principalmente, a comunicação com clientes, colaboradores e executivos.

Neste artigo você vai conferir:

  • O que faz um Chief of Staff?
  • Qual a diferença entre CEO, CFO e CO’s ?
  • Quais as responsabilidades de um Chief of Staff?
  • Qual a relação de Chief of Staff e Product Manager?
  • Qual é o salário para Chief of Staff
  • Como se tornar Chief of Staff?

Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que faz um Chief of Staff?

De forma mais específica, o Chief of Staff faz o controle, direção, orientação, planejamento e supervisão de atividades que abrangem competências tanto administrativas, quanto operacionais.

Isso tudo com o intuito de dar suporte ao diretor executivo, desta forma, fazendo com que ele possa focar especificamente nas questões estratégicas, enquanto o Chief of Staff cuida de todo o resto.

Qual a diferença entre CEO, CFO e CO’s?

O mundo corporativo é repleto de siglas, e às vezes é até difícil entender exatamente o que é cada uma.

Se antigamente essas siglas não faziam parte do vocabulário brasileiro, esse cenário tem mudado, cada vez mais empresas adotam esses dizeres quando se referem aos principais cargos.

Embora sejam semelhantes, cada uma dessas siglas possui responsabilidades diferentes mesmo que se cruzem em algum momento. Vamos entender melhor essas especificidades?

CEO (Chief Executive Officer)

O Chief Executive Officer ocupa o cargo de diretor executivo da empresa, e com isso sua responsabilidade é de alto nível.

O CEO é responsável por gerenciar e administrar a empresa. Na grande maioria das vezes é a pessoa fundadora, sendo assim a empresa criou vida a partir da visão, missão e valores estipulados por ela.

Assuntos burocráticos como orçamentos, investimentos e estratégias são tomadas de acordo com a sua palavra final, e a forma como o CEO trabalha vai depender do porte da organização. Em empresas de pequeno porte, esse cargo trabalha tanto no planejamento estratégico, quanto em operações que precisam ter mais “mão na massa”.

CFO (Chief Financial Officer)

O Chief Financial Officer é o cargo de diretor financeiro da empresa, e com isso sua responsabilidade é voltada ao planejamento econômico e financeiro da empresa.

No tópico acima, falamos que o CEO dá a última palavra sobre investimentos e orçamento, entretanto, quem apresenta as possibilidades de investimento, financiamento e o percentual de risco para aumentar o valor da empresa é a pessoa no cargo de CFO.

A estrutura financeira da empresa está toda nas mãos desse profissional, por isso, quando o assunto são as finanças, o CFO está ali a todo momento disponibilizando suas habilidades financeiras e experiência estratégica de mercado.

COS (Chief of Staff)

O Chief of Staff é o cargo que, como vimos, atua como o braço direito do CEO. Além de ser o cargo substituto quando o CEO não está, suas responsabilidades dizem respeito ao acompanhamento do dia a dia operacional, mantendo os líderes executivos alinhados quanto ao que acontece na empresa.

Quais as responsabilidades do cargo de Chief of Staff?

O cargo de Chief of Staff carrega muitas responsabilidades, até porque para o diretor executivo conseguir trabalhar focado nas estratégias da empresa, é necessário ter um chefe de gabinete comprometido em: 

  • Participar de reuniões;
  • Fazer contato em nome do CEO caso ele não possa participar;
  • Auxiliar o CEO a gerenciar tempo e priorizar compromissos;
  • Assegurar que ações pontuadas em reuniões sejam executadas;
  • Responsável por integrar a comunicação entre CEO, executivos e colaboradores;
  • Agir como um agente facilitador tanto para o CEO quanto para os colaboradores.

Todas essas funções são de responsabilidade do Chief of Staff. Dessa forma, é possível visualizarmos que o chefe de gabinete mantém em pé toda a estrutura por trás do seu diretor executivo.

Qual a relação de Chief of Staff e Product Manager?

Você sabe o que é e faz a pessoa Product Manager? Esse profissional é responsável por liderar o desenvolvimento de produtos em empresas nas quais esse é o core do negócio, principalmente.

O estilo de empresas vem mudando ao longo dos anos, hoje contamos com uma infinidade de empresas digitais e é exatamente nesse meio em que o cardo de PM vem mostrando sua importância, sendo responsável por:

  • Planejar toda a estratégia de desenvolvimento e lançamento de um produto;
  • Acompanhar de perto o processo em que verifica se o produto se encaixa verdadeiramente no mercado e como o usuário o enxerga em questão de valor;
  • O desenvolvimento de um produto envolve muitas pessoas, por isso o gerente de produto também é responsável por organizar e conduzir essa relação de maneira diferente;
  • Dentro e fora de uma empresa existem pessoas interessadas no produto a ser lançado, é também dever do product manager manter ambas as partes interessadas, atualizadas sobre o processo de desenvolvimento;
  • Realizar testes;

Dentro de um time de Produto, existem também profissionais como Product Marketing Manager, Product Designer e desenvolvedores. Todas essas pessoas geralmente são lideradas pelo cargo de CPO (Chief Product Officer), que coordena toda a área.

Sendo assim, o CPO faz a ponte entre as demandas do time de Produto e a alta diretoria, interagindo com o Chief of Staff para levar questões mais estratégicas da área também para o planejamento do negócio como um todo.

Como se tornar um Chief of Staff?

Até aqui você viu tudo o que um chefe de gabinete faz, e chegou a hora de descobrir como é o mercado de trabalho para esse profissional! Pensando na graduação, 2 cursos são os mais recomendados:

Graduação em Direito

A graduação em Direito prepara o aluno para exercer funções relacionadas ao cumprimento da legislação e suas funcionalidades, formando bacharéis com ética, habilitados para atuarem em todas as áreas da carreira jurídica, nos setores públicos e privados.

É importante que o profissional seja capacitado para garantir a eficácia em operações que gerenciam informações, processos e recursos para entrega de um serviço de forma eficaz. 

Além disso, a graduação oferece:

  • Sinergia entre os cursos de Direito, Administração de Empresas, Administração Pública, Economia e Relações Internacionais;
  • Amplo conhecimento sobre a Constituição vigente;
  • Realizar concursos públicos e seguir a carreira jurídica, atuando como juiz, promotor ou delegado de polícia;
  • Capacidade de comunicação, escrita e inteligência emocional;
  • Apto a atuar como advogado, defendendo os interesses de seus clientes em diversos campos do direito;
  • Capacidade de intermediar a solução de conflitos judiciais ou extrajudiciais, sempre pautando suas ações na ética e na responsabilidade.

O profissional graduado em Direito pode atuar nas áreas de:

  • Advocacia;
  • Magistratura;
  • Ministério Público;
  • Procuradoria;
  • Defensoria pública;
  • Polícia Jurídica;
  • Tabeliães;
  • Registradores.

Graduação em Administração

Uma outra opção de curso para quem quer se tornar chefe de gabinete é a graduação em Administração. Esse curso fará com que você desenvolva uma ampla visão como administrador, além de aprender sobre princípios que irão te acompanhar ao longo de toda a sua jornada profissional:

Você vai se preparar para:

  • Analisar estratégias empresariais, idealizar, implantar e gerenciar o funcionamento de companhias, selecionar, admitir e coordenar funcionários e administrar um ou mais setores da empresa;
  • Trabalhar e se relacionar com outras pessoas, entendê-las e motivá-las, com o objetivo de alcançar melhores resultados;
  • Adotar métodos para evitar falhas e diminuir riscos, gerenciar crises, traçar planos de negócios e utilizar procedimentos e técnicas para otimizar projetos e reduzir custos;
  • Adotar uma visão estratégica, de liderança, criatividade e empreendedorismo.

Qual é o salário para Chief of Staff?

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de Chief of Staff, chegou o momento de falarmos sobre a remuneração desse cargo. Segundo o site Glassdoor, quem trabalha como Chief of Staff no Brasil ganha em média R$8.000 por mês.

Vale lembrar também que se tornar Chief of Staff é uma jornada, o que quer dizer que você precisará escalar na carreira corporativa.

Conclusão

A pessoa no cargo de Chief of Staff precisa se comprometer com a missão de influenciar e liderar quando for necessário. Além disso, o cargo precisa de fato ser ocupado por um profissional apaixonado pelos alicerces da empresa.

Além disso, o cargo tem sido visto como um exemplo no que tange a participação feminina na diretoria de empresas. Caroline Pugh, Chief of Staff do executivo Aneesh Chopra, Diretor de Tecnologia do primeiro governo de Barack Obama nos Estados Unidos, comentou em matéria da Forbes sobre esse movimento que acontece não só na política, mas também no cenário corporativo:

“Está funcionando como um efeito dominó, em que mais e mais mulheres são o braço direito dos líderes das grandes empresas. Elas estão sendo posicionadas como a próxima onda para executivos C-suite, o que é realmente animador. O cargo de chefe de gabinete pode ser o responsável por acabar, finalmente, com a disparidade de gênero nos quadros de funcionários.”

– Caroline Pugh, Chief of Staff do executivo Aneesh Chopra, Diretor de Tecnologia do primeiro governo de Barack Obama.

Essa é uma grande oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho em uma área que tende a crescer cada vez mais, visto que os CEOs estão direcionando sua atenção para as estratégias de negócio, enquanto alguém de confiança cuida para que todo o restante da empresa esteja em harmonia e dando resultados.

Ser o braço direito de um cargo tão importante quando é o CEO, é uma responsabilidade e tanto. Na ausência do CEO, é o Chief of Staff é quem responde, por isso além de todas as competências mencionadas, ser um profissional confiável é imprescindível.

Por isso é importante se qualificar, entender o mercado e a função de demais cargos da empresa, buscando sempre a melhor dinâmica de interação.

Gostou de saber mais sobre o cargo de Chief of Staff? Confira também: