Dicas para ser um Product Manager na Conta Azul - Cursos PM3
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12 minutos de leitura

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Antes de buscar uma vaga na empresa dos sonhos, é muito importante que a pessoa busque a maior quantidade de informações sobre ela. Por isso, nós reunimos neste conteúdo muitos dados sobre uma das maiores plataformas de gestão de negócios, a Conta Azul.  

Nós tivemos o privilégio de contar com o Wagner Silva, Product Manager da CA, para produzir este conteúdo. Gostaríamos de deixar registrado aqui o nosso agradecimento pela disponibilidade deste incrível profissional em contribuir com a gente e por nos ajudar a elevar a barra em Product Management no país! 

Sem mais delongas, aqui vão algumas dicas para ajudar você no processo seletivo de uma vaga de Product Manager na Conta Azul. Boa leitura! 

Conheça a Conta Azul 

A Conta Azul deu origem a nova geração ERPs no mercado brasileiro, quebrando paradigmas, criando uma plataforma em nuvem, simples de usar, que dispensa implantação, com um atendimento excelente e um preço acessível. Desta forma, é possível que a pequena empresa tenha a segurança de cumprir suas obrigações fiscais, ter suas finanças em dia e a tranquilidade de conseguir o controle de tudo.

A CA também proporciona soluções para que os Contadores recebam em tempo real todas as movimentações e documentos da empresa dos seus clientes. Isso significa eliminar tarefas manuais e um grande ganho de produtividade ao economizar mais de 350 horas na operação da empresa contábil. 

História da marca

A Conta Azul nasceu da crença que todo Dono de Negócio merece o sucesso diante do desafio que é abrir a própria empresa, seja ela para o sustento da família, como na casa de milhares de brasileiros, ou o desejo genuíno de deixar uma marca no mundo.

Vislumbramos um futuro em que o Brasil vai ser melhor e mais forte, movido por um povo empreendedor, que torna a nossa economia mais sólida e promove a empregabilidade.

O ponto de partida foi no Vale do Silício, em 2011. Mesmo com desafios pessoais e quase nenhum conhecimento de inglês, os co-fundadores passaram meses trabalhando duro em cima de uma mesa de ping-pong, aprendendo com os melhores do mundo.

Entendemos que é necessário foco para transformar!

Finalmente, em 2012, a Conta Azul começou a operar oficialmente no Brasil. Com muito estudo e dedicação, logo veio a conquista dos primeiros clientes. Em poucos meses eram mil pequenas empresas atendidas. No ano seguinte já eram 5 mil, depois 10 mil… e hoje é essa gigante! 

Obstinados a democratizar a tecnologia, decidimos criar o melhor produto para que, de forma muito simples, as pequenas empresas tivessem mais controle do financeiro e fiscal, sem necessidade de treinamento, implantação e por um preço que cabia no bolso. Mas algo estava errado: poucos donos de negócio conseguiam usar estes dados importantes para melhorar a sua gestão.

Descobrimos, então, que para fazer isso são necessários conhecimentos que o empreendedor, na maior parte das vezes, não têm. A partir daí, para ajudar nossos clientes, encontramos sinergia com o mercado contábil, pois o contador é o profissional mais preparado para auxiliar na tomada de decisão. O contador é o herói possível. Já o Escritório Contábil estava tomado por atividades repetitivas, de baixo valor e pouco munido de tecnologia. Assim, restava pouco tempo para ser consultivo e impactar positivamente o negócio do cliente. Quebramos esse ciclo vicioso para, juntos, transformarmos o Brasil por meio do empreendedorismo.

Ampliamos o nosso time para encarar os novos desafios e tornamos o contador nosso cliente. Hoje, somos um time de azuis, sonhando juntos, nos dedicando como no primeiro dia da nossa história, com o mesmo propósito e desafiando o status quo.

Onde estamos

Estamos no polo tecnológico de Santa Catarina. 

A Matriz, Conta Azul Vale, fica em Joinville. Estamos dentro do Ágora Tech Park, no Perini Business Park – maior empreendimento empresarial multissetorial da América do Sul. Somos vizinhos da UFSC e fazemos parte de um dos maiores ecossistema de inovação do país.

Mindset remoto

Temos conexões muito fortes com nossas sedes, mas ainda assim, reconhecemos o impacto positivo que alguns dias de home office por semana têm na qualidade de vida dos nossos Azuis.

Nosso time pode intercalar os dias de trabalho em casa e na sede e, independente do local, temos um “mindset remoto”. Não importa se temos 10 de nós juntos presencialmente e apenas 1 à distância, o pensamento é “remote first” – para que todos se sintam parte.

Para algumas posições específicas há também a oportunidade de atuação 100% remota, fora das cidades onde estamos.

Sabemos que o desafio dos times híbridos é um processo constante de aprendizados e nosso compromisso é com a evolução contínua das práticas que nos ajudem a aumentar a sinergia.

Processo seletivo

As vagas disponíveis você encontra na página de carreiras da Conta Azul. Lá estão listadas todas as vagas da companhia, com uma sessão exclusiva destinada para Desenvolvimento de Produtos, onde você irá encontrar as vagas para Product Managers/Gerente de Produto.

Como funciona o processo

Inicialmente o time de talent aquisition, o gestor direto responsável pela vaga ou em alguns casos uma empresa de recrutamento e seleção parceira, faz o primeiro contato para entender o seu momento e verificar o melhor dia e horário para o primeiro bate papo.

Marcado esse papo, o processo seletivo segue algumas etapas. Cada uma dessas etapas deve ser pensada para que tanto a Conta Azul quanto o candidato possam obter mais informações, se conhecerem e ao final do processo tomarem a melhor decisão.

1 – Entrevista com o gestor direto da vaga

Aqui acontece a avaliação das hard skills, o entendimento das motivações dos candidatos e trazemos mais informações a respeito da oportunidade.

1.1 – Desafio Técnico

Após o gestor validar as skills básicas necessárias, ele envia ao candidato um e-mail com a descrição do desafio técnico. Esse desafio pode variar de vaga para vaga ou de gestor para gestor, mas basicamente é uma proposta de um cenário a ser estudado. Nada que uma pessoa vá levar muito tempo para fazer, mas também não é algo superficial. Costumamos dar um prazo de uma semana para a conclusão. Praticamente todos os candidatos concluíram o desafio dentro desse prazo. 

Nossos desafios são pensados para aproximar os candidatos da realidade do dia a dia da posição.

2 – Entrevista com pares e stakeholders

Aqui o candidato irá conversar com outras pessoas da Conta Azul. Essas pessoas podem ser pares ou qualquer outra pessoa que irá se relacionar com o candidato no dia a dia. Sempre que possível, quando o candidato irá fazer liderança direta de pessoas dentro da empresa, são convidados também os futuros liderados dele(a) para participarem. Penso que isso gera uma confiança desde o início.

Nesse momento utilizamos o resultado do desafio técnico para nos guiar. Desse modo, avaliamos o que e como foi feito, bem como a forma de apresentação do resultado, e ficamos a disposição para esclarecer pontos de dúvidas. Esse é um momento para o candidato conhecer pessoas que irão fazer parte da sua rede de relacionamentos dentro da empresa.

3 – Consenso

Essa é uma etapa interna. Marcamos um papo com todos que tiveram contato com o candidato para analisarmos as percepções de cada um e definirmos quem segue para a próxima fase.

4 – Fit Cultural

Aqui é com o time de talent aquisition da Conta Azul. Eles irão explicar nos mínimos detalhes cada aspecto da cultura Conta Azul, bem como entender junto ao candidato se a nossa cultura está aderente ao que o candidato está esperando.

5 – A tão esperada offer

Nesse papo, o gestor explica em detalhes a oferta de trabalho que estamos propondo e esclarece as dúvidas. É um momento para alinhar as expectativas, repassar o escopo da posição, revisitar o processo e realizar o convite para que o candidato faça parte do nosso time.

Após esse processo, basta o candidato responder que aceita a proposta e a equipe de Recursos Humanos assume a frente, seguindo com os trâmites legais para que o até então candidato se torne um Azul.

Visão Geral do Cargo

Responsabilidades do Product Manager na Conta Azul

  • Entendimento Profundo do Contador e Dono de Negócio: Quais são suas principais dores e desejos? Como a plataforma Conta Azul pode resolvê-las e levá-lo ao sucesso? Como os engajar cada vez mais no uso da plataforma, gerando constantemente valor para todos?
  • Desdobramento da Visão Estratégica do Produto: contribuir com o desenvolvimento da visão estratégica para a jornada do contador dentro da Conta Azul e do papel e impacto do plataforma nessa jornada;

Desdobrar esta visão em algo simples de comunicar, tornando fácil o entendimento e alinhamento pelas pessoas e equilibrando ações de curto e longo prazo na definição de prioridades. Analisar o ambiente interno e externo identificando ameaças e oportunidades a serem potencializadas; desenvolver soluções que considere os aspectos chave do negócio e promova o alcance dos resultados da área funcional sob sua  responsabilidade.  

  • Growth mindset: Modo de pensar que desafia o “status quo“, disposto a sair da zona de conforto, testar novas formas de fazer as coisas. Mentalidade voltada para desenvolvimento constante, que gera aprendizado contínuo. Não tema experimentar coisas novas e esteja aberto a transformar os erros em oportunidades.
  • Tomada de decisão rápida e baseada em dados: Definir e acompanhar as métricas táticas, alinhadas com a estratégia da empresa e desdobramento destas metas para o time. Utilizar dados de forma inteligente e sistemática, saber traduzi-los para construir soluções e tomar as decisões; acompanhar métricas e entender seus reflexos nas estratégias, planos e resultados.
  • Execução para resultados: Ter visão focada no cliente, fazer a análise de causa raiz dos problemas com a capacidade de analisar cenários, tomar decisões e construir planos que direcionem a execução para o resultado desejado. Independente de contratempos, ajudar a remover os obstáculos que possam impedir a entrega do resultado no timing correto.  
  • Gestão de time: Ser capaz de manter a calma e a resiliência em contextos adversos, buscar alternativas para aliviar o tensão e o estresse, visando equilíbrio, foco e controle emocional
  • Atuar em conjunto com a equipe de desenvolvimento, designers e operação, inclusive no relacionamento com eventuais fornecedores e/ou parceiros.
  • Comunicação clara e concisa: Comunicar todas as áreas da empresa sobre a visão global da plataforma e alinhamento de roadmapgarantir comunicação clara com os clientes sobre a evolução da plataforma, buscando cada vez mais engajamento e satisfação destes; 
  • Preparar treinamentos quando necessário e apoiar a equipe de marketing de produtos para comunicar os clientes, criando um ambiente de clara evolução da plataforma.

Habilidades e conhecimentos desejáveis

  • Ensino superior completo em universidades de ponta, preferencialmente em Administração, Contabilidade, Economia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou similares;
  • Experiência acima de 5 anos atuando com contabilidade, gestão financeira e contábil em posição de liderança de times e com forte viés de tecnologia/produtos digitais;
  • Conhecimento do dia a dia da jornada do cliente contador e como podemos levar a um novo patamar;
  • Habilidade de negociação entre diferentes stakeholders com diferentes prioridades, garantindo alinhamento com as estratégias e objetivos da área funcional sob sua responsabilidade;
  • Tomada de decisões difíceis, por vezes com poucas informações disponíveis e paixão por enfrentar problemas complexos;
  • Gestão de equipes multidisciplinares para entrega frequente, contínua e de qualidade, dentro dos prazos esperados equilibrando os focos de curto, médio e longo prazo na priorização;
  • Excelente comunicação escrita e verbal;
  • Empatia para compreender o impacto de suas ações e decisões no dia a dia do cliente, do time e da Conta Azul;
  • Gerenciamento de projetos estratégicos: planejar, organizar e controlar as atividades, garantindo que o escopo esteja claro, direcionando times, qualidade, custo e prazos;
  • Habilidade de documentação de requisitos e cenários de uso.

Diferenciais

  • Ter atuado como Product Manager/Product Owner em empresas, especialmente de tecnologia para gestão financeira e contábil;
  • Ter trabalhado com produtos relacionados a Serviços Financeiros, API de Integração ou bancos, workflow e gestão de processos contábeis;
  • Conhecimento ou experiência com métricas SaaS, Metodologia Ágil e ferramentas de design (e.g. UX Designers, Design Thinking, Service Design);
  • Ter feito Empretec ou CSPO;
  • Inglês avançado.

Benefícios

  • Plano de saúde com cobertura nacional, sem descontos em folha para titular;
  • Plano odontológico com cobertura nacional, sem descontos em folha para titular;
  • Benefício flexível: R$1.000,00 para distribuir entre educação (70% da mensalidade), idioma (70% da mensalidade) e atividade física (70% com teto de R$100,00);
  • Vale refeição ou alimentação;
  • Aulas de Yoga (dentro da empresa);
  • Vale transporte ou estacionamento;
  • Programa de bônus conforme atingimento de metas;
  • Auxílio mudança, se você for de fora;
  • Seguro de vida.

E mais

  • Ambiente inovador que proporciona crescimento, com profissionais incríveis e de aprendizado constante.
  • Escritório que estimula a criatividade e produtividade com comida e bebida à vontade.
  • Horário flexível (trabalhamos de segunda a sexta).
  • Day-Off no mês do seu aniversário.
  • Licença gratuita na plataforma Conta Azul. 

A Conta Azul é uma empresa que valoriza a inclusão: todas as nossas vagas estão abertas a pessoas com deficiência.

Mensagem final

Temos vagas abertas para os times de P&D praticamente durante o ano todo. Assim, basta acessar o nosso site ou ficar atento em nossas redes sociais. Nossos azuis também compartilham essas oportunidades.  Fiquem a vontade para me procurar para esclarecer qualquer dúvida ou saber mais sobre a nossa companhia. Espero que com esse conteúdo eu tenha conseguido te ajudar e que possamos trabalhar juntos num futuro próximo!


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