Como conseguir uma vaga de Product Manager na VTEX - Cursos PM3
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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Antes de buscar uma vaga na empresa dos sonhos, é muito importante que a pessoa busque a maior quantidade de informações sobre ela. Por isso, nós reunimos neste conteúdo muitos dados sobre um dos unicórnios brasileiros, a VTEX. 

Na Cursos PM3 nós temos o privilégio de ter instrutores que estão fazendo acontecer em grandes empresas de tecnologia do país, como é o caso da Cassiane Vilvert, Product Marketing Manager da VTEX e instrutora do curso de Product Growth da PM3.

Sem mais delongas, vamos dar algumas dicas para ajudar você no processo seletivo de uma vaga de Product Manager na VTEX!

Visão geral do cargo de Product Manager na VTEX

Salário em média: R$ 9 mil – R$ 13 mil/mês (fonte: Glassdoor, dezembro de 2020)

Localização: A VTEX está presente em 25 países, porém no Brasil possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e João Pessoa. 

Principais benefícios: 

  • Divisão de lucros
  • Horário de trabalho flexível
  • Vale-alimentação
  • Seguro saúde, odontológico e de vida
  • Assistência de creche
  • Licença maternidade prolongada
  • Gympass (acesso a mais de 2700 academias)
  • Bolsa de idiomas: 65% de subsídio em cursos de inglês, espanhol e português
  • Frete grátis em mais de 1000 lojas VTEX

 *As informações podem mudar conforme a política da empresa.

Cultura Corporativa 

Abaixo as informações públicas sobre a cultura corporativa da VTEX, para você entender se está alinhada com as coisas que acredita. Cultural-fit é imprescindível para saber se você vai se adaptar ao dia a dia lá ou não.

“A VTEX é a única plataforma de comércio multilocatário, capaz de unificar experiências em todos os canais de venda. Com uma solução robusta, infraestrutura autoescalável na nuvem e ferramentas poderosas e fáceis de usar (como o Gerenciador Unificado de Pedidos, o Gerenciador Contextual de Experiências e a arquitetura nativa de Marketplace), a plataforma acelera a transformação de operações complexas. 

É por isso que a VTEX tem a confiança de marcas como Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada como um major player no IDC MarketScape (estudo que avalia plataformas do mundo todo nas categorias SaaS e comércio digital B2C na nuvem) e reconhecida no Quadrante Mágico do Gartner para Comércio Digital.

CONFIE PARA SER CONFIÁVEL: Acreditamos de olhos fechados e delegamos responsabilidades. Para ser confiável, você precisa de honestidade, transparência e consistência em qualidade e desempenho. Este é o grande pilar de todos os relacionamentos que envolvem a VTEX dentro e fora da empresa. Priorizamos a confiança.

CONSTRUA PARA A COMUNIDADE: É tudo uma questão de estar pronto para crescer e alcançar novos níveis com os outros. Tenha um propósito claro, pensamento coletivo e uma essência flexível, e você está construindo para a comunidade. Somos globais, mas somos audaciosos o suficiente para mirar nas estrelas.

SEJA OUSADO: Ousadia é desafiar o status quo e não ter medo de cometer erros ou correr riscos. Testamos novas alternativas, caminhamos para o desconhecido e exploramos possibilidades nas quais ninguém pensou. Ser ousado é pedir desculpas em vez de pedir permissão.”

Processo seletivo para produto na VTEX

Segundo o próprio site da VTEX: “Equipe de Produto é responsável pelo desenvolvimento do Software VTEX, portanto, nosso objetivo é contratar apenas jogadores ousados. 

Assim, procuramos pessoas ávidas por correr riscos, que encarem o fracasso como oportunidade de aprendizagem. Procuramos candidatos que amem tecnologia, aprendam rápido e estejam continuamente engajados em melhorar a experiência da equipe de desenvolvimento dos clientes com a empresa.

Tivemos relatos especiais para a PM3 para que pudéssemos trazer as melhores informações sobre o processo seletivo para Produtct Manager por lá. Conversamos com a Larissa Coelho, atualmente Lead PM na VTEX.

*Por conta da pandemia de Covid-19, todas as etapas da entrevista estão sendo online para proporcionar segurança e facilitar a jornada do candidato.

São realizadas as seguintes etapas:

  • Candidatura 
  • Conversa com o RH (sondagem para entender o seu momento de carreira, pretensões, falar sobre a VTEX e o que a empresa está buscando)
  • Conversa com RH + PM (para apresentar mais a empresa e o candidato falar sobre sua trajetória) 
  • Conversa com o Diretor da área de Produto (sobre os desafios da função e fazer perguntas mais abertas para entender o modo de pensar do candidato)
  • Conversa com o Diretor de Product Operations (troca de ideias sobre o funcionamento da área de produto, visões sobre a empresa, e perguntas exploratórias)
  • Conversa com o CPO (perguntas exploratórias e entendimento dos pontos de vista de produto) 
  • Conversa com liderança de Product Operations + time de Talent Acquisition (aplicação de cases + entrevista final) 

Em linhas gerais, foi um processo relativamente longo, em que senti que a cada fase a empresa buscava aprofundar mais os pontos iniciais e também ampliar o conhecimento de novos pontos, como minhas experiências, pontos de vista sobre diversos temas, pretensões de carreira, conhecimentos e opiniões de mercado. Depois da última entrevista, recebi a proposta em menos de uma semana”, completa Larissa. 

É importante ressaltar que a Larissa estava sendo avaliada para a vaga de Lead Product Manager, portanto, as etapas e perguntas podem sofrer algumas alterações, por conta do nível do cargo. 

Requisitos básicos para se candidatar para a vaga de PM: 

  • Ter pelo menos 3 anos de experiência trabalhando como Product Manager ou Product Owner;
  • Ser capaz de projetar soluções simples para problemas complexos;
  • Ser capaz de conectar pessoas e gerenciar expectativas entre diferentes partes interessadas;
  • Ter um pensamento holístico;
  • Possuir habilidades técnicas sobre as etapas de desenvolvimento de produtos para poder determinar grandes impactos nas decisões tomadas pela equipe;
  • Ser capaz de identificar qual é o produto mínimo viável (MVP) e o produto mínimo negociável (MMP);
  • Ter um conhecimento sólido sobre desenvolvimento de produtos e fundamentos ágeis combinados com uma mentalidade de crescimento.

Algumas perguntas podem incluir:

  • O que você acha que irá acontecer com o mercado de e-commerce pós-pandemia?
  • O que você entende que um time de produto em construção e de grande porte não pode deixar de fora dos seus planos?
  • Me conte uma vez em que você teve que tomar uma decisão e ela não funcionou.
  • O que você acha que uma empresa deve ter para manter seus funcionários por muito tempo e felizes?
  • Me conte sobre a trajetória de um produto que você tenha liderado, incluindo o porquê deste produto, soluções escolhidas e como foram os resultados.

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