Como conseguir uma vaga de Product Manager no iFood - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

7 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Antes de buscar uma vaga na empresa dos sonhos, é muito importante que o profissional busque a maior quantidade de informações sobre ela. Por isso, nós reunimos neste conteúdo muitos dados sobre o iFood, um dos unicórnios brasileiros. 

Na Cursos PM3 nós temos o privilégio de ter instrutores que estão fazendo acontecer em grandes empresas de tecnologia do país, como é o caso do André Nery, diretor de Produtos no iFood, que dá uma aula incrível abrindo o módulo 2 do Curso de Product Management, com “2.1 – O conceito de Valioso, Factível, Viável e Usável”.  

Sem mais delongas, vamos lá te ajudar a conseguir uma vaga de Product Manager no iFood!

O iFood é uma das maiores foodtechs da América Latina. Eles são uma startup brasileira que se transformou em um unicórnio (Startups unicórnio são as empresas de tecnologia privadas, avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores) e atualmente impacta a vida de milhões de pessoas diariamente. 

Aliando tecnologia e inovação, eles realizam mais de 21,5 milhões de pedidos mensais – e os números não param de crescer! Crescendo em ritmo acelerado, hoje são mais de dois mil funcionários divididos entre todos os escritórios. 

Eles totalizam 116 mil restaurantes cadastrados em mais de 800 cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.

Visão geral do cargo

Salário em média: R$9.036. 

Os salários de Product Manager na iFood podem variar entre R$6.300 e R$11.029. (Fonte: Glassdoor, setembro de 2020

Localização

  • São Paulo, Osasco, Campinas, Jundiaí e São Carlos (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS)
  • México
  • Colômbia

Principais benefícios

  • Bem-estar: trabalho remoto, Horário flexível, dress code casual e dog day. (*)
  • Comida: café da manhã, barista, frutas e outras (*)
  • Idiomas: subsídio de uma porcentagem correspondente ao cargo para estudo de Inglês, Espanhol, Mandarim ou Libras. 
  • iFood Flex: benefícios oferecidos em um programa de pontos escolhido pelo funcionário.
  • iFood Baby: programa de apoio para mães e pais na chegada do bebê.
  • Pais, mães e filhos: auxílio-creche, licença-maternidade estendida de 180 dias e retorno parcial e licença-paternidade estendida de 20 dias.
  • Apoio à pessoas trans: apoio financeiro com medicação, hormônios e suporte jurídico para mudança social de nome. O benefício também se estende em caso de cirurgia, que deverá ter um acompanhamento médico para sua realização, além de apoio psicológico.
  • Escritórios Inteligentes: espaço colaborativo, patinetes, área de descompressão, jogos, jardim, massagem, salão de beleza e barbearia. (*)

(*) Pode haver variação da disponibilidade desses benefícios de acordo com a região. 

Cultura corporativa

Com  quase uma década de atuação, o iFood tem o propósito de revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa, e já vem fazendo isso acontecer mudando hábitos, transformando relações e proporcionando novas experiências.

  • Inovação: disrupção, inteligência artificial e fazer diferente.
  • Operational Excellence: conhecer os produtos e entregar com excelência.
  • All together: diversidade de pessoas e ideias.
  • Lean: agir de forma rápida, simples e fácil diante de situações complexas.
  • Versatilidade: ajustar a qualquer situação para potencializar os resultados.
  • Meritocracia: existem parâmetros internos que promovem equidade e desenvolvimento, eliminando vieses com o uso de dados.
  • Empreendedorismo: agir como dono do negócio e ter alma empreendedora.
  • Resultados: ser obcecado por resultados e buscar alta performance.

Processo seletivo para Produto no iFood

Segundo o site Indeed, a experiência geral dos candidatos no processo seletivo é positiva, com duração em média de uma semana e dificuldade mediana. Na maioria dos casos, o iFood utiliza candidaturas online, usando telefonemas para entrar em contato com os candidatos e, em alguns processos, podem haver entrevistas presenciais e/ou em grupo. Alguns candidatos reportam que é necessário desenvolver um case. Em outros casos – de “recrutamento expresso” – essa tarefa não foi necessária.

A ordem do processo costuma ser: candidatura online, abordagem via telefone/WhatsApp, entrevista de Fit cultural e apresentação de cases, e finalmente uma entrevista com membros e gestores da equipe que está recrutando.

(Fonte: Indeed) 

Algumas perguntas podem incluir: 

  • Trajetória profissional
  • Motivo de querer trabalhar no iFood
  • Pontos específicos da vaga
  • “Qual experiência você mais se orgulhou na empresa atual?”
  • “Me conte uma falha/erro que você cometeu e como conseguiu dar a volta por cima”
  • “Como você reagiria se estivesse tocando um projeto e, no final, ele tivesse que cair?”
  • “O que você faria se um executivo pedisse um relatório num modelo que você não concorda?”
  • “Por que você acha que chegou até a última etapa do processo?“

Um de nossos alunos passou pelo processo seletivo de Produto no iFood, conseguiu a vaga e nos contou tudo! Olha só. 

O processo do iFood é composto basicamente por 3 etapas: 

  • 1) People – bate papo sobre momento atual e valores; 
  • 2) GPM (gestor da vaga) – bate papo sobre conhecimento de produto; 
  • 3) GPM’s e PM’s da mesma tribo – construção e apresentação do case para conhecimento prático. 

Os retornos geralmente acontecem de forma rápida – entre a primeira entrevista e o resultado, são cerca de 2 semanas. Normalmente as etapas são feitas por telefone e presencialmente, mas atualmente, devido à pandemia, todas as etapas estão sendo feitas de forma remota. 

A candidatura da nossa fonte foi através do site de vagas do iFood, e ela nos informou que para se aplicar à vaga não é necessário nenhum teste, basta avaliar se o seu perfil se encaixa, enviar algumas informações pessoais, LinkedIn e anexar o currículo. 

ETAPA 1 | People – bate papo sobre o momento atual e valores

O time de People (assim é chamado o time que cuida de pessoas no iFood) entra em contato via telefone para bater um papo e entender o seu momento atual de carreira e conhecimentos gerais sobre produto, mas sem entrar em detalhes técnicos.

Além disso, nesse primeiro papo já são avaliadas pelo recrutador competências específicas esperadas de uma pessoa que trabalha com produto e validação de fit cultural da empresa através dos valores. É um papo super aberto e transparente, onde os recrutadores passam uma visão do todo da empresa, do time e do possível desafio. 

ETAPA 2 | GPM (liderança direta) – bate papo sobre conhecimento de produto

Essa etapa consiste numa conversa com o gestor da vaga, onde o GPM explica mais detalhes sobre o funcionamento do iFood em Tribos que são os pilares da empresa – Restaurante, Logística e Consumidor – e sobre as squads, também explica o desafio da vaga e qual a expectativa do PM para atendê-la. Esse papo é o ideal para falar mais a fundo sobre o conhecimento de Produto. Aproveite para falar sobre o seu histórico de cursos, empresas por quais já passou, como chegou na área de Produto, Soft Skills (como liderança, comunicação, curiosidades etc.), Hard Skills (perfil analítico, experiência do usuário, pensamento estratégico etc.), seus principais desafios em produto e quais resultados você já alcançou. 

ETAPA 3 | GPM’s e PM’s da mesma tribo 

Essa etapa consiste na construção e apresentação do case – conhecimento prático de produto, análise qualitativa e quantitativa, comunicação, liderança e influência, táticas de produto etc.

O prazo entre o recebimento e apresentação do case são de 5 dias corridos. O case depende de qual tribo é a vaga que você está se aplicando, pois é direcionado a um problema existente naquela tribo. Ele é composto por um problema principal e algumas perguntas pré-definidas para que seja possível mostrar o mais importante: o racional de produto utilizado até chegar a solução.

Então, a dica nessa fase é: não se importe especificamente com a solução que vai propor ao problema do case, e sim em explorar demonstrar o conhecimento que tem sobre todo o ciclo de um produto. 

A apresentação do case pode ser feita em diversos formatos (PPT, Google Slides, Prezi etc.), e o tempo de apresentação é de 1 hora, contemplando a apresentação + pergunta dos espectadores, que nessa fase são os demais GPM’s e PM’s da mesma tribo. As perguntas são relacionadas a entender o racional e coerência do seu case, como: de onde vieram os números? Como foi o discovery? Como chegou nessas hipóteses? Por que escolheu essa solução? 

A partir daí, é só esperar o feedback da empresa!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: