Como entrar na área de produtos digitais?
Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Que a área de gestão de produtos está crescendo muito rápido nos últimos anos, já não é novidade pra ninguém. Para você ter ideia, o número de vagas para o cargo de Product Manager disponíveis hoje, apenas no Linkedin, já passa das 1.300 – algo surpreendente, levando em consideração este momento pandêmico em que vivemos.

O motivo desta realidade, que nos parece tão irreversível, é que o software está engolindo o mundo. Tudo que imaginávamos que era analógico está se tornando automatizado e digital, o que mostra como as empresas também se importam em criar experiências com o mínimo de fricção possível e em escala – algo praticamente impossível há cerca de 20, 30 anos.

Mas como entrar em uma área em amplo crescimento?

Aqui na PM3 nós temos mentorias em grupo, que são exclusivas para os nossos alunos e alunas. Em uma sessão com o Pedro Freire, que fez transição de carreira migrando de biologia para produtos digitais, ele elencou algumas dicas de como permear e entrar de vez na área. Abaixo separamos essas dicas de forma simples, e aproveitamos para adicionar algumas sugestões para potencializar a sua jornada.

1. Participe de eventos

Com o mercado aquecido é normal terem muitos eventos na área de produto para você participar. Os eventos, mesmo que online, são uma ótima oportunidade de fazer networking e aprender com quem já está atuando. Abaixo algumas sugestões de eventos na área que você pode participar:

2. Contribua para a comunidade

Para entrar, é preciso de fato contribuir e participar. As pessoas da comunidade valorizam muito quem compartilha suas experiências (e os recrutadores gostam muito quando encontram candidatos engajados). Para fazer isso, escolha a sua forma favorita de conseguir contribuir e pé na tábua! Mas como? Bem, você pode:

  • Escrever texto no seu Medium/blog – neste blog há vários alunos e alunas que são colunistas da PM3. Tem interesse em publicar seu conteúdo aqui também? Envie um e-mail para contato@cursospm3.com.br!
  • Organize Meetups – Ótima forma de fomentar um assunto e chamar pessoas para discutir sobre ele.
  • Produza vídeos – Que tal criar um diário que conta a sua evolução nesta jornada? O Youtube tá aí pra você contar pro mundo como está sendo esta transição.

3. Participe dos grupos e comunidades

Hoje há iniciativas muito legais para discutir produtos digitais. Não tem problema chegar cru – ninguém nasce feito, certo? – a ideia é ter humildade, observar como estas comunidades se comportam e se apresentar para tirar o melhor delas (networking é fundamental). 

Quem estuda com a PM3, faz parte de uma comunidade exclusiva que tem muitas vagas de emprego (postadas por quem trabalha nas empresas, descontos, conteúdos adicionais e muito mais).

  • Mulheres de Produto – grupo focado em empoderar mulheres em tecnologia e obviamente em produto. 
  • CoProduto – comunidade formada para reunir pessoas interessadas em discutir e aprender sobre gestão produtos digitais.
  • Comunidade da PM3 – uma das maiores comunidades da área, com muita troca de experiência e conhecimento.

4. Escute podcasts

Aprender com a experiência dos outros é uma das melhores maneiras de absorver conteúdo de qualidade. Hoje há muitos podcasts na área de produto que fazem um trabalho sério e muito profissional sobre Product Management. 

A PM3 apoia diversas destas iniciativas e recomenda que você dê uma boa olhada no que eles estão fazendo. Depois de ouvir um episódio, você pode sempre adicionar a pessoa no Linkedin para fazer uma conexão mais próxima.

5. Faça cursos

Não é só pelo fato da PM3 ser a referência na educação em Product Management no Brasil, mas muitos, muitos alunos(as) começaram esta transição estudando com a gente. Além de um conteúdo profundo e de muita qualidade (cheio de cases reais do nosso mercado), você participa da comunidade exclusiva e acaba absorvendo muita informação.

Isso tudo acaba por te deixar mais bem preparado(a) para uma entrevista de emprego (sem contar que os certificados dos nossos cursos carregam um plus nas vagas de produto no mercado), entender as dinâmicas do dia a dia na áreas, além de conhecer muitos frameworks e melhores práticas.

curso de product manager
André Nery, Diretor de Produto no Gympass e instrutor da PM3, em sua aula “O conceito de Valioso, Factível, Viável e Usável”, ensinando a mitigar os riscos em torno do Produto. Módulo 2: Product Market Fit.

Quer saber mais sobre outras pessoas que passaram por esta transição? Dê uma olhada em nossa editoria chamada “PM3 Stories“, que tem o relato de quem já começou do zero e hoje ocupa uma vaga de liderança em equipes de tecnologia e está impactando as vidas de milhares de usuários pelo Brasil e mundo.

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