A diferença entre Delivery Managers e Product Managers
Equipe de conteúdo - PM3

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Este artigo é uma tradução adaptada do post The difference between Delivery Managers and Product Managers, de Cynthia Vanzella. Por ser um conteúdo riquíssimo, achamos que seria uma boa ideia traduzi-lo para ajudar a comunidade brasileira de Product Marketing a evoluir. Boa leitura!


Ao montar a equipe que dará vida ao seu produto, os fundadores de empresas de tecnologia geralmente ficam surpresos com quantas habilidades (e pessoas) estão envolvidas. Delivery Managers e Product Managers, por exemplo, são duas funções muitas vezes confundidas, mas não são a mesma coisa. 

Responsabilidades de Delivery Managers e Product Managers

Embora algumas responsabilidades possam variar um pouco de projeto para projeto, estas são as principais diferenças entre Delivery Managers e Product Managers.

Product Managers analisam o porquê e o como de um projeto – explorando os detalhes do problema e qual seria a solução/resultado alcançado. Seus focos principais são: validação, pesquisa, análise e construção de roadmaps para resolver os problemas e entregar os resultados.

Os Product Managers são essenciais em um projeto quando o escopo e o caminho para resolver os problemas ainda não foram definidos. Eles também são fundamentais  quando não há um Product Owner experiente trabalhando com o fundador para definir prioridades ou quando é preciso transformar a visão de negócios em uma solução técnica.

Deliver Managers analisam o quando e o quê. Eles  têm experiência em gerenciamento de projetos Agile e em atuarem em conjunto com os fundadores, garantindo que o trabalho seja entregue no prazo e esteja dentro do orçamento, sempre com transparência de pendências, riscos e prioridades. Eles trabalham lado a lado com os fundadores e são uma verdadeira força motriz para entregar a solução. Seu foco é nas pessoas, na organização e na eficiência da condução do projeto.

Todos os dias, os Delivery Managers lideram cerimônias de Agile, controlam o backlog, fazem a gestão da equipe, gerenciam cronogramas e orçamentos, descobrindo e resolvendo problemas ao longo do caminho. Eles também podem trabalhar em um nível estratégico com os fundadores para gerenciar os requisitos e formar o time certo. Na F+L, alguns de nossos Delivery managers também têm experiência em Análise de Negócios, para transformar requisitos em tarefas

Todo projeto tem um Project Owner, que pode ser um Product Manager ou um Delivery Manager. O Project Owner é o braço direito do fundador, sendo responsável pelo sucesso do projeto e trabalhando em um planejamento mais proativo à medida que o produto evolui. 

Na F+L, o Project Owner normalmente é Delivery Manager, especialmente na etapa de construção e no caso de projetos em andamento. Product Managers serão Product Owners na etapa de Discovery, colaborando diretamente com o fundador, quando não houver uma equipe de desenvolvimento.

Assim, uma vez que trabalham em estreita colaboração com os fundadores, os Delivery Managers têm uma compreensão detalhada dos requisitos, bem como dos prazos e orçamentos, compartilhados com os Product Managers para alcançar o melhor resultado.

Os Product Managers, por outro lado, têm uma compreensão profunda do projeto a partir das perspectivas de estratégia e de marketing, compartilhadas com os Delivery Managers para garantir que as comunicações com os líderes estejam atualizadas.

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