7 ferramentas de prototipagem para criar produtos digitais
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

9 minutos de leitura

A prototipação é um processo fundamental no desenvolvimento de um produto, seja ele físico ou digital. Por isso, ter ferramentas de prototipagem que otimizem esse processo é indispensável. É a partir da prototipagem que os profissionais poderão transformar as ideias iniciais de um projeto em uma representação tangível e real do produto final. 

As ferramentas de design de protótipos apoiam o processo de prototipação, tornando-o efetivo e possibilitando a experimentação, a testagem e a validação das ideias em vários níveis. No entanto, há diversos tipos de ferramentas disponíveis no mercado que são direcionadas para vários objetivos diferentes. Por isso, conhecer as opções e os critérios a considerar na escolha, pode facilitar bastante o processo.

Acompanhe este artigo para saber como escolher uma ferramenta de prototipação e conhecer algumas opções muito usadas no mercado!

O que é prototipagem?

A prototipagem é uma etapa essencial da criação de produtos. Esse processo transforma ideias iniciais, muitas vezes ainda abstratas, em modelos reais, tangíveis e testáveis. Os protótipos são representações visuais e funcionais da solução final, representando uma oportunidade para validar as ideias apresentadas antes de implementá-las em uma versão final. 

Esse processo é indispensável no desenvolvimento de produtos, pois além de poupar tempo e recursos, ajuda a verificar se uma ideia é realmente válida, alinhada aos objetivos do negócio e do público-alvo da solução.

Em outras palavras, prototipar permite analisar as funcionalidades do sistema, antecipar problemas que poderiam surgir na versão final, entender aspectos da experiência do usuário com o produto e refinar as ideias antes de implementá-las.

Como escolher a melhor ferramenta de prototipação?

Cada projeto exigirá ferramentas e processos específicos, dependendo de fatores exclusivos ao processo de desenvolvimento do produto. Por exemplo, se o produto ainda está na etapa inicial de desenvolvimento, a equipe pode optar por criar um protótipo de baixa fidelidade, que ainda é muito primitivo e mais longe da versão final. Esse modelo será muito mais barato de construir e mais fácil de descartar, o que não impactará significativamente o orçamento do projeto. 

Entretanto, se o projeto já está em uma etapa mais avançada, criar protótipos de média ou alta fidelidade pode ser mais recomendado para avaliar aspectos fundamentais do produto. Consequentemente, quanto mais elaborado, mais caro será o modelo.

Por isso, na hora de escolher as ferramentas de prototipagem, é necessário considerar esses e outros fatores importantes e avaliar as melhores opções com base neles.

Confira a seguir alguns aspectos a considerar na escolha de ferramentas de prototipação para o seu projeto!

Custo-benefício

O primeiro aspecto a considerar é o custo-benefício da ferramenta. No mercado, há desde ferramentas gratuitas com recursos interessantes, até softwares pagos com funcionalidades mais avançadas. Assim, avalie se ela oferece as funcionalidades que você busca e compare os custos de aquisição em relação ao orçamento do projeto e aos benefícios oferecidos.

Funcionalidades

Outro fator importante são as funcionalidades disponíveis em cada ferramenta. Essa escolha deve ser feita com base nas necessidades do seu projeto.

Algumas perguntas a se fazer nesse processo são:

  • Os protótipos precisam ser interativos? 
  • A ferramenta oferece a opção de fazer testes em diferentes dispositivos? 
  • É uma ferramenta colaborativa e que permite a troca de feedbacks em tempo real?
  • Precisa de recursos básicos ou mais avançados?
  • Permite a construção de protótipos em todos os níveis de fidelidade (baixa, média, alta)?

Essas são perguntas que podem influenciar sua decisão sobre a escolha de uma ou mais ferramentas de prototipagem de produtos.

Integrações

Outro critério a considerar refere-se às integrações do software com outras ferramentas. Será muito mais fácil prototipar com softwares que são compatíveis com outras plataformas e ferramentas que você já utiliza no seu projeto, como por exemplo, softwares de design ou de desenvolvimento.

Facilidade de uso

Certifique-se de que a ferramenta escolhida seja fácil de aprender e usar, para otimizar tempo e recursos do time. Um software com uma curva de aprendizado demorada e complexa requer investimento de tempo e, muitas vezes, o processo de prototipação exige agilidade e praticidade. 

Por isso, é fundamental considerar a facilidade de aprender a usar o software ao escolher uma ferramenta de prototipagem.

As 7 melhores ferramentas de prototipagem

Agora que você conheceu alguns fatores importantes a considerar na escolha de uma ferramenta de design de protótipos, confira uma lista detalhada dos melhores softwares de prototipação atuais!

Adobe XD

O Adobe XD é uma ferramenta de design de interface e prototipação ideal para todos os níveis de complexidade de um protótipo (baixa, média e alta fidelidade). 

Com esse software é possível criar desde simples wireframes até modelos interativos do produto. Além disso, ele é integrado com o Creative Cloud, o que permite uma maior colaboração entre os profissionais.

Outros recursos interessantes são a possibilidade de realizar a prototipagem por voz, a integração com outras ferramentas Adobe e sua interface amigável.

Figma

Muito usado por designers de interface, o Figma é uma ferramenta em Nuvem que tem como grande diferencial a alta capacidade de colaboração em tempo real, sendo ideal para equipes. Suporta a criação de designs em vários níveis, sendo mais indicado para as etapas iniciais de prototipagem. Entretanto, com seus plugins e recursos avançados de design, pode-se criar protótipos de média e alta fidelidade e realizar testes de usabilidade.   

Além disso, outro diferencial interessante é a possibilidade de criar protótipos sem precisar escrever uma linha de código.

O Figma conta com uma versão gratuita e outras assinaturas pagas que custam $12, $45 e $75 por mês.

Sketch

Sketch é uma ferramenta de design de interface muito intuitiva e completa. Além de seus recursos de criação de sistemas de design e biblioteca de símbolos, também suporta a prototipação com uma curva de aprendizado reduzida. Com esse software é possível criar protótipos interativos de média e alta fidelidade, realizar testes A/B e compartilhar os resultados em tempo real para fazer iterações de maneira rápida e eficiente.

O Sketch conta com três planos de assinatura, uma versão padrão que custa $10 por mês por usuário, uma versão business que custa $20/mês por usuário e um plano que é dedicado apenas para usuários Mac, que custa $120 e é vitalício.  

In Vision

In Vision é outro software de prototipação muito usado por designers de interface. Ele oferece recursos de transformação de protótipos estáticos em versões interativas do produto. Além disso, é indicado para criar modelos de média e alta fidelidade, oferecendo ferramentas de testes de usabilidade com usuários, coleta de feedback e integração com outras ferramentas.

A ferramenta In Vision oferece um plano gratuito e um plano Pro para times colaborativos que custa $7.95/mês por usuário.

Balsamiq Mockups

Balsamiq Mockups é um software focado em criar wireframes e protótipos de baixa fidelidade, possibilitando a criação de esboços rápidos e a testagem ágil de conceitos e ideias.

Essa ferramenta de prototipação é ideal para as etapas iniciais de desenvolvimento de um produto, como o brainstorming e ideação. Além disso, oferece uma curva de aprendizado reduzida, já que conta com uma interface intuitiva e recursos como biblioteca de elementos prontos para uso.

O Balsamiq Mockups oferece planos de $9, $49 e $199 por mês, dependendo do número de projetos (2, 20 e 200, respectivamente).

Axure RP

O Axure RP é uma das ferramentas de prototipagem mais completas e robustas do mercado, ideal para projetos mais complexos. Apesar de possibilitar a criação de protótipos sem a necessidade de codificação, esse software tem uma curva de aprendizado maior, sendo mais recomendada para profissionais avançados.

Ela permite a criação de protótipos de alta fidelidade altamente interativos e funcionais com o uso de lógica condicional e variáveis para validar modelos de sistemas. Entretanto, também possibilita a criação de wireframes de baixa fidelidade de esboços mais simples de um produto.

Se você está em busca de uma ferramenta para criar protótipos com requisitos específicos, o Axure RP é altamente recomendado e utilizado por designers. As assinaturas do Axure RP variam entre $25 e $42/mês para um usuário, até soluções mais robustas para empresas.

Webflow 

Direcionada para a criação de websites responsivos sem a necessidade de codificação, o Webflow é uma ferramenta ideal para prototipagem de sites desde wireframes de baixa fidelidade até protótipos de alta fidelidade.

A interface do webflow é muito intuitiva e fácil de usar e os recursos disponíveis são versáteis e adaptáveis às necessidades do projeto.

Além disso, uma grande vantagem dessa plataforma é sua integração direta com CMS e recursos de hospedagem de site, que possibilitam o uso da ferramenta desde a criação de protótipos até a publicação do produto final.

A ferramenta oferece desde uma versão gratuita com recursos limitados, versões pagas que variam entre $14 a $39/mês, até planos para empresas com necessidades maiores.

Conclusão

As ferramentas de prototipagem são essenciais para criar modelos de produtos alinhados às necessidades do projeto. Cada uma oferece vantagens, recursos e funcionalidades únicas que enriquecem o processo de prototipação.

Neste conteúdo você conheceu os critérios a considerar na escolha de uma ferramenta e conferiu detalhes sobre algumas das melhores opções do mercado. Com base nestas informações, você poderá avaliar quais ferramentas são mais indicadas para seu projeto de criação de produto e escolher aquela que mais supre as suas necessidades.

Leia também: