Figma: o que é, por que usar e principais funcionalidades
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

9 minutos de leitura

O Figma é uma ferramenta de design usada para a criação de interfaces e protótipos de produtos digitais. Por ser uma plataforma colaborativa, ela é ideal para times de desenvolvimento que trabalham em conjunto para desenvolver interfaces que ofereçam experiências de valor para o usuário, pois conta com recursos de desenvolvimento e gestão que auxiliam nesse processo.

Neste artigo, saiba mais sobre o Figma, para que serve, os benefícios de utilizar a ferramenta e como usá-la de forma efetiva!

O que é Figma?

O Figma é uma plataforma colaborativa de design que reúne elementos e funcionalidades cruciais para o desenvolvimento de produtos digitais: Design UI e Design UX. Por meio dela, é possível desenvolver componentes de design, wireframes, criar interfaces digitais e protótipos interativos de produtos com foco em usabilidade e experiência do usuário.  

Por ser uma ferramenta que permite a colaboração em tempo real e oferece recursos como testes, sistemas de design e uma biblioteca de componentes reutilizáveis, por exemplo, o Figma é amplamente utilizado por diversos profissionais da área de Produto.

O Figma surgiu em 2012 como uma solução à demanda do mercado por uma plataforma de design gratuita que oferecesse a possibilidade de colaborar com outros profissionais em tempo real. Assim, foi lançada para facilitar a rotina de profissionais de design e desenvolvimento, e as dinâmicas envolvidas no desenvolvimento de produtos.

Para que serve o Figma?

O Figma serve para auxiliar profissionais de Design de Produto, Design UI/UX e desenvolvedores de software nos processos que envolvem a criação de uma interface digital. Ou seja, a plataforma apoia o desenvolvimento de uma interface, seja de aplicativos móveis, web ou outros sistemas ao oferecer recursos como:

  • Criação de componentes de design que podem ser replicados ao longo do projeto;
  • Colaboração do time em tempo real e funcionamento em Nuvem com navegação, atualizações e interações pelo projeto de forma remota e simultânea;
  • Desenvolvimento de sistemas de design (design system), que são essenciais para manter a consistência do design em todo o projeto;
  • Criação de protótipos interativos e realização de testes de usabilidade, entre outros.

Assim, é uma plataforma que reúne diversas funcionalidades, pode ser mantida com facilidade e é acessível a vários profissionais ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens de usar o Figma?

Diversos profissionais da área de Design utilizam o Figma por causa de suas vantagens para usuários, principalmente aqueles iniciantes que estão em busca de uma solução intuitiva, acessível e fácil de usar. Podemos listar como as principais:

Baseado em nuvem

Um dos maiores problemas quando se fala em softwares de design, é a questão do espaço que essas ferramentas ocupam em um dispositivo. O Figma é uma solução baseada em nuvem, ou seja, elimina qualquer necessidade de fazer download da ferramenta, possibilitando o uso em qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Versionamento de arquivos

Outra grande vantagem da ferramenta é o versionamento de arquivos disponibilizado pela plataforma. Essa funcionalidade permite que os usuários tenham acesso a versões atualizadas do projeto, além de poder recuperar as versões antigas quando necessário. Assim, facilita a navegação e o acesso às versões passadas ou atualizadas quando preciso, proporcionando mais agilidade no processo de desenvolvimento.

Colaboração em tempo real

O grande diferencial do Figma é a possibilidade de colaborar em tempo real com outros usuários da plataforma. Pode-se colaborar com vários usuários simultaneamente e de qualquer lugar, apoiando o desenvolvimento do projeto e trazendo um alinhamento maior para a comunicação, os processos e demandas do time. Além disso, poder colaborar em tempo real também ajuda a obter feedback mais rapidamente e fazer revisões e iterações com mais agilidade e eficiência.

Integração com outras ferramentas

A plataforma do Figma também pode ser integrada com outras ferramentas de design, desenvolvimento e gestão, deixando o projeto e o desenvolvimento da interface ainda mais completo.Os fluxos de trabalho e o desenvolvimento do projeto se tornam muito mais otimizados quando há a possibilidade de integrar outras funcionalidades para contribuir com a criação do produto.

Algumas integrações possíveis são:

  • Slack;
  • GitHub;
  • Trello;
  • JIRA;
  • Asana;
  • Zapier;
  • Storybook;
  • Maze, etc.

Ferramenta intuitiva

O Figma é uma excelente ferramenta para quem é iniciante nas áreas de design de interface, design de experiência do usuário ou design de produto. A plataforma é intuitiva e fácil de usar, ao mesmo tempo em que é completa e atende usuários tanto iniciantes, quanto experientes. Sendo assim, uma solução ideal para diversos perfis de usuários e variados tipos de demanda, desde projetos pessoais ou menores, até projetos mais robustos.

Recursos para devs

Além de todas as funcionalidades para designers, o Figma também possui algumas ferramentas para os desenvolvedores de software. 

Principalmente quando se fala na transição entre o design e o desenvolvimento, as dinâmicas entre designers e desenvolvedores podem ser um pouco confusas. Por isso, para facilitar os fluxos de trabalho do time de desenvolvimento, a ferramenta oferece recursos como inspeção de código e exportação, entre outros, para auxiliar o trabalho dos devs.

Quanto custa o Figma?

Um fator que torna o Figma uma ferramenta atraente e acessível para designers é seu custo. Além de contar com uma versão gratuita, que apesar de ter recursos limitados, ainda assim funciona bem para iniciantes e projetos menores, também conta com vários planos para diversos perfis de usuários e suas necessidades.

Entre os planos pagos, o mais barato custa $12 por mês. Contudo, a plataforma também tem outros dois planos – Organização e Enterprise –, que custam, respectivamente, $45 e $75/mês na data de criação deste artigo (fevereiro de 2024). Assim, tem um excelente custo-benefício tanto para profissionais e projetos com diferentes níveis de demanda e complexidade.

Como usar o Figma: o que pode-se fazer com o Figma?

Como você já percebeu, o Figma possui muitos recursos tanto para designers, quanto para desenvolvedores. Confira a seguir as principais funcionalidades da plataforma para usar no seu projeto!

Biblioteca de componentes e criação de sistema de design

O Figma permite desenvolver sistemas de design para criar bibliotecas de componentes como cores, ícones, formas, etc., que podem ser reutilizados no projeto e personalizados de acordo com a necessidade do usuário. Isso significa que pode-se criar vários elementos indispensáveis apenas uma vez e ir adaptando cada um deles à medida que seja necessário para o projeto, já que eles ficam salvos na biblioteca.

Essa coleção de componentes também pode ser importada de outros projetos para facilitar ainda mais o trabalho do profissional. Esse recurso otimiza bastante a construção de uma interface, seus elementos e funcionalidades, e ajuda a manter a consistência do design em todo o produto.

Personalização básica

Assim como outras ferramentas de design, o Figma possibilita a criação e a personalização de elementos básicos de design como caixas de textos, formas geométricas, vetores, tipografia, cores, etc. Esse recurso é excelente para que o desenvolvimento da solução e seus elementos sejam feitos em um só lugar, centralizando e integrando com outros recursos importantes para o processo.

Colaboração

Outra funcionalidade muito relevante do Figma são as ferramentas de colaboração disponíveis na plataforma. Vários usuários podem colaborar no mesmo projeto ao mesmo tempo e em tempo real. Isso ajuda a integrar a comunicação de todo o time, incluindo todos os profissionais envolvidos, como desenvolvedores, Product Designers, UI Designers, UX Designers, UX Writers, entre outros.

Além disso, contribui para um fluxo de trabalho mais otimizado e uma maior agilidade nos processos de desenvolvimento.

Prototipação

A prototipação é uma etapa crucial na criação de uma interface de produto e o Figma oferece recursos de prototipação sem a necessidade de codar. Essas funcionalidades são excelentes para analisar os fluxos de navegação, entender elementos de interatividade, animações e transições do produto e simular um funcionamento antes de escrever o código.

Dev Mode

O Dev Mode ou “Modo desenvolvedor” é um recurso fundamental para desenvolvedores de software em times colaborativos de Produto. Esse modo oferece diversas funcionalidades aos desenvolvedores e serve como um excelente suporte no processo de handoff de design.

Algumas dessas funcionalidades são as exportações de assets do projeto, inspeção de código sem precisar alterar o design, visualização de layouts e grids, acesso a propriedades de estilo, entre outras.Todos esses recursos ajudam no processo de colaboração entre designers e desenvolvedores, otimizando as dinâmicas de trabalho de forma ágil e eficiente.

Usabilidade e acessibilidade

O Figma também oferece recursos com foco em usabilidade e acessibilidade que são essenciais para uma boa experiência de navegação da pessoa usuária.

Por exemplo, a ferramenta oferece recursos de verificação de contrastes no próprio editor, além de plugins de acessibilidade para garantir que o design do produto seja acessível a diversos perfis de usuários.

Conta também com a função “Auto Layout” que ajusta o design aos diferentes tamanhos de telas e dispositivos, contribuindo para uma boa usabilidade com o sistema. Além dela, os recursos “Variants” e “Biblioteca de Componentes” são essenciais para assegurar que o design seja consistente, navegável e acessível.

Conclusão

Para times de desenvolvimento de Produto e principalmente para designers, o Figma é considerado uma plataforma completa, intuitiva, acessível e muito útil para a criação de interfaces digitais com boa usabilidade e que ofereçam experiências de valor ao usuário. Agora você já conhece as funcionalidades e as vantagens de considerar essa ferramenta na sua rotina enquanto profissional de Produto.

Leia mais: