Design de produto: o que é, importância, métodos e etapas
Equipe de conteúdo - PM3

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O design de produto é uma abordagem holística que foca na criação de conceito e no desenvolvimento de produtos e soluções. Esse processo engloba etapas que vão desde a identificação de necessidades dos usuários e do mercado, até a definição do problema e o desenvolvimento da solução que resolverá essas demandas.

A área de design de produto tem ganhado cada vez mais relevância, principalmente no contexto atual onde o meio digital tem um papel fundamental para o bom desempenho e o sucesso das empresas. Então, para saber mais sobre essa área, continue lendo! Aqui vamos explicar melhor as etapas de design de um produto e os métodos que apoiam esse processo. Acompanhe!

O que é design de produto?

O design de produto ou product design é uma área do design que visa identificar necessidades, definir problemas e criar soluções em formatos de produtos ou serviços para os consumidores de determinado mercado. Esse processo é pensado para desenvolver soluções que atendam às necessidades dos usuários de maneira efetiva e alinhada às demandas de um público-alvo.

A disciplina de product design foca não só nos aspectos visuais e estéticos do produto, como também é fundamental para a criação de produtos que sejam viáveis comercial e tecnicamente. Ou seja, é preciso ser funcional, intuitivo e fácil de usar.

Sendo assim, é importante considerar diversas variáveis que possam contribuir para a criação de um produto atraente, que seja capaz de conquistar a atenção de pessoas em meio a tantas opções. Por isso, o design de um produto conta com etapas que vão desde a análise de mercado até o desenvolvimento e o aprimoramento do produto. Simplificando, podemos listar:

  • Concepção da ideia, identificando as necessidades do mercado e dos consumidores para a criação do produto;
  • Definição do problema a ser resolvido e a delimitação do escopo do projeto;
  • Ideação e geração de ideias para resolver o problema identificado;
  • Prototipação e testes para refinar o produto;
  • Desenvolvimento da solução e aprimoramento.

Assim, o design de produto é uma estratégia fundamental para criar soluções completas e apropriadas para os consumidores de determinada indústria.

Por que investir em design de produto?

Em um mercado que muda com frequência, é crucial investir em processos de design estratégicos para desenvolver um produto alinhado às demandas dos consumidores e do mercado. A seguir, temos algumas razões que esclarecem essa importância:

Diferenciação de produto no mercado

Uma das vantagens do design de produto é a possibilidade de gerar a diferenciação de uma marca e suas soluções no mercado. Em indústrias consideradas saturadas, ter um produto com diferencial competitivo (em funcionalidade, estética ou em usabilidade) é fundamental para manter a relevância no mercado, aumentar a percepção de valor do usuário sob a marca e o produto e obter resultados positivos.

Incentivo à inovação

A área de design de produto não pressupõe, necessariamente, a criação de produtos inovadores ou disruptivos. No entanto, adotar esse processo estratégico certamente oferece um incentivo à inovação.

Product Designers trabalham em contato direto com a resolução de problemas reais e tangíveis de seus consumidores. Isso significa que encontrar soluções inovadoras e criativas para essas necessidades oferece um estímulo constante à inovação e aumenta as chances de criar novas tecnologias, recursos ou até mesmo produtos completamente novos. 

Experiência do usuário aprimorada

Um dos objetivos principais do design de produto é o foco na experiência do usuário e em como um produto pode entregar valor, resolvendo as demandas desse consumidor.

Um estudo da Forrester entregue pela Adobe revelou os benefícios que uma empresa “design-led” ou orientada a práticas de design pode oferecer à experiência do usuário. O estudo concluiu que, principalmente no contexto digital, empresas que investem em uma abordagem com foco em design e em atender às reais demandas dos consumidores, têm maiores chances de sucesso.

ROI significativo

Os investimentos em práticas de design focado na experiência do usuário podem proporcionar um significativo Retorno Sobre Investimento (ROI) para empresas.

Um estudo da Forrester destacou que uma interface bem construída pode aumentar as taxas de conversão em 200%. Isso significa que focar em usabilidade pode representar um aumento significativo em receita.

Além disso, ter processos bem estruturados e alinhados aos objetivos da empresa também reduzem o tempo de desenvolvimento do produto e melhoram a gestão de recursos e profissionais.

Maior chance de sucesso do produto

Na abordagem de design de produto, a empatia e o entendimento das necessidades dos usuários é um fator determinante para o sucesso do produto.

Assim, quanto mais bem alinhado e pensado para atender a estas demandas, maiores são as chances do produto gerar identificação, aumentar a percepção de marca, agregar valor ao consumidor e ser bem recebido pelo mercado.

As etapas do design de produto

Partindo para uma percepção mais prática, vamos falar de etapas. No design de produto, são elas:

  • Identificação de uma necessidade/ideia;
  • Pesquisa e análise de mercado;
  • Definição do problema;
  • Ideação;
  • Prototipação;
  • Testes e iterações;
  • Desenvolvimento e melhorias.

Confira detalhes sobre cada etapa!

Identificação de uma necessidade/ideia

Todo produto parte de uma ideia ou de uma necessidade identificada. Por isso, a primeira etapa desse processo é reconhecer oportunidades, entendendo o que o consumidor precisa e o que você pode oferecer. Assim, nesta etapa é importante analisar os padrões de consumo e comportamento do consumidor final, compreender suas necessidades, desejos e dores e identificar tendências de mercado.

Pesquisa e análise de mercado

Após olhar para o potencial usuário da solução em desenvolvimento, é necessário também pesquisar e analisar o mercado para qual esse produto será direcionado. Nesse processo, busque analisar a concorrência, levantar dados reais e precisos do mercado, entender as tendências desta indústria, investigar a necessidade e o nível de dificuldade de obter a matéria-prima para o produto e definir o público-alvo da solução.

Definição do problema

Com informações e insights sobre o mercado e a persona para quem o produto será criado, passa-se para a etapa de definição clara do problema a ser resolvido. Essa etapa é fundamental para delimitar o escopo do projeto, determinando os objetivos do produto e a viabilidade do produto no mercado.

Assim, é importante registrar de maneira clara e concisa qual é o problema a ser resolvido, os requisitos do projeto (funcionais e não funcionais) e definir prazos e orçamento para a execução. Em outras palavras, é a etapa de descrição do problema e o planejamento para começar o desenvolvimento do produto.

Ideação

A etapa de ideação envolve aflorar e explorar a criatividade, gerar ideias e encontrar soluções criativas para desenvolver o produto. O objetivo é encontrar resoluções para o problema definido na etapa precedente. Assim, é uma fase de muita exploração, na qual processos como brainstorming, prototipagem rápida e storyboarding são muito utilizados.

Prototipação

O resultado do refinamento de ideias da fase de ideação leva à etapa de prototipação.  Aqui são criados modelos ou protótipos tangíveis da solução, que podem variar em níveis de complexidade (protótipo de baixa, média ou alta fidelidade).O objetivo para a criação de protótipos é levar uma ideia que até então não era tangível a algo que seja funcional em algum nível. A partir dali, o time poderá testar o produto e fazer as iterações necessárias.

Testes e iterações

Com a criação do protótipo, é possível testar o produto para entender o que funciona e o que precisa ser refinado, melhorado e iterado. Essa etapa envolve a realização de testes A/B, testes de usabilidade e coleta de feedback sobre a solução.

A partir desse processo, é possível identificar as oportunidades de melhoria e resolver problemas que afetam o desempenho do produto antes de seu desenvolvimento final.

Desenvolvimento e melhorias

Depois da fase de prototipação e testes, e da validação do produto, finalmente será possível criar o design definitivo da solução seguindo as orientações dos profissionais envolvidos no processo de criação do produto. Depois disso, o produto poderá ser lançado e utilizado pelos usuários finais. Por fim, é preciso repetir esse processo de tempos em tempos, aplicando melhorias constantes para continuar oferecendo uma experiência de valor ao usuário.

Métodos que apoiam o processo de product design

Existem várias metodologias para apoiar o processo de design de um produto e torná-lo mais eficiente e proveitoso.

Alguns métodos muito utilizados por Product Designers são:

Design Thinking

A abordagem do Design Thinking centraliza-se nas pessoas e tem como palavra-chave a empatia. O processo tem quatro etapas e envolve definir o problema e encontrar as melhores ideias para resolvê-lo. A partir disso, criam-se protótipos e realizam-se testes para então partir para o desenvolvimento do produto final.

O Design Thinking foca em processos iterativos e em melhorias incrementais para alcançar oferecer a melhor solução para as necessidades do consumidor.

Lean Startup

O foco da metodologia Lean Startup é criar ciclos de criação de produtos que sejam rápidos e utilizem poucos recursos. O objetivo é validar ideias rapidamente, criar um produto mínimo viável (MVP) de forma econômica, testar e validar a ideia com usuários reais, avaliar os resultados e reduzir o risco de falhas. Startups e ambientes que buscam criar soluções com foco em inovação adotam bastante esse método.

Design Sprint

Design Sprint é uma metodologia ágil desenvolvida pela Google Ventures que tem como objetivo encontrar a solução para um problema em um curto período de tempo. O framework tem um tempo pré-determinado de cinco dias, nos quais são exploradas as etapas do processo de design de um produto. 

A abordagem é muito usada dentro das práticas de Design Thinking, ajudando a resolver problemas de forma inovadora em um processo multidisciplinar, focado e rápido.

Conclusão

A abordagem de design de produto não foca somente em aspectos estéticos e visuais de um produto, mas também em oferecer soluções alinhadas às necessidades de usuários de um mercado em potencial.

Essa área tem se tornado cada vez mais relevante no contexto de negócios e principalmente no desenvolvimento de produtos digitais, representando ótimas oportunidades de carreira para profissionais que desejam trabalhar com tecnologia, desenvolvimento de produtos e inovação.

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