Marketing de influência: o que é e como estruturar uma campanha
Equipe de conteúdo - PM3

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

O marketing de influência é um tipo de estratégia de marketing que tem como finalidade promover produtos, campanhas ou marcas através de ações e campanhas feitas com influenciadores digitais. O marketing de influenciadores tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos, se tornando uma das principais estratégias das empresas para impulsionar um produto ou marca no mercado digital.

Entenda melhor aqui como funciona essa estratégia, por que investir em influencers para estratégias de marketing e como estruturar uma estratégia de marketing de influência.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia que visa divulgar, através de pessoas digitalmente influentes, os produtos e serviços de uma marca, com o objetivo de influenciar o processo de decisão de compra de uma solução. Essa estratégia ganhou muita força principalmente com a popularização das redes sociais, espaços onde pessoas compartilham interesses a nível global e permitem que marcas conquistem um alcance muito maior.

Nesse tipo de estratégia, utiliza-se a base sólida de seguidores dos influencers, o alto engajamento da audiência com o conteúdo produzido e uma abordagem mais pessoal para gerar a credibilidade necessária que converterá o usuário em cliente. O marketing de influenciadores tem como diferencial a personalização do conteúdo e a aproximação real desses indivíduos com seu público

Isso impacta significativamente a decisão de compra dos usuários, já que, muitas vezes, transmite a sensação de que as recomendações feitas, são a partir de alguém parecido com você, o famoso “gente como a gente”. Assim, é muito mais simples convencer um consumidor a comprar uma solução, já que essas pessoas com alta credibilidade estão recomendando.

Quem são os influenciadores?

Os influencers são pessoas que, com sua audiência consolidada, exercem um papel vital na tomada de decisão dos usuários. Os influenciadores digitais podem ser celebridades, blogueiros ou vloggers, líderes de opinião e criadores de conteúdo digital.

As razões pelas quais esses indivíduos são influentes são diversas. Por exemplo, um artista ou celebridade se torna influente por causa de seu trabalho, que atraiu e gerou notoriedade e confiabilidade no público. Um produtor de conteúdo normalmente exerce influência por ter construído popularidade nas redes sociais e a partir disso, ter construído uma base de seguidores que se identificam com ele. Alguns se tornam referência em um nicho ou em um assunto específico, sobre o qual cria conteúdo diariamente nas redes sociais, como é o caso dos produtores de conteúdo de viagem, de humor e entretenimento, entre outros.

Além disso, os influencers também podem ser líderes de opinião, como os especialistas que possuem conhecimento aprofundado em sua área e assim, passam credibilidade aos seus seguidores, como por exemplo, influencers de moda, gastronomia, tecnologia, negócios, etc.

Sendo assim, atualmente existem várias formas de se tornar um influenciador digital, construindo uma comunidade forte e um contexto ideal para a promoção de soluções de maneira engajada e confiável.

Por que investir em marketing de influência?

O marketing de influência oferece muitos benefícios para empresas que querem promover seus produtos ou sua marca. Uma pesquisa da Influencer Marketing Hub feita em 2023 mostrou que 83% dos participantes ainda acreditam que o marketing de influência é uma estratégia muito efetiva. A mesma pesquisa prevê um crescimento significativo na indústria de marketing de influenciadores, chegando a aproximadamente $21.1 bilhões ainda em 2023. Esse valor era de cerca de $16.4 bilhões em 2022.

Assim, é um mercado em contínua expansão e que segue promovendo bons resultados para empresas de diversos segmentos. Aqui separamos algumas razões para investir em marketing de influenciadores: 

Grande alcance de usuários

Os influencers normalmente possuem uma base grande e consolidada de seguidores, o que torna essa estratégia muito eficiente de alcançar mais consumidores em uma campanha de marketing. Isso garante um acesso ampliado ao público-alvo e uma promoção mais otimizada de uma solução, uma vez que é possível falar com grandes audiências através de um ou mais influenciadores.

Credibilidade e confiança

Influenciadores são chamados assim por uma razão: eles têm o poder de impactar a tomada de decisão de um usuário de maneira muito otimizada por causa de sua credibilidade. Pessoas se conectam com pessoas e histórias. Por isso, ver indivíduos “normais” e obter um senso de “vida real” a partir do que é compartilhado pelos influencers, faz gerar confiança nesses usuários. Assim, um influenciador digital consegue convencer um usuário a comprar ou ao menos se interessar pela solução através de sua credibilidade.

Aumento no engajamento

Outro benefício do marketing de influência é a possibilidade de promover uma marca ou solução de maneira personalizada, criando conteúdo que ressoa com a audiência do influenciador e da marca. Uma pesquisa feita pela Matter Communications mostrou que 69% dos indivíduos estão mais propensos a confiar na recomendação de amigos, familiares e influenciadores digitais.

As pessoas estão em busca de recomendações verdadeiras. Por isso, produzir conteúdo de forma personalizada e autêntica é uma forma de atrair e engajar uma audiência de pessoas interessadas e conectadas com o tipo de mensagem que o influenciador transmite em nome da marca, engajando esse público com maior eficácia.

ROI otimizado

O retorno sobre o investimento também é um dos fatores que fazem com que o marketing de influenciadores seja uma opção de estratégia rentável. 

Uma pesquisa da Influencer Marketing Hub mostrou que, em média, o valor ganho em mídia conquistada (earned media) a cada $1 gasto é de $5,48, podendo chegar a $18 para negócios mais bem estruturados em campanhas de marketing de influência. Esses números são expressivos, demonstrando que o potencial de ROI de estratégias de marketing de influenciadores é muito significativo.

Como estruturar uma estratégia de marketing de influência?

As ações e campanhas com influencers podem ter diversos formatos e tipos de negociação. Eles vão desde o planejamento e escolha do influenciador, até a análise de métricas e resultados.  Confira um passo a passo para estruturar uma estratégia de marketing de influência:

Definir os objetivos da campanha

Uma campanha de marketing de influenciadores deve ser bem estruturada. Por isso, definir com clareza os objetivos da ação é crucial. Na maioria das vezes, o objetivo final é, claro, gerar vendas e receita para o negócio. Contudo, podem existir diversas razões para que uma empresa invista nesse tipo de estratégia, como:

  • Aumentar o reconhecimento da marca (brand awareness);
  • Divulgar novos produtos ou serviços;
  • Aprimorar a captação de leads;
  • Engajar e educar uma audiência sobre uma marca, etc.

Assim, ter claro o que se deseja atingir a partir da campanha com influenciadores é o primeiro passo essencial para desenhar uma estratégia de marketing com influencers.

Entender o público-alvo do negócio

O próximo passo é entender quem é o público-alvo/persona da empresa ou produto. Ter clareza da audiência ajudará a identificar quem são as pessoas mais influentes nessa indústria e que se alinham aos objetivos da empresa. Além disso, ajuda a compreender quem são os consumidores que a empresa quer alcançar com a promoção através de influenciadores.

Selecionar os influencers

Ao entender seus objetivos e a persona do negócio ou do produto, será mais fácil alinhar essas informações com os tipos de influenciadores que podem fazer sentido para sua campanha. Nessa etapa, é importante analisar se os influenciadores estão alinhados aos valores do negócio, ao seu público-alvo, à mensagem da empresa e aos objetivos definidos. Da mesma forma, também é fundamental considerar o orçamento disponível para a campanha e entender como alocá-lo da melhor forma para otimizar os resultados.

Definir o formato de parceria e termos de negociação

No marketing de influência existem diversos tipos de negociação e formatos de parceria que uma agência ou empresa pode fazer com os influenciadores digitais.

Assim, nesta etapa, é importante definir o tipo de parceria e os termos de negociação. Por exemplo, pode-se estabelecer se a campanha será no formato de earned media (mídia conquistada), paid media (mídia paga), se será por afiliados, posts patrocinados, embaixadores de marca, colaborações (collabs), entre outros.

O formato definido direciona a criação do conteúdo e deve ser bem pensado para alcançar os objetivos da campanha.

Criar e aprovar o conteúdo

Após definir os tipos de negociação e parceria, o influenciador deverá criar o conteúdo e enviá-lo para aprovação para a empresa ou agência que está gerenciando a parceria. Normalmente, o processo de criação segue os direcionamentos da empresa, que orientam o influenciador sobre a campanha, seus objetivos, características da solução e sugestões de formatos. 

Entretanto, nesse tipo de marketing, a autenticidade do criador de conteúdo também deve estar presente, para que a campanha seja efetiva, alcance e engaje o público da maneira esperada. Assim, cada influenciador deverá personalizar a mensagem a ser transmitida na campanha com suas particularidades e detalhes únicos.

Lançar a campanha

Após a aprovação do conteúdo, a campanha pode ser lançada para o público nos canais de marketing estabelecidos entre o influenciador e a empresa.

Isso pode ser feito de várias maneiras, assim como, pode-se alinhar com outras ações de marketing da empresa. 

Acompanhar resultados e métricas

Com o lançamento da campanha, a empresa pode acompanhar os resultados e as métricas que a ação gerou.  Esses dados podem ser coletados pela empresa e também podem ser fornecidos pelo influenciador. A partir disso, pode-se analisar os resultados e ajustar o que for necessário para as próximas campanhas.

3 erros comuns em estratégias de influenciadores

Apesar de ser possível criar campanhas incríveis com influenciadores, existem alguns erros muito comuns que empresas cometem nesse tipo de estratégia, tornando-as ineficazes em algumas situações e causando prejuízo às empresas.  Aqui temos alguns erros comuns:

Escolher influenciadores inadequados

Selecionar os influenciadores errados para os objetivos da campanha, seja pela quantidade de seguidores, ou por outras razões, é um grande erro. Os influencers escolhidos precisam estar alinhados com a proposta da campanha ou a solução oferecida para que a estratégia seja eficiente e proporcione os resultados esperados.

Conteúdo fora de sintonia com o influenciador

Uma situação muito comum, mas que é um erro ocorre quando empresas tentam controlar a narrativa dos conteúdos ou criar roteiros fechados para as campanhas. Isso porque essas práticas atrapalham a autenticidade e a personalização do conteúdo, que é um dos grandes benefícios desse tipo de estratégia, passando a impressão de que são forçados ou não verdadeiros.

Não ter objetivos claros

A falta de clareza nos objetivos da ação prejudica toda a estratégia de marketing com influenciadores.  Isso vai desde a escolha inadequada de influenciadores, até o acompanhamento de resultados, que levam à análise de métricas irrelevantes para os objetivos da campanha.

Conclusão

O marketing de influência é uma estratégia muito eficaz para empresas que querem alcançar diversos objetivos de negócio como:

  • Aumentar as vendas;
  • Aprimorar o ROI;
  • Gerar conversões;
  • Engajar um público;
  • Aumentar o reconhecimento de uma marca ou produto, etc.

Os esforços em marketing de influência sem dúvida se mostram bastante eficazes, sendo uma estratégia muito interessante para empresas digitais com objetivos e público-alvo bem definidos.

Lembre-se de investir bastante em pesquisa e planejamento antes de colocar todos os esforços do time de Marketing ou Product Marketing nesse tipo de iniciativa, pois, como vimos, erros com influenciadores podem gerar sérios danos para a imagem da marca. Por isso, uma dica é começar com testes com influenciadores menores, observando os resultados para depois partir para uma estratégia mais robusta.

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