Marketing holístico: o que é, fundamentos, benefícios e exemplos
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

O marketing holístico é uma abordagem que busca visualizar uma organização como um só organismo. Isso quer dizer considerar todas as partes e setores que envolvem a comunicação como uma única entidade integrada. O termo “holístico” pode remeter a elementos alternativos ou esotéricos, mas na verdade tem a ver com olhar para as estratégias da empresa como algo interconectado para alcançar os objetivos e os resultados planejados.

Acompanhe este artigo para entender o que é marketing holístico, os pilares desse conceito, por que adotar essa abordagem e alguns exemplos dessa estratégia.

O que é marketing holístico? 

O marketing holístico é um conceito que olha para a organização como uma unidade integrada, visando criar, comunicar, alinhar e entregar valor aos usuários ao pensar nos setores de comunicação da empresa de forma unificada. Essa proposta tem como finalidade promover a integração, a consistência e a coerência das estratégias, ao alinhá-las em conjunto com vários segmentos para alcançar os objetivos do negócio. 

Diferentemente de outras estratégias de marketing, que muitas vezes focam em aspectos isolados para cumprir seus objetivos de comunicação, a abordagem holística considera que, sem o alinhamento adequado, a empresa não pode funcionar de forma efetiva.

Essa visão engloba diversos fundamentos do marketing, que em conjunto, contribuem para a criação de um ecossistema de comunicação integrado e funcional. 

Quais são os pilares do marketing holístico?

O marketing holístico é fundamentado em quatro pilares essenciais que ajudam a garantir a conexão entre os segmentos da organização e as estratégias efetivas para promover a marca no mercado.

São eles: 

  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing integrado;
  • Marketing interno;
  • Marketing de performance.

Confira em que consistem os quatro pilares do marketing holístico:

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como foco criar e manter relacionamentos duradouros e positivos entre as marcas e suas audiências. 

Esse processo compreende muitas ações como: 

  • Promover o sucesso do cliente (Customer Success);
  • Aumentar a satisfação do consumidor; 
  • Melhorar os produtos e serviços da marca;
  • Integrar, personalizar e alinhar a comunicação da empresa;
  • Criar estratégias de fidelização e retenção, etc. 

Todos esses procedimentos visam fidelizar, reter, engajar e fazer a manutenção do relacionamento dos clientes com as marcas.

Assim, é um pilar essencial para garantir que a visão holística de marketing se concretize dentro de uma organização.

Marketing integrado

O marketing integrado é o pilar que garantirá que as ações e esforços em marketing funcionem com coesão e coerência.

Assim, esse fundamento engloba ações para:

  • Criar uma comunicação coerente e consistente nas estratégias de marketing;
  • Aumentar a sinergia entre os canais de marketing, garantindo uma comunicação integrada;
  • Focar nas necessidades, desejos, preferências e dores do consumidor, direcionando estratégias para garantir o sucesso do cliente;
  • Analisar os resultados das estratégias baseando-se em dados de diversas fontes para compreender de forma integral a efetividade dos esforços em marketing, etc.

Marketing interno

Já o marketing interno é um fundamento da abordagem holística que tem como foco os colaboradores, considerando-os como os primeiros e mais importantes clientes da marca. Os funcionários são essenciais para abraçar a ideia e as causas da empresa, tornando-se defensores fiéis da marca, motivados a contribuir para o sucesso das estratégias. 

Para isso, o marketing interno foca em:

  • Destacar a visão, a missão e os valores da marca, fortalecendo essas noções na cultura organizacional;
  • Alinhar a comunicação para garantir um entendimento mútuo e efetivo sobre os objetivos e estratégias de comunicação da empresa;
  • Investir em capacitações e treinamentos para que os colaboradores consigam, cada vez mais, aprimorar suas habilidades e exercer suas funções com mais eficiência, entre outros.

Marketing de performance

A mensuração dos resultados é outro fundamento da abordagem holística. Isso ocorre porque apenas a aplicação de estratégias não é suficiente para garantir a efetividade das ações. Por isso, a performance é um pilar indispensável para compreender se os esforços da empresa estão trazendo resultados ou não.

Essa abordagem dentro do marketing holístico foca em:

  • Testar e avaliar técnicas usadas para aprimorar a eficiência das operações;
  • Definir métricas e indicadores de desempenho que façam sentido para as estratégias da empresa;
  • Analisar os resultados orientando-se a dados com o objetivo de otimizar as campanhas e estratégias de comunicação, etc.

Por que adotar uma abordagem holística?

Agora que você já conhece os fundamentos que sustentam uma visão de marketing holística, é crucial entender os benefícios dessa estratégia para os negócios. 

Implementar uma abordagem holística nas estratégias de comunicação e marketing pode oferecer muitas vantagens para as empresas, entre elas:

  • Coerência e consistência de marca;
  • Consolidação de marca no mercado;
  • Eficiência nas operações;
  • Adaptabilidade aprimorada;
  • Responsabilidade social e reputação.

Saiba mais detalhes de cada um deles! 

Coerência e consistência de marca

Um dos objetivos do marketing é a construção de uma marca forte e relevante no mercado. 

As estratégias propostas pelo marketing holístico ajudam a fazer isso de forma muito mais eficiente, trazendo coerência e consistência em toda a comunicação, pontos de interação e posicionamento da marca no mercado. Isso contribui para um brand awareness e uma consolidação da empresa no mercado muito mais potentes, gerando resultados mais significativos.

Eficiência nas operações

Executar e mensurar estratégias de maneira coesa e alinhada, e fornecer o suporte e o treinamento adequado aos colaboradores do negócio, contribui para uma maior eficiência nas operações da empresa.

Assim, promover um ambiente de integração entre os segmentos de comunicação da empresa favorece o negócio em muitos níveis, ajudando a:

  • Reduzir custos e otimizar recursos;
  • Melhorar a eficácia dos times de marketing e dos processos organizacionais;
  • Evitar falhas e retrabalhos;
  • Alinhar a comunicação interna, etc.

Adaptabilidade aprimorada

A consistência dos processos e estratégias de comunicação proporcionadas pelo marketing holístico também contribui para os cenários onde a rápida adaptabilidade é necessária. Em uma organização onde há sinergia e conexão entre as diversas partes que compõem o todo, é mais fácil responder às mudanças do mercado e às demandas dos usuários com mais eficiência e agilidade.

Responsabilidade social e reputação

Em um contexto de mudanças significativas nos comportamentos e nos hábitos de consumo, os consumidores estão, cada vez mais, em busca de marcas que se importem e se posicionem de maneira socialmente responsável. 

O marketing holístico, com sua visão de relacionamento duradouro e positivo com seus usuários, pode contribuir para uma maior conscientização das empresas neste sentido. A partir disso, pode-se focar na construção de campanhas que promovam responsabilidade social e ambiental para beneficiar as pessoas e o mundo de acordo com a visão, valores e missão do negócio.

Essas ações podem contribuir para uma reputação positiva no mercado, atraindo cada vez mais consumidores e apoiadores que se identificam com a marca.

Exemplos de marketing holístico

Há várias empresas que executam o marketing holístico em suas ações e campanhas, destacando-se no mercado por sua forma de se comunicar e fazer marketing. Confira:

IKEA

A IKEA é conhecida por ser uma gigante do mercado de venda de móveis e artigos para casa, principalmente na Europa, a empresa tem uma forte presença no mercado. 

Com sua proposta de focar em um design consciente e que preza pela sustentabilidade, até a forma de se comunicar em seus diversos canais com coerência e consistência, tanto em campanhas offline quanto online, a empresa se compromete em oferecer soluções integradas para seus consumidores.

Mas não só isso, eles investem em uma abordagem inovadora e acessível, com soluções como: 

  • Catálogos de produtos esteticamente alinhados com a mensagem da marca;
  • Conteúdos e posicionamento digital coerentes;
  • Serviços de realidade aumentada para visualizar produtos da empresa antes da decisão de compra;
  • Compromisso com a sustentabilidade, que ressoa com os valores de sua audiência, etc.

Google

O Google é uma referência em muitos aspectos quando nos referimos a tecnologia e estratégias de negócios no geral. 

Quando falamos de marketing holístico, essa gigante do mercado também recebe destaque.

Desde suas integrações entre os inúmeros serviços do Google, até o foco na experiência do usuário para criar relacionamentos duradouros e positivos com sua audiência, a empresa investe fortemente em estratégias que promovem a unificação e a execução de ações coerentes.

Além disso, tem um foco direto na capacitação e qualificação de seus talentos e em práticas inovadoras para aprimorar seus produtos e serviços, sempre buscando manter uma consistência em suas ações e campanhas.

Conclusão

O marketing holístico é um conceito que a cada dia recebe mais destaque e relevância, já que visa trazer uma visão integrada e unificada das estratégias e ações de comunicação de um negócio. Essa abordagem é essencial para garantir consistência, coerência e resultados mais alinhados aos valores e objetivos dos negócios. Sendo assim, se for uma estratégia que faz sentido para o momento do negócio e que sua empresa possa aplicar, vale considerará-la como parte do planejamento.

Leia também: