Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
16 de dezembro de 2021

Product Camp 2021: confira um resumo do que rolou

Nos dias 7 e 8 de dezembro foi realizada mais uma edição de sucesso do Product Camp, o maior evento de Produto da América Latina. Como na edição de 2020, a programação foi novamente 100% online e pessoas de diversos lugares puderam participar, proporcionando uma troca de experiências ainda mais incrível! Marcell Almeida, CEO da PM3 e um dos coordenadores do evento, comentou:

“Foi mais uma edição incrível onde trouxemos diversos palestrantes internacionais e nacionais. Tivemos um painel de liderança bem bacana com o Gabriel, Pablo e Iris. Como todo ano, foi um evento que atendeu a profissionais de todos os níveis da área de Produto.”

Não conseguiu acompanhar? Neste artigo a gente traz um resumo dos principais tópicos abordados durante algumas das palestras. Bora conferir?

Dia 1: Da teoria à prática, lições aprendidas e carreira

Nacho Bassino – Product Direction

O primeiro dia do Product Camp 2021 já começou com tudo! A palestra de abertura foi a de Nacho Bassino, Diretor de Produto na Xing e autor do livro Product Direction. Ele falou mais sobre o processo estratégico de construção de produtos em escala, focando especificamente nas 3 primeiras etapas do tratamento de informações, considerando um total de 5 que aborda no livro:

1. Gerar insights

2. Selecionar

3. Definir objetivos

4. Sintetizar

5. Comunicar

Segundo ele, insights e seleção são as etapas mais importantes. Isso porque podem ser debatidas com stakeholders e também são fases do processo que servem para envolver todas as equipes.

Palestra Product Camp 2021

Toda a palestra contou com tradução simultânea, o que facilitou bastante para quem estava interagindo e mandando perguntas no chat.

Joaquim Torres – Transformação digital

A transformação digital é um processo ainda em curso e, em muitas empresas, um grande desafio. Por isso, a palestra do Joaquim Torres foi de grande importância, principalmente para quem se identifica com o processo de migração para o digital. 

Com uma bagagem de experiência em empresas como Gympass e Lopes, o palestrante trouxe exemplos práticos de como ambas as empresas se estruturaram para passar por essa transição. Em resumo, ele apontou 3 aspectos principais que devem ser o foco do processo:

1. Estrutura dos times

2. Entrega de resultado (PoC e MVP)

3. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Ele também ressaltou que o product delivery é o momento da verdade, pois quando o produto está na mão do usuário você de fato consegue concluir se ele funciona ou não.

Nittina Bianchi – App Motivação +

Dando continuidade ao papo sobre Discovery, Nittina explicou como funcionou o processo de troca com usuários para o desenvolvimento do app Motivação +, voltado especificamente para a geração Z e com um modelo de navegação baseado em uma trilha pedagógica. 

Ela comentou, entre outras coisas, sobre a importância de mapear o público, buscando dados estatísticos e fazendo as perguntas certas para o nicho que se pretende atingir, buscando entender o contexto em que a persona vive. 

A palestrante ainda reforçou que todo o processo de desenvolvimento contou com pesquisas que visavam obter feedbacks constantes, tanto do protótipo, quanto da versão disponível no mercado. Essa postura buscou validar cada melhoria para aperfeiçoar ainda mais o entendimento do usuário sobre todas as mudanças feitas dentro da plataforma.

app motivação

Tais Nunes e Catalina Paredes – A carreira de Product Manager no iFood

Já se perguntou como é estruturada a carreira de PM em uma grande empresa como o iFood? Tais Nunes e Catalina Paredes trouxeram um pouco do contexto interno da foodtech, compartilhando que Product Managers são distribuídos por diferentes personas (consumidor, restaurantes e entregadores) e níveis (de júnior a sênior).

Além disso, elas ressaltaram que, por lá, a clareza dos papéis e do que é preciso fazer são os pontos-chave para crescer na hierarquia, ainda que todos tenham autonomia para tomar decisões estratégicas.

Como principais funções de Product Managers no iFood, elas listaram:

  • Garantir uma visão do produto fundamentada em dores;
  • Criar hipóteses e testá-las de maneira pragmática;
  • Criar um plano de ação para entregar a visão;
  • Garantir o mix de qualidade, impacto e velocidade.

Cindy Alvarez – Lean Customer Development 

Cindy Alvarez, autora do livro Lean Customer Development e também keynote ilustre dessa edição do Product Camp, compartilhou sua visão sobre a importância de conversar com clientes. Mais do que isso, ela reforçou o quanto é fundamental entender o que fazer com os insights gerados durante essas trocas.

Por exemplo, uma estratégia que ela mencionou para aproveitar melhor os feedbacks dos clientes é se fazer perguntas que não podem ser respondidas com “sim” ou “não”, como:

  • O que isso nos diz?
  • O que precisamos fazer por causa disso?

O mesmo vale para fazer análises relevantes sobre concorrentes:

  • Quão similares são nossos objetivos?
  • Quais as diferenças entre nossos clientes e os deles?

Leia também: A prática de Customer Development: entrevista com Cindy Alvarez

Dia 2: Case de sucesso, liderança em Produto e alinhamento dos times

Ana Laura Coffani – SmartPricing

Ana Laura Coffani compartilhou um case de sucesso muito bacana sobre a implementação da ferramenta SmartPricing na QuintoAndar. A proposta era de alinhar a satisfação dos usuários (proprietários e pessoas que estão buscando imóveis) criando uma ferramenta que ajudasse os anunciantes a calcularem um preço justo para seus anúncios. 

Isso resolveria dores de ambos os lados:

  • Pessoas buscando imóveis que consideravam os aluguéis pela plataforma muito altos;
  • Proprietários que não contavam com fontes de informação suficientes para estabelecerem preços justos em relação ao mercado, mas que também atendessem às suas expectativas.

Explicando todos os detalhes desde a concepção da ideia, até os ajustes necessários para que ela desse certo, ela destacou os pontos mais importantes do processo de Discovery:

  • Foco no usuário baseado em data science;
  • Muitos testes para identificar o principal fator de aceitação da ferramenta pelos proprietários (confiança).

Iris Sayuri, Gabriel Silva, Pablo Silva, Raphael Farinazzo – Liderança de Produto

O segundo dia de Product Camp 2021 contou com um painel muito dinâmico, que reuniu lideranças da área de Produto para um papo rico e descontraído. Durante a conversa rolou muita troca sobre desafios, skills, feedbacks, métricas e muito mais. 

Durante o tópico de avaliação de desempenho, por exemplo, Gabriel trouxe sua visão sobre o assunto e destacou que é muito importante entender os impactos externos que podem ter afetado o trabalho e o desempenho do liderado. No contexto da conversa, ter esse cuidado é algo essencial e que contribui para um feedback mais justo.

Além disso, todos opinaram sobre os pilares que podem influenciar na classificação de um PM na hierarquia. É claro que isso pode variar de acordo com a empresa, mas, no geral, os critérios levantados foram:

  • Poder de influência;
  • Domínios das técnicas;
  • Escopo do trabalho;
  • Autonomia;
  • Influência na estratégia;
  • Capacidade de assumir riscos. 

Manuel País – Team Topologies

Manuel País, autor do renomado livro Team Topologies, dividiu com os participantes do evento a sua visão sobre a importância de ter times alinhados. Segundo ele, esse fator é determinante para que as equipes tenham um desempenho melhor durante o desenvolvimento de um produto.

Para explicar como construir o produto certo do jeito certo, ele abordou, entre outros tópicos, os desafios do processo, os diferentes esforços cognitivos do trabalho e os tipos de time.

Saiba mais: Topologia dos times: como construir equipes de alta confiança

Maria Beatriz – Escalando a gestão de produtos internos

Fechando as palestras com Q&A do Product Camp 2021, Maria Beatriz Vaz explicou o que é um Plataform Product Manager, o que são produtos internos e quais são os desafios de criar uma estratégia voltada para usuários internos, buscando o crescimento da empresa. 

Ela deu dicas de como um suporte bem estruturado pode fazer toda a diferença, exemplificando com sua própria experiência em processos de organização de suporte interno.

Por fim, ela também compartilhou dicas práticas que podem ajudar nessa missão, considerando que quem está dentro da organização também tem poder de decisão e pode optar por não utilizar o que está sendo desenvolvido.

Leia também: Mudando o jogo: como se tornar Gerente de Produto de Plataforma

Quero aprender mais, e agora?

Curtiu o resumo do Product Camp 2021 e ficou com vontade de aprender mais? Os cursos da PM3 — patrocinadora do Product Camp — estão cheios de frameworks e cases reais para você que quer elevar a barra no seu conhecimento e colocar em prática o que aprende. Aprofunde-se em gestão de produtos digitais com os cursos de Product Management, Product Discovery, Product Marketing e Product Growth!

Autoria de:

Você também pode gostar de ler