As 10 competências mais comuns entre as vagas de PMs no LinkedIn
Luan Lima

Luan Lima

Manager, Product Management na @Wiser Educação

11 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Através da técnica de raspagem de dados (Web Scraping) 2 listas foram montadas a partir de mais de 1.000 vagas abertas para Product Manager no LinkedIn. Resolvemos escrever esse artigo com os insights que essas listas geraram para que você esteja mais preparado para as vagas de PM oferecidas pelo mercado.

Quer saber  que tipo de candidato gera mais valor para as vagas do LinkedIn? Acompanhe estas dicas para sair na frente e se preparar para sua nova oportunidade!

Visão geral das vagas no LinkedIn

Com uma busca simples (digitando na área de vagas do LinkedIn, selecionando o pais Brasil e colocando a palavra-chave “Product Manager”), podemos ver mais de 3.000 vagas abertas.

vagas para PMs no Linkedin

Benefícios da versão paga do LinkedIn

  • Quem viu seu perfil: se alguém vê seu perfil, significa que tem interesse em sua experiência profissional. Envie uma mensagem via InMail caso queira se conectar;
  • InMail: não é preciso se candidatar em plataformas de vagas, é necessário fazer contato. Utilize os créditos para fazer essa conexão com colaboradores chaves da empresa que você quer trabalhar;
  • Vagas que combinam com seu perfil: o LinkedIn te avisa sobre as vagas que combinam com você através das suas competências, experiência e interesses;
  • LinkedIn Learning: estude continuamente e aprenda com mais de 16 mil cursos, se qualificando para novas oportunidades seja no emprego atual ou para a próxima vaga.

Os próximos 2 benefícios foram fundamentais para montar essas listas:

  • Estatísticas sobre empresas: conheça as estatísticas de mais de 350.000 empresas no LinkedIn. Acompanhe o crescimento dos colaboradores e faca escolhas sobre que tamanho de empresa deseja trabalhar;

Estatísticas sobre candidatos: ao abrir uma vaga, você consegue visualizar uma comparação do seu perfil com os demais candidatos e nela descobrir quais as 10 competências mais comuns entre os candidatos.

linkedin premium
competências de PMs no LinkedIn

Dessa forma, você tem o top 10, porém apenas de uma vaga, repita este passo diversas vezes e você achará o top10 dos top10.

Web Scraping

Mas quantas vagas terei que entrar para ter uma lista mais precisa?

Não parece ser uma tarefa fácil entrar vaga por vaga e ctrl+c e ctrl+v em uma planilha de Excel. E aí que o Web Scraping entra com o objetivo de automatizar essa extração.

Web Scraping ou raspagem de rede é uma técnica de coleta de dados focada no universo online como sites, portais, redes sociais e etc. No nosso caso, o exemplo se aplica ao LinkedIn. Os dados são coletados através de scripts que fazem essa raspagem página por página, seguindo uma lógica pré-estabelecida.

Existem diversas ferramentas com esse intuito hoje no mercado, sendo que algumas são mais voltadas para engenheiros de dados, tendo como requisito o conhecimento em linguagem de programação e até outras. Trazendo o conceito No-code para times de Produto  que é o exemplo que gerou a lista deste artigo, utilizamos o programa Octoparse.

Entenda a amostra dos dados dessa pesquisa

Após a busca da palavra “Product Manager” nas vagas do LinkedIn, foram coletados dados de mais de 1.000 vagas. Após uma limpeza, foram obtidas mais de 400 vagas que de fato representavam referência real a Product Manager, envolvendo mais de 200 empresas e gerando uma coletânea de mais de 320 competências distintas.

O que o ChatGPT tem a dizer sobre as competências de um PM?

Mas antes vou perguntar ao ChatGPT quais são as principais competências requeridas nas vagas de Product Manager. Vejamos qual foi a resposta:

competências de PMs no LinkedIn
  1. Pensamento estratégico
  2. Conhecimento do produto
  3. Conhecimento do mercado
  4. Comunicação
  5. Gerenciamento de projetos
  6. Análise e tomada de decisão
  7. Liderança
  8. Conhecimento Técnico
  9. Resolução de problemas
  10. Criatividade
  11. Metodologias ágeis
  12. UX e Design

Top 10 competências (por vagas e por quem se candidata)

As principais competências exigidas nas vagas de Product Manager:

  1. Gestão de produtos
  2. Comunicação
  3. Análise de negócios
  4. Habilidades analíticas
  5. Experiência do usuário (UX)
  6. Gestão ágil de projetos
  7. Análise da competitividade
  8. Trabalho em equipe
  9. Pesquisa de mercado
  10. Lançamento de produtos

As competências mais frequentes de quem se candidata a vagas de Product Manager:

  1. Microsoft Office
  2. Microsoft Excel
  3. Planejamento estratégico
  4. Gestão
  5. Liderança de equipe
  6. Negociação
  7. Gestão de projetos
  8. Microsoft PowerPoint
  9. Inglês
  10. Scrum

A partir desses dados coletados, foram realizadas diversas análises que seguem para reflexão:

Diferença entre as competências das listas

Existe uma diferença grande entre as competências da vaga e as competências de quem se candidata a vaga. Então é a hora de você repensar quais competências você vai escolher para seu perfil.

Lembre-se que assim como você pode buscar vagas, recrutadores também estão em busca de bons candidatos. As competências servem como palavra-chave e podem aproximar você da sua próxima entrevista. 

Não vale a pena incluir Pacote Office

A maioria das pessoas colocam o Pacote Office como competência, porém poucas vagas exigem isso. Logo, como existe um limite no perfil do LinkedIn para 50 competências, que tal repensar se vale inserir o Pacote Office inteiro nelas? Deixe para mostrar suas habilidades com apresentações, construções de atas e gráficos durante suas reuniões com stakeholders

Agilidade, Agile, Mentalidade Ágil

Deu para perceber que tanto nas competências dos candidatos quanto das vagas existe um match perfeito entre as Buzzwords sobre o universo da agilidade. Virou padrão, quase que uma commodity. Muita gente tem competências relacionadas e muitas vagas exigem essas competências. Se você não entende nada de agilidade acho bom ir se atualizando!

Liderança é uma competência quente

Não existe uma conformidade entre as empresas sobre as responsabilidades de gestão funcional. Já trabalhei em lugares onde PM gerenciava outros PMs, em alguns casos fazia gestão de desenvolvedores, designers, pessoas de dados e até analistas de suporte e atendimento.

Mas independente dos requisitos que a empresa liste, seja gestão funcional ou liderança por influência, um Product Manager precisa ser um líder. É quase que uma postura, um modus operandi

Visão e estratégia são competências requisitadas

Espero que não tenha se assustado com essa informação. Nosso tio Marty Cagan fica feliz em saber que o Product Sense norteia competências para vagas de Product Manager. O quanto você tem se dedicado para desenvolver essas habilidades? É isso que separa os iniciantes para os avançados.

Análise de métricas não aparece tanto

Eu fiquei surpreso, pois acredito que o pensamento analítico é fundamental para carreira como PM. Porém, apesar de aparecer na lista, não são competências em alta (tanto nos candidatos, quanto nas vagas). 

Para uma boa gestão dados são primordiais para priorizar e tomar boas decisões. 

Ferramenta querida entre as competências das vagas de PM

Quem nunca pensou que a interface do Jira poderia proporcionar uma melhor usabilidade? Mas como viver sem? Jira é uma ferramenta da Atlassian que domina o mercado na gestão de tarefas relacionadas a desenvolvimento de software, devido às suas inúmeras integrações. Só sobre integrações úteis para um PM daria um post. 

Spam nas vagas

Mesmo utilizando os operadores lógicos NOT que ajudam a eliminar palavras-chave indesejadas para evitar que apareçam vagas de gestor de produtos de supermercado, ainda assim diversas vagas não relacionadas ao PM aparecem na lista. Deu um trabalho considerável fazer a limpeza dos dados obtidos. A cada limpeza surgiam ideias de como buscar com menos “spam”, aprendi bastante.

Então nem todas as vagas encontradas com a palavra chave Product Manager são de fato de PMs.

9% das competências representam 50% do todo

“Não entendi!”

Vou falar de uma forma mais fácil, as top 30 competências mais requisitadas representam a metade das competências requisitadas pelas vagas. Ou seja, dá a entender que são a base, já as demais me parecem ser competências específicas na área que o PM irá atuar.

Polêmica sobre PM codando

Definitivamente competências relacionadas a programação não são requisitos para as vagas de PM. Tudo bem se você souber, mas não é isso que te fará conseguir sua próxima entrevista de emprego de Product Manager. 

Será que é um PM que abre a vaga de PM?

Devido ao grande volume de competências que não se repetem como requisito entre as vagas e que aparecem nessa lista, me questiono se de fato quem abriu ou descreveu a vaga é da área de produto. Fica meu pedido para os gestores dessas vagas se aproximarem dos recrutadores para garantir que as vagas tenham as competências compatíveis com a função.

Resolução de Problemas

Eu concordo com o chatGPT, com a descrição das vagas que resolver problemas faz parte do dia a dia de um PM. PM que não resolve problema e está inventando sem emitir nota fiscal, está viajando na maionese, pisando na jaca, e não gerando valor real.

Desapegue das soluções e seja apaixonado por resolver problemas. Não o problema mas a resolução dele. Já vi muito PM que defende o problema com unhas e dentes e esquece que a função é resolvê-lo e não mantê-lo.  

Conclusão

O uso de ferramentas de raspagem de dados pode ser um aliado para as suas tomadas de decisão como Product Manager. O exemplo dessa pesquisa mostra que ter um número maior de dados pode influenciar na priorização do seu backlog, te ajudando a identificar o que de fato gera mais valor. Para quem faz desk research, a raspagem de dados pode ser um meio rápido e fácil de ter insumos. 

Contrariando a ideia de que análise de dados não é uma competência para conseguir avançar em uma vaga pelo LinkedIn através das competências, demonstro nesse artigo que, sem dúvida alguma, essa habilidade te fará ser mais assertivo e te proporcionará maior proximidade do seu sonhado “sim”.

O apoio que você precisa para começar em Produto

Se você está pensando em uma transição de carreira para Produto ou quer dar o primeiro passo para aprender mais sobre a área Product Management, esse e-book é o guia ideal. Aqui você encontra dicas, orientações e tudo que precisa saber sobre Product Management para começar a trabalhar na área e desenvolver produtos digitais. Acesse gratuitamente!

E-book Guia da Gestão de Produto

Leia também: