No-code: o que é, por que usar e melhores ferramentas
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

9 minutos de leitura

A programação no-code é uma tendência em crescimento no mundo da tecnologia, possibilitando a automação de tarefas, a inovação e a criação de soluções sem escrever código em alguma linguagem de programação.

Saiba mais sobre esse conceito, por que é uma boa estratégia e as melhores ferramentas e softwares no-code do mercado!

O que é no-code?

A programação no-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que consiste na criação de produtos e aplicações digitais sem precisar escrever código. O objetivo é democratizar o acesso à construção de soluções digitais, descartando a necessidade de habilidades técnicas em programação, como saber uma linguagem específica.

Os softwares no-code funcionam a partir de uma interface gráfica do usuário, onde é possível criar componentes com facilidade e navegar pelo sistema de maneira intuitiva. Por exemplo, com o simples gesto de arrastar e soltar, é possível criar formulários, páginas e aplicações funcionais, auxiliando profissionais não técnicos em suas tarefas e projetos, somando autonomia e eficiência aos processos.

Por que utilizar plataformas no-code?

Independente do tamanho de uma empresa, a área de TI e desenvolvimento de software tem se tornado indispensável no contexto digital. Mas nem todos os negócios têm os recursos necessários para construir soluções digitais que garantam a manutenção de sua competitividade no mercado. 

Para essas empresas, a programação no-code pode ser um recurso muito útil, possibilitando a inovação de maneira descomplicada e gerando eficiência em diversos processos. Mas para além delas, a abordagem no-code também pode auxiliar negócios que possuem esse setor bem definido ao trazer automação e agilidade para os processos organizacionais.

Alguns benefícios da programação no-code são:

  • Rápida implementação: plataformas no-code são intuitivas e fáceis de usar, possibilitando uma rápida implementação e criação de soluções. Isso permite focar em resultados ao invés de se preocupar com o processo de construção, testagem e iteração;
  • Maior eficiência: a utilização de software no-code também ajuda a aumentar a eficiência das operações em um negócio, uma vez que oferece autonomia a outros profissionais para criar e gerir soluções sem o auxílio de profissionais de TI, que podem focar em outros processos mais complexos;
  • Acessibilidade: a área de desenvolvimento de software é muito restrita a profissionais técnicos, dificultando o acesso e aumentando a dependência por esses profissionais. Com a programação no-code, a acessibilidade na construção de softwares eficientes é aprimorada significativamente, alcançando um grupo de usuários mais amplo e diverso;
  • Inovação: a programação no-code reduz o ciclo de desenvolvimento de soluções, permitindo a criação, testes e validação de ideias inovadoras com mais rapidez, criando um ciclo de feedback mais veloz;
  • Automação: plataformas no-code são grandes aliadas da automação, uma vez que ajudam a simplificar processos e tarefas repetitivas, através de simples configurações. Isso otimiza o tempo investido em tarefas exaustivas, possibilitando o foco em outros processos mais estratégicos.

Diferença entre low-code e no-code

A programação no-code não exige nenhuma experiência prévia em programação, consistindo em plataformas gráficas que possibilitam a automação de processos e criação de aplicações de forma intuitiva, com comandos como arrastar e soltar para criar workflows efetivos. Já a programação low-code exige certo conhecimento técnico em programação, sendo muito usada para facilitar o trabalho de um programador ao oferecer maior flexibilidade e capacidade de personalização.

Assim, embora os dois conceitos foquem na criação de soluções digitais sem a necessidade de codificação tradicional, há algumas diferenças fundamentais entre eles.

As 8 melhores ferramentas de no-code

Há diversas ferramentas no-code disponíveis para uma variedade de objetivos. Desde a construção de sites, até plataformas de criação de fluxos de trabalho e automação de tarefas e processos, as possibilidades de utilizar a programação no-code são vastas.

Algumas das melhores ferramentas de no-code são:

  • Webflow;
  • Notion;
  • Popsy;
  • WordPress;
  • Bubble;
  • Airtable;
  • Zapier.

Webflow

Webflow é uma popular ferramenta para criação de design web e desenvolvimento sem código. Através dela é possível criar sites, blogs, e-commerces, landing pages, entre outros. A plataforma é muito intuitiva, oferecendo recursos de criação com alta capacidade de personalização de design, conteúdo e interações, possibilitando a construção de interfaces fáceis de navegar e com um design responsivo.

O Webflow oferece funcionalidades como hospedagem na web, CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e um editor drag-and-drop (arrastar e soltar) muito intuitivo. Assim, seja para criar uma landing page de produto ou um blog corporativo, o Webflow é uma ferramenta muito útil. 

Notion

O Notion é uma ferramenta de organização que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. Essa plataforma “all-in-one” oferece diversas funcionalidades como: 

  • Criação de wikis (páginas editáveis por diversos usuários da internet);
  • Gestão de tarefas;
  • Organização de conteúdos;
  • Criação de base de dados;
  • Integração com diversas ferramentas;
  • Colaboração em tempo real, etc.

O Notion se destaca por seu design minimalista, sua versatilidade e sua interface intuitiva, sendo altamente personalizável de acordo com o projeto ou perfil do usuário. É possível criar páginas dentro de páginas para os mais diversos fins e em vários formatos e características, explorando a criatividade de acordo com suas necessidades de uso.

Por exemplo, pode-se usar o Notion para gerenciar roadmaps de produtos, organizar tarefas e colaborar em projetos com outros profissionais, utilizando quadros em estilo Kanban, calendário, tabelas, entre outros.

RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a ferramenta de automação de marketing mais usada no Brasil. Por meio dela, é possível criar landing pages, pupups, e-mails e fluxos de automação usando o sistema arrasta e solta. Você também consegue monitorar seus contatos na jornada de compras e visualizar os dados das suas campanhas por meio de dashboards.

Além disso, a ferramenta oferece a possibilidade de integração com centenas de plataformas e conta com suporte ágil e parceiro. Dessa forma, o RD Station Marketing te apoia desde a atração de leads até a venda.

Popsy

O Popsy é outra ferramenta de criação de sites no-code. É ideal para quem não tem nenhuma habilidade de programação ou design, oferecendo templates para diversos tipos de projetos. O Popsy oferece uma interface interativa e fácil de navegar, com recursos como criação de landing page e outros formatos de site e integração com outras ferramentas, como o Google Sheets. É uma ferramenta ideal para criar sites rapidamente, seja uma página pessoal, um site no estilo Notion ou até mesmo currículos ou portfólios em formato de website.

WordPress

O WordPress é uma ferramenta versátil e um dos maiores Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) do mundo, abrigando milhares de sites e blogs da internet. Através da infinidade de bibliotecas, temas e plugins, o WordPress possibilita a criação e a gestão de sites de maneira descomplicada e sem necessitar de código. Além disso, oferece recursos que ajudam a otimizar o conteúdo dos sites, como os plugins de SEO, que garantem uma boa performance nos buscadores.

Se você busca uma maneira segura e eficiente de construir um site personalizado e facilmente gerenciável sem precisar escrever código, o WordPress é uma das melhores opções do mercado há muito tempo. Com o WordPress é possível criar blogs pessoais ou corporativos, lojas virtuais, sites institucionais, entre outros.

Bubble

Bubble é uma plataforma no-code que permite criar aplicações web com facilidade. A ferramenta utiliza a abordagem drag-and-drop e é muito popular por sua facilidade de criação e personalização. Com o Bubble é possível criar aplicações complexas, fazer integrações com APIs, entre outros. Além disso, a ferramenta tem um database integrado, facilitando a escalabilidade das aplicações. 

É uma ótima maneira de criar MVPs e protótipos, já que possibilita a construção de aplicações sem escrever uma linha de código. Com o Bubble é possível criar aplicativos como redes sociais, sistemas de gerenciamento de clientes, sistemas de gestão empresarial, marketplaces, entre outros tipos de aplicações web.

Airtable

Airtable é uma plataforma que tem a flexibilidade de planilhas com a potência de bancos de dados. Através dessa ferramenta no-code é possível:

  • Criar e manter workflows eficientes e personalizados;
  • Criar automação de tarefas e processos;
  • Fazer integrações com diversas ferramentas;
  • Organizar e gerenciar dados;
  • Colaborar em tempo real;
  • Criar roadmaps de produtos, entre outros. 

Em outras palavras, o Airtable oferece uma série de funcionalidades para a organização e gestão de um negócio sem a necessidade de escrever código. Tudo isso é feito em uma plataforma altamente intuitiva e fácil de usar.

Zapier

Ferramenta no-code com foco em automação, o Zapier é uma plataforma muito popular em diversos contextos empresariais. Com essa ferramenta baseada em criação de gatilhos e ações, é possível automatizar tarefas repetitivas, aprimorar fluxos de trabalho, otimizar tempo e esforços investidos e fazer integrações com uma infinidade de ferramentas.

A plataforma do Zapier é altamente intuitiva e conectada com várias aplicações, como ferramentas do Google, Slack, Mailchimp, ferramentas de BI, entre outras, ampliando as possibilidades de automação.

Conclusão

A programação no-code é uma tendência cada vez mais forte no mundo da tecnologia e dos negócios, aumentando o acesso e as possibilidades de criar soluções digitais de maneira descomplicada, intuitiva e ágil. Se você chegou até aqui, agora sabe como aproveitar o potencial das plataformas no-code para qualquer tipo de projeto ou produto, mesmo sendo um profissional não técnico e que precisa otimizar tempo e recursos.

Leia também: