Aplicação web: o que é, características, princípios e como criar
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

10 minutos de leitura

A aplicação web é um tipo de software que funciona via internet diretamente em um navegador, eliminando a necessidade de download local que outros softwares exigem. Com a Era Digital e a ascensão de soluções em nuvem, esse tipo de aplicação se tornou indispensável para a vida cotidiana, possibilitando o acesso aos usuários a uma série de serviços de maneira descomplicada.

Conheça o conceito de aplicação web e aprofunde-se nessa abordagem tão importante para o contexto digital. 

O que é aplicação web e como funciona?

As aplicações web são softwares que operam a partir de um navegador, necessitando apenas de uma conexão com a internet para funcionar. 

Diferentemente de outros sistemas que precisam de instalações no dispositivo do usuário, a aplicação web conecta-se a servidores remotos que permitem a utilização do serviço via internet.

Um exemplo desse tipo de solução é o Google Docs, um editor de texto em nuvem que possibilita o acesso ao usuário a partir de qualquer dispositivo, pois não exige a instalação de um software local. Em contrapartida, o Microsoft Word, uma solução semelhante que também é amplamente usada, exige a instalação do aplicativo para desktop, permitindo o acesso apenas a partir de um aparelho específico.

Qual das duas opções é mais versátil e permite um acesso instantâneo ao serviço desejado? Certamente o Google Docs oferece alguns diferenciais que contribuem para uma experiência de valor com a ferramenta. Esse é o potencial das aplicações web no contexto digital. Cada vez mais os usuários buscam praticidade, facilidade de uso e navegação, e otimização de tempo. 

Assim, as aplicações para web são uma tecnologia com grande potencial de aprimorar a experiência do usuário e nossos padrões de consumo na Era Digital.

Características das aplicações web

As principais características dos aplicativos para web são a acessibilidade, a interatividade com o sistema, as atualizações em tempo real e a escalabilidade desse tipo de software. A alta acessibilidade garante o acesso aos usuários por qualquer dispositivo conectado à internet, adaptando a solução às especificações e necessidades de cada tipo de dispositivo ou consumidor.

Além disso, o ambiente multiplataforma e a possibilidade de atualizá-lo automaticamente, garante que o usuário interaja em tempo real e de forma dinâmica com o sistema, acessando as informações sem esforço. As aplicações web também são softwares altamente escaláveis, adaptando-se às demandas do usuário e da empresa, e facilitando a implementação de mudanças sempre que necessário.

Princípios da aplicação web

Uma aplicação web precisa ter alguns elementos que são fundamentais para o seu sucesso. Esse tipo de sistema se preocupa em atender com versatilidade os usuários. Assim, tem como princípios:

  • Usabilidade;
  • Segurança;
  • Design responsivo;
  • Manutenção facilitada;
  • Escalabilidade.

Usabilidade

Mesmo que a empresa tenha muitos recursos tecnológicos disponíveis para fortalecer o potencial do sistema, as necessidades do usuário precisam ser prioridade quando falamos em soluções digitais. Assim, a usabilidade é um fator fundamental em qualquer aplicação web. A interface do sistema deve ser navegável, intuitiva e fácil de usar, proporcionando uma experiência de valor ao usuário.

Segurança

A segurança não é um elemento que pode ser negligenciado quando falamos de aplicação web. Adotar medidas de segurança é indispensável para garantir a proteção e a privacidade de dados dos usuários e do sistema. Além disso, implementar a segurança em uma aplicação para web é crucial para evitar ataques cibernéticos e outras ações maliciosas.

Assim, este é um elemento que deve ser incorporado a uma aplicação desde o início do processo de desenvolvimento. Uma maneira de fazer isso é adotar práticas de Privacy by Design para garantir transparência, segurança de ponta a ponta, privacidade e acesso aos dados.

Design responsivo

Uma aplicação web também deve ter um design responsivo, ter um bom desempenho e ser compatível com diversos tipos de dispositivos e navegadores. 

Isso significa adaptar o sistema às especificidades de cada tela, suas características e dimensões, funcionando eficientemente para garantir a acessibilidade a diversos perfis de usuários.

Manutenção facilitada

A aplicação para web também precisa ter uma estrutura de código organizada e bem documentada. Isso auxilia a manutenção e a atualização do sistema, a reparação de erros e bugs, além da implementação de outras funcionalidades com eficiência.

Escalabilidade

A escalabilidade é outro princípio fundamental no desenvolvimento de uma aplicação web. Esse conceito refere-se à capacidade de ampliar e gerir o sistema de acordo com as necessidades que surgirem. Por exemplo, se a base de clientes da empresa crescer significativamente em pouco tempo, o sistema precisa ter um instrumental capaz de comportar esse crescimento acelerado oferecendo qualidade, segurança e eficiência. 

Habilidades necessárias para criar uma aplicação web

Quando falamos sobre criar uma aplicação web, algumas habilidades são fundamentais para garantir a efetividade do sistema. Confira a seguir um conjunto de hard e soft skills para criar aplicações para web!

Hard skills

As hard skills são habilidades técnicas essenciais para a criação do produto e exigem conhecimentos específicos em algumas áreas e disciplinas, como:

  • Linguagens de programação e tecnologias front-end e back-end: para fornecer a estrutura de código necessária para o funcionamento do sistema, conhecer linguagens de programação front-end, que refere-se à ponta que o usuário acessa, quanto back-end, que são os bastidores e à estrutura do sistema no servidor. Para front-end, algumas linguagens de programação usadas são CSS, HTML e JavaScript. Já para back-end, usa-se Python, Ruby, Java, entre outras;
  • Banco de dados: o conhecimento em banco de dados apoia a estruturação, consulta, modelagem, proteção e privacidade dos dados, auxiliando a gestão eficiente de dados sensíveis. Além disso, tem um impacto direto na funcionalidade, performance e escalabilidade do sistema. As principais linguagens de programação para manusear banco de dados são SQL (banco de dados relacionais) e NoSQL (banco de dados não relacionais);
  • Metodologias de desenvolvimento: frameworks como Agile, Scrum, Lean e Kanban auxiliam a criação de uma aplicação web, garantindo agilidade e processos estruturados. 

Soft skills

Já as soft skills referem-se às habilidades comportamentais e emocionais essenciais para o desenvolvimento de aplicações web, como:

  • Resolução de problemas: a resolução de problemas é uma soft skill fundamental, pois ajuda a identificar e resolver problemas de forma eficiente e criativa;
  • Comunicação eficaz: ter uma comunicação eficaz é fundamental para transmitir os resultados para equipe e stakeholders e alinhar demandas e expectativas sobre o projeto;
  • Colaboração: o trabalho em equipe na criação de uma aplicação web apoia a gestão de conflitos, o alinhamento da comunicação e das expectativas e o processo de desenvolvimento para atingir objetivos em comum.

Como desenvolver uma aplicação web

Detalhamos a seguir algumas etapas cruciais para desenvolver uma aplicação para web. Confira!

Planejamento e análise de requisitos

O primeiro passo é entender o problema a ser resolvido, isto é, definir os objetivos e planejar os requisitos do projeto.

Esse processo envolve:

  • Analisar as necessidades das partes interessadas e criar um escopo do projeto com requisitos sobre as funcionalidades e recursos da aplicação;
  • Entender as demandas do público-alvo e mapear personas;
  • Planejar o fluxo de trabalho, analisando os recursos disponíveis e priorizando os requisitos estabelecidos.

Prototipação e design

Após ter clareza dos requisitos do produto e dos objetivos do projeto, pode-se pensar no design inicial da solução. As fases de wireframing, prototipação e design são indispensáveis para criar a interface do produto, considerando elementos de UI e UX e realizar testes para aprimorar o produto antes de seu desenvolvimento e implementação.

Nessa etapa, o foco direciona-se à criação de uma interface funcional, prezando por aspectos como usabilidade, experiência do usuário, navegabilidade, interatividade, design responsivo e acessibilidade. Várias ferramentas de prototipagem e design podem auxiliar esse processo, como Figma, Sketch e Adobe XD.

Desenvolvimento

Com a aprovação dos design após a etapa de prototipação, parte-se para a fase de desenvolvimento do software. Aqui, considera-se as tecnologias que serão utilizadas no produto, como o modelo de banco de dados, a linguagem de programação, as bibliotecas e os frameworks que auxiliarão o desenvolvimento da aplicação.

Além disso, é a fase de desenvolvimento front-end e back-end, na qual o desenvolvedor escreverá o código do sistema na duas pontas – tanto aquela que será acessada pelo usuário (front-end), quanto a infraestrutura de código na outra ponta (back-end), que é a mais robusta em termos de programação e codificação.

A etapa de desenvolvimento também é essencial para fazer a revisão do código, o controle de versão e implementação de medidas de segurança antes de publicar a aplicação ou realizar outros testes e iterações. 

Testes e iterações

A fase de testes é essencial para fazer integrações e verificar se o código funciona de acordo com o esperado juntamente com os outros elementos da interface. O objetivo é avaliar a funcionalidade da aplicação antes de sua implementação. 

Nesta etapa, realiza-se:

  • Testes unitários;
  • Testes de integração;
  • Testes de sistema;
  • Testes de usabilidade;
  • Testes de segurança.

Além disso, com os testes, surge também a necessidade de iterar e aprimorar o que precisa de melhoria.

Monitoramento e manutenção

A fase de monitoramento visa acompanhar o funcionamento da aplicação web, avaliando elementos essenciais para garantir a eficiência e a segurança do sistema. Já a etapa de manutenção garante o aprimoramento contínuo da aplicação, implementando mudanças necessárias, consertando erros e bugs e aplicando melhorias.

Conclusão

A aplicação web é um tipo de solução muito importante para o contexto digital, pois se adequa de maneira ideal às necessidades e aos padrões de consumo atuais dos usuários. Agora você já sabe o que é e como criar uma aplicação para web, e como explorar o potencial deste tipo de software para se manter competitivo no mercado e criar soluções que adequam-se cada vez mais às demandas dos usuários.

Leia mais: