Panorama de Product Management 2022-2023: confira alguns insights
Equipe de conteúdo - PM3

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6 minutos de leitura

A PM3 – escola referência e especializada na educação em produtos digitais no Brasil – está mais uma vez compartilhando orgulhosamente os resultados de sua pesquisa anual: o Panorama de Product Management 2022-2023.

O objetivo do estudo é ser um guia para o mercado, conectando os números de agora com a evolução em relação aos anos anteriores, além de ser uma fonte confiável de dados para que gestores e empresas construam e melhorem as áreas de Produto em suas respectivas organizações.

O desafio fica maior a cada ano, mas é notável o quanto a comunidade está engajada e alinhada ao nosso objetivo de tornar nosso país uma referência em Product Management.

Aqui compilamos alguns dos principais achados desta edição. Confira!

Sobre a coleta e consolidação dos dados

Realizada entre agosto e setembro de 2022, a pesquisa foi distribuída entre os maiores grupos e principais comunidades de Produto do país, atingindo um quórum recorde de 2.032 respondentes, demonstrando também o crescimento da comunidade e de interesse em assuntos do mercado de Product Management.

O Panorama é lançado neste segundo semestre com o intuito de direcionar as tendências para o ano de 2023. Apesar desta pesquisa focar na área de Produto, buscamos trazer mais pluralidade sobre o mercado, e não apenas informações sobre a carreira de Product Managers e Product Owners. Por essa razão, constam respostas de profissionais em posições operacionais, como Business Analysts, e também de lideranças de Produto, como CPOs e VPs, além de UX, Agilistas e Desenvolvedores.

Todas as respostas coletadas foram organizadas de forma a fornecer insights valiosos para profissionais e empresas, atendendo aos seguintes tópicos:

  • Perfil demográfico;
  • Retrato de carreira;
  • Dia a dia em Produto;
  • Relacionamento com outras áreas;
  • Skill set e educação.

Principais achados do Panorama de Product Management 2022-2023

De forma geral, a pesquisa revelou melhorias em termos salariais, assim como destacou a importância das lideranças no momento atual das equipes de Produto. Por outro lado, alguns dados seguem a tendência de anos anteriores, como o volume de profissionais com background em Tecnologia e a ainda tímida participação de Product Marketing no contexto das empresas brasileiras.

Pessoas de Produto passaram a ganhar mais em 2022

A média ponderada de quem atua na área de Produto passou a ser de R$ 12.147, um aumento de 20% em relação a 2021, quando a média era de R$ 10.092. Os PMs tiveram um aumento relativo ainda maior, de 29%, partindo de R$ 10.059 em 2021 para R$ 13.056 em 2022. No entanto, as mulheres seguem ganhando menos que os homens, com uma diferença de 21% na média geral.

Média salarial de homens e mulheres segundo o Panorama de Product Management 2022-2023

Lideranças estão ganhando mais, principalmente os homens

Em relação a lideranças, a maior parte (37,5%) das líderes mulheres está na faixa entre R$ 15.000 e R$ 20.000. O número é maior que em 2021 e parece positivo, mas ainda não é tão bom quanto dos homens: dentre eles, a maior faixa está entre R$ 20.000 e R$ 30.000, com 33% dos respondentes líderes homens.

Profissionais estão buscando lideranças inspiradoras

Tanto para PMs quanto líderes, o papel da liderança é um dos principais critérios de satisfação com a empresa. Sobre as razões que levaram a sair da última empresa, 11,3% disseram que ter uma liderança inspiradora é uma das condições mais valorizadas no trabalho. Além disso, 27,2% apontaram a falta de desenvolvimento e para 23,8% o motivo foi uma liderança ruim.

Motivação para Product Managers saírem de empresas segundo o Panorama de Product Management 2022-2023

Skills de liderança e Analytics são as mais desejadas

Para 36,5% dos participantes, desenvolver habilidades de liderança é foco principal, seguido de 24,3% que desejam aprender mais sobre Data Analytics. Em terceiro lugar temos Product Growth, que aparece como ponto de desenvolvimento para 11,3% dos entrevistados.

Product Marketing ainda não é foco na maioria das empresas

Segundo 40% dos respondentes, não há nenhuma pessoa de Marketing de Produto na empresa em que trabalham. Por outro lado, 28,6% apontaram a presença de 1 a 3 profissionais na função, e 15,5% disseram contar com 10 ou mais Product Marketers no time. Nas empresas que já identificaram essa oportunidade, as principais responsabilidades de PMMs são: posicionamento e mensagem, go-to-market e Product Market Fit.

Responsabilidades de Product Marketing segundo o Panorama de Product Management 2022-2023

Acesse e compartilhe os dados com a sua rede!

Para acessar a pesquisa completa, basta clicar aqui.

Sabemos que o Panorama de Product Management 2022-2023 contém dados e informações com o poder de gerar reflexões sobre melhorias no ecossistema de Tecnologia e Produto. O mais importante é que boa parte desses insights surgiu de conversas e discussões entre pessoas de Produto.

Que tal compartilhar essas descobertas com a sua rede? Essa é uma ótima oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de outros profissionais da área, além de mostrar para a sua empresa as oportunidades desse mercado.

Para facilitar esse processo, nesta edição, nós elaboramos uma série de imagens para que você possa baixar e compartilhar os principais insights da pesquisa nas suas redes sociais, e com isso ajudar a construir também a sua autoridade em Produto.

Basta seguir o passo a passo:

  • Acesse a pasta pública;
  • Baixe em seu celular ou computador as imagens com os dados que mais te impactaram;
  • Compartilhe suas imagens favoritas no LinkedIn ou Instagram;
  • Marque a @cursospm3 nas suas postagens para que possamos acompanhar.