Habilidades esperadas para Associate Product Manager
Karla Rennó

Karla Rennó

8 minutos de leitura

Saber as habilidades esperadas para um cargo é muito importante, tanto para quem quer conhecer mais sobre uma profissão, quanto para quem decidiu se preparar para buscar a oportunidade. Sendo assim, hoje vou falar um pouco sobre as habilidades esperadas para Associate Product Manager.

Conforme abordado no artigo “O que faz uma pessoa APM – Associate Product Manager?”, a posição de APM requer muita autonomia e capacidade para resolução de problemas, que também são requisitos para a atuação de uma pessoa Product Manager

A diferença é que, enquanto APM, suas atividades poderão ter menor impacto, porque você vai estar iniciando sua carreira em Produto e vai se ver em contextos menos complexos. Ou seja, você precisa ter em mente que, para assumir esse posto, você precisa apresentar algumas das habilidades esperadas em uma pessoa que hoje atua como Product Manager, buscando desenvolvê-las para que consiga avançar na sua carreira.

Agora que já tem um contexto maior sobre essa profissão, vamos conhecer as habilidades esperadas para Associate Product Manager? 

Comunicação 

É muito comum pensar comunicação apenas como o ato de transmitir uma ideia para os ouvintes. Mas saiba que essa habilidade é muito mais ampla, e falando em Product Management, a aplicação dela vai transitar em diferentes esferas

Você precisará disseminar ideias, informar status de projetos, divulgar reports e a todo o momento será solicitado que você entenda muito bem o que lhe é transmitido, seja dentro ou fora do seu squad.

Quando a comunicação falha, você pode gerar impactos negativos, como por exemplo deixar que outras pessoas entendam errado sua mensagem e até mesmo errar na execução do seu trabalho. 

Vou colocar aqui alguns exemplos mais específicos:

Dentro do time 

Dentro do seu time, em dinâmicas de ideação de soluções e em rituais como Story Mapping, você vai ter que demonstrar as suas ideias

Além disso, em muitos momentos você vai ter que explicar para o seu time quais são as regras de negócio, como elas impactarão os clientes finais e também os resultados da empresa em que você trabalha. 

Nesses cenários, o impacto de uma comunicação equivocada pode ir desde a falta de entendimento do time sobre o que estão fazendo até o desenvolvimento de uma feature errada, que não vai gerar o valor esperado e terá que ser refeita. 

Com stakeholders

Certa vez eu li uma frase que dizia mais ou menos assim “é impossível trabalhar em produto sem saber dizer ‘não’”. E isso é tão verdade que eu brinco que gosto de não dizer ‘sim’, de tantos ‘nãos’ que eu tenho que dizer no meu dia a dia.

Com bastante frequência as pessoas vão entrar em contato pedindo para você fazer coisas. Quem está em contato direto com a solução ou com o cliente direto sempre tem uma sugestão do que pode ser melhorado e ideias sempre são bem-vindas, mas nem sempre elas estão de acordo com a estratégia do squad

Você, como APM, entende isso muito bem. Por isso, sua comunicação precisa fazer com que os stakeholders entendam isso também! 

Repetidas vezes você vai precisar explicar o que está dentro do roadmap, o que não está e porque não vai ser possível incluir as sugestões coletadas naquele momento. E o lance de “não dizer sim” é porque tudo isso tem que ser de uma forma amigável e didática, para não afastar os stakeholders de você e acabar atrapalhando em negociações futuras que você possa vir a fazer com eles. 

Uma boa forma de explicar o motivo de não executar uma sugestão do stakeholder é contar o que o squad está desenvolvendo no momento atual, mostrando sua importância e alinhando as expectativas de entrega

Vale ressaltar que essas atividades podem ser feitas de forma síncrona ou assíncrona. Portanto, além da comunicação verbal, a comunicação escrita também é de extrema importância. Afinal, boa parte do trabalho de Associate Product Manager consiste em estudar cenários, documentos e oportunidades e registrar aprendizados e resultados obtidos pelo time.

Organização

Existe mais de uma definição para o verbo “organizar”, mas o que mais se aplica a Product Management é a que diz que organizar é  “agregar pessoas para uma causa, propósito, objetivo específico; preparar”

Mesmo sem estar oficialmente em uma posição de liderança, será necessário que você se apoie na organização das atividades do seu time e dos documentos que você for elaborar, deixando-os acessíveis para as pessoas interessadas

Por último, mas não menos importante, será necessário que você organize o seu tempo para que consiga executar todas as tarefas que forem atribuídas a você e que forem necessárias para a execução e monitoramento do seu produto.

Capacidade analítica 

Em Product Management você vai lidar com um alto volume de dados e com base neles você vai precisar gerar novas informações. Colocando em um exemplo prático: 

Você tem em mãos números que mostram que mais clientes estão apertando um determinado botão no seu aplicativo, de acordo com uma comparação da semana atual em relação à semana anterior. Isso é um dado. 

Agora a explicação para que eles estejam tendo esse comportamento é uma hipótese baseada na sua análise do dado. É exatamente isso que você como Associate Product Manager precisa saber. 

Portanto, essa é uma habilidade importante para gerar novos insights, entender o mercado no qual o produto se encontra, antecipar possíveis impactos, tomar decisões e fundamentar argumentações. 

Colaboratividade e empatia

O trabalho em gestão de produto é feito em equipe e sem uma relação hierárquica

Isso significa que o tempo todo você terá que apoiar e receber apoio de outras pessoas para que o objetivo seja atingido. 

A pessoa que está na posição de Associate Product Manager precisa entender as outras pessoas, seus respectivos pontos de vista, suas necessidades e o que pode estar por trás de cada uma de suas ações. 

No seu trabalho, você vai precisar ter empatia principalmente com

  1. O seu time: para entender quando eles precisam de apoio e usar da sua colaboração para apoiar na resolução da questão que os aflige; 
  2. Os clientes: para entender suas dores, anseios e comportamentos, a fim de melhorar o entendimento do problema e propor uma boa solução; 
  3. Os stakeholders: para entender suas dificuldades, seus interesses e estabelecer a melhor forma de comunicar as decisões e achados do time de produto.

Adaptabilidade 

Adaptar-se é uma das coisas mais importantes na gestão de produtos digitais, porque estamos dentro do mercado de tecnologia, que sempre muda e apresenta alguma novidade. Outro ponto que pode gerar a necessidade de adaptação é o entendimento de que uma estratégia ou entrega simplesmente não deu certo

Essas possibilidades de mudanças podem fazer com que os objetivos — da companhia ou do time — mudem, e você tenha seu foco de trabalho alterado

Lifelong learning 

Lifelong learning é uma expressão em inglês que pode ser entendida como “aprendizado ao longo da vida”. Esse conceito significa que você precisa se manter aprendendo coisas novas, seja via educação formal, educação informal ou com as próprias experiências. Isso tem tudo a ver com a vida de uma pessoa Associate Product Manager, não é mesmo?

Precisamos estar sempre aprendendo sobre novas tecnologias, boas práticas e tendências do mercado em que atuamos para apoiar na melhoria e inovação contínua do seu produto

Espero que essas informações tenham sido úteis para que você conheça um pouco mais sobre as habilidades esperadas para Associate Product Manager. Que esse conteúdo te apoie, tanto na decisão quanto na preparação para ingressar na área de Product Management.

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