6 hard skills para Product Designers que você precisa desenvolver
Equipe de conteúdo - PM3

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Panorama do Mercado de Produto

Conhecer as hard skills de Product Designer é fundamental para um profissional aspirante que está querendo adentrar o mercado de Design de Produto

Esse conjunto de habilidades é indispensável para se destacar na área e ter um desempenho satisfatório em sua rotina de trabalho. Afinal, nenhuma profissão é formada apenas por um único tipo de habilidade. Pelo contrário, é preciso criar um equilíbrio eficiente entre habilidades técnicas e interpessoais para exercer qualquer função de maneira satisfatória. 

Neste artigo, destacamos as principais hard skills em Product Design que você precisa dominar para obter sucesso na área, incluindo dicas e ferramentas importantes ao dia a dia desse profissional. Acompanhe!

O que são hard skills e quais são as diferenças entre hard e soft skills?

Hard skills é o termo em inglês para o que definimos como habilidades técnicas. Isto é, habilidades mensuráveis e que podem ser aprendidas, que você consegue desenvolver por meio de estudos e prática. As habilidades técnicas são aquelas que envolvem a capacidade de executar tarefas específicas em uma área de atuação e desenvolver de fato as funções propostas no cargo.

Por exemplo, no cargo de Product Designer, uma hard skill indispensável é o conhecimento em prototipação. Essa habilidade faz parte da rotina deste profissional e precisa ser bem desenvolvida para o sucesso do produto.

Já as soft skills referem-se às habilidades interpessoais e comportamentais dos indivíduos. São menos tangíveis do que as hard skills, mas são igualmente indispensáveis para a formação de um profissional. Essas habilidades contém um aspecto mais subjetivo, pois tem relação direta com os comportamentos dos profissionais no ambiente de trabalho, como por exemplo, a forma como interagem, se comportam e se comunicam.

Seguindo o exemplo anterior, uma soft skill de Product Design seria a comunicação efetiva. Sem ela, esse profissional não conseguirá comunicar-se com outros profissionais e stakeholders de maneira clara e eficiente.

As 6 principais hard skills de Product Designer

Quando falamos das hard skills de Product Designer, existem várias habilidades e conhecimentos técnicos que fazem parte do dia a dia deste profissional, e que juntamente com várias ferramentas e processos, tornam esse trabalho possível. 

O Designer de Produto é um profissional estratégico que está presente em todas as etapas de desenvolvimento de um produto, desde a ideação até o desenvolvimento final. Por isso, o skillset desse profissional é amplo e abrange hard skills como:

Vale ressaltar que essas habilidades estão muito relacionadas e muitas vezes é difícil criar uma separação bem definida na prática e no dia a dia de atuação. Por exemplo, UX e UI são duas áreas diferentes, mas que são vistas como intercambiáveis por muitos profissionais.

O caminho de desenvolvimento das habilidades técnicas em Product Design envolve muito estudo, pesquisa, colaboração, prática, manutenção e atualização constante de conhecimentos. Isso pode se dar por meio de cursos livres, formações, workshops, projetos fictícios, entre outros recursos de aprendizagem. 

Confira detalhes sobre cada uma das hard skills de Product Designer!

Design UI

O design de interface do usuário (UI Design) é um elemento chave para o sucesso de um produto digital. A interface do usuário é o ponto de interação entre produto e consumidor, influenciando a experiência de uso e navegação pelo sistema.

Nesta área, conceitos como hierarquia visual, usabilidade e acessibilidade são fundamentais para a criação da interface. Sendo assim, é indispensável que um Designer de Produto conheça e domine as habilidades necessárias para criar interfaces digitais funcionais, acessíveis e responsivas para o usuário.

A área de UI Design envolve conhecimentos e habilidades em:

  • Design inclusivo, que visa garantir a acessibilidade da interface a diversos perfis de usuário;
  • Design responsivo que adapta a interface a vários tipos de dispositivos e formas de acesso;
  • Design de interação para construir interfaces que cada vez mais considerem a experiência de interação do usuário com o sistema;
  • Hierarquia visual e elementos gráficos para manter a consistência e coerência dos componentes de design.

Para apoiar esse processo, algumas ferramentas e softwares de design muito usados são Figma, Adobe XD e Sketch, ajudando no processo de design, prototipação e testes de usabilidade da interface.

Design UX

Assim como UI Design, UX Design é uma área indispensável na criação de um produto digital, responsável por estruturar toda a experiência do usuário com o produto. O Designer de Produto será responsável por fazer pesquisas com usuários para entender suas necessidades, desejos, comportamentos e motivações, e a partir disso criar mapas de jornadas que ajudarão na construção da experiência do usuário com a interface.

Além disso, foca em aspectos como navegabilidade, interação e testes de usabilidade, visando construir e oferecer uma experiência significativa para o usuário. 

Estatísticas mostram que uma interface do usuário bem projetada pode aumentar as taxas de conversão de um site em até 200%. Esse valor pode chegar até 400% quando há um investimento bem feito em UX Design. Sendo assim, esse é um fator determinante para o sucesso de um produto, aumentando as taxas de satisfação do usuário e gerando maior fidelização. Por isso, profissionais de Product Design devem cada vez mais focar em desenvolver habilidades em UX.

Ferramentas muito usadas nesta área, seja para pesquisa de usuários, design e prototipação, entre outras funções, são:

  • Maze;
  • Hotjar;
  • UserTesting;
  • Figma;
  • Adobe XD.

Design visual

A área de design visual refere-se à estética do produto, ou seja, os elementos visuais e gráficos da interface. Isso envolve aspectos de layout, tipografia, paleta de cores, ícones, botões, entre outros aspectos da identidade visual do produto.

O design visual é essencial para garantir a consistência dos elementos gráficos e visuais da interface, oferecendo uma boa experiência de uso ao usuário também no que se refere à estética do produto. Assim, um profissional de Product Design deve dominar essa habilidade para conseguir implementar os elementos visuais do sistema de maneira eficiente e coesa.

Algumas ferramentas de design que apoiam a criação de elementos de design visual são:

  • Adobe Illustrator;
  • Adobe Photoshop;
  • CorelDraw;
  • Figma;
  • Sketch.

Prototipagem

A prototipação é uma etapa essencial do desenvolvimento de um produto. Através desse processo é possível criar wireframes e protótipos interativos para:

  • Testar fluxos de navegação;
  • Validar ideias e conceitos de design;
  • Testar funcionalidades e a usabilidade do sistema;
  • Analisar aspectos da experiência do usuário.

Assim, é uma das hard skills de Product Designer mais requisitadas quando falamos sobre job description em Product Design. Designers de Produto precisam ter proficiência em softwares de design e ferramentas de prototipagem como Figma, InVision, Sketch, Balsamiq, Adobe XD, entre outras, para criar modelos iniciais e interativos do produto e testá-los antes do desenvolvimento da versão final.

Arquitetura da informação

A arquitetura da informação (AI) é outra habilidade técnica necessária para profissionais da área de Product Design. A arquitetura da informação consiste na estruturação de todo o conteúdo, ou informação da interface, assegurando que o usuário possa navegar pela interface, localizar o que busca e realizar ações de maneira lógica, descomplicada, acessível e intuitiva.

Essa área de atuação envolve organizar os elementos da informação da página de maneira hierárquica, utilizando diversos recursos como taxonomia e categorização, conteúdo, estruturação da navegação, acessibilidade, mecanismos de buscas, etc., para criar um ambiente de informação lógico e funcional.

Algumas ferramentas muito usadas para otimizar o processo de criação e refinamento da organização da informação de um produto, fazer testes de usabilidade, mapas mentais e estruturação hierárquica, são:

  • Xmind;
  • Treejack;
  • Optimal Workshop.

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem metodológica focada em resolver problemas complexos, colocando o usuário no centro do processo. Usada por Product Designers, o Design Thinking é mais do que uma habilidade técnica. Na realidade, essa abordagem tem um foco estratégico na criação de um produto, direcionando todo o processo de desenvolvimento, desde a ideação até a etapa de testes. 

Em outras palavras, pode ser visto como um modo de pensar ou uma filosofia com foco no usuário. Por isso, compreende as diversas habilidades técnicas que vimos neste artigo. Por ter um papel essencial para a área de Product Design, é indispensável mencionar essa entre as habilidades técnicas fundamentais para um Designer de Produto.

No processo de criação de um produto, um Product Designer usará a filosofia do Design Thinking para:

  • Entender profundamente as necessidades, limitações, motivações, comportamentos e expectativas do usuário (Empatia);
  • Definir o problema a ser resolvido diante dos dados coletados na primeira etapa (Imersão);
  • Gerar ideias e possíveis soluções para o problema apresentado de maneira colaborativa (Ideação);
  • Criar protótipos e modelos da solução e testá-los para refinar a solução (Prototipagem e testes);
  • Implementar de acordo com os objetivos do produto e iterar a solução (Desenvolvimento).

Conclusão

As hard skills de Product Designer são fundamentais para uma atuação satisfatória na área de Design de Produto. Essas habilidades, juntamente com as soft skills, ajudam a compor o perfil estratégico, prático e comportamental deste profissional tão indispensável para a criação de produtos digitais de valor.

Agora você já sabe as principais áreas de conhecimento e habilidades técnicas que você precisa dominar para começar a atuar como Designer de Produto.

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