13 de julho de 2022

Mapa conceitual: o que é, como fazer e como auxilia times de Produto

O mapa conceitual é uma ferramenta criativa e estratégica que pode ajudar bastante a dinâmica dos times de Produto. Esse framework traz mais clareza para a resolução de problemas e permite apresentar conceitos e ideias de forma simples e fácil de entender.

Para Product Managers, por exemplo, esse modelo é especialmente útil para guiar o desenvolvimento de roadmaps e solucionar problemas dos usuários. O melhor é que existem ferramentas ideais para a criação dessas estruturas, que funcionam de maneira intuitiva para facilitar ainda mais o dia a dia de quem precisa resolver problemas complexos. 

Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos sobre o assunto:

  • O que é o mapa conceitual;
  • Quais as diferenças dessa estrutura para um mapa mental;
  • Como o mapa conceitual pode ajudar os times de Produto;
  • Como criar um modelo eficiente e quais as melhores ferramentas para isso.

Ao final do conteúdo, você vai poder acessar, ainda, um material gratuito com os frameworks mais importantes para PMs (então continue por aqui!).

O que é mapa conceitual

O mapa conceitual é uma representação gráfica em formato de diagrama que facilita a visualização de informações e a relação entre conceitos. Assim, ele funciona como uma ferramenta estratégica que organiza ideias de maneira visual, de acordo com os princípios da arquitetura da informação, hierarquizando ideias e conceitos segundo sua ordem de importância.  

A ideia desse framework é ajudar os times a mapear e selecionar ideias para colocar as melhores estratégias em prática, de maneira alinhada aos objetivos da empresa. Esse é um processo que exige colaboração entre os membros do time, que costuma realizar reuniões de brainstorming para encontrar solução para problemas complexos.

O mapa atua como um facilitador desse processo, organizando essas sessões e engajando a equipe para buscar as melhores saídas. Assim, essa estrutura ajuda a visualizar problemas com mais clareza e analisar situações a partir de um ponto de vista mais objetivo.

Como falamos, o mapa é bastante visual, utilizando desde desenhos geométricos (como retângulos e círculos) até setas, linhas, cores e outras formas para apresentar e conectar ideias de forma simples e clara.  Enquanto as formas geométricas são utilizadas para incluir os conceitos e ideias, as setas e linhas conectam esses elementos, permitindo que as pessoas visualizem com facilidade a relação entre eles.

Para você entender melhor como essa modelo se estrutura, aqui temos um exemplo visual

Mapa conceitual: o que é, como fazer e como auxilia times de Produto
Representação do conceito de mapa conceitual (fonte: Colaborae).

O conceito foi desenvolvido pelo professor universitário Joseph Novak, durante a década de 1970, como uma forma de otimizar a eficiência dos estudos, já que o modelo de mapa conceitual facilitaria a memorização de conceitos e a compreensão de ideias complexas. Afinal, as informações visuais tendem a ser melhor apreendidas do que, por exemplo, um bloco de texto único.  

Diferença entre mapa conceitual e mapa mental

O nome “mapa conceitual” pode te fazer lembrar de uma outra estrutura também bastante eficiente para organizar e apresentar ideias, o mapa mental. Mas esses frameworks têm propostas diferentes, apesar de suas semelhanças. Enquanto o mapa conceitual é uma estrutura visual focado na resolução de problemas, o mapa mental é mais flexível, sendo bastante utilizado para estudos e organização de ideias. 

O mapa mental costuma partir de uma ideia inicial e conectar explicações mais soltas ou simular o encadeamento de um pensamento, acompanhando um determinado fluxo ou uma lógica específica. Esse modelo pode ser utilizado, por exemplo, para a exposição de ideias durante a explicação de uma aula, que trabalha com muitas ideias e vai se expandindo sem necessariamente hierarquizar as ideias. 

Já o mapa conceitual hierarquiza os conceitos com o objetivo de resolver um problema, esclarecer um caminho ou desenvolver uma solução. Esse modelo tem uma estrutura mais fixa para guiar o fluxo.  

Agora que você já entendeu o que é o mapa conceitual, vamos ver como essa estrutura pode ser utilizada pelos times de Produto para otimizar as estratégias e tomar decisões.

Como o mapa conceitual pode ajudar times de Produto

Embora o mapa conceitual seja bastante utilizado para os estudos em geral, essa é uma ferramenta muito eficiente para os times de Produto. Especialmente se for aliado aos princípios do Design Thinking, o mapa conceitual é muito útil para Product Discovery, momento em que o time faz o levantamento dos problemas dos usuários e a validação de hipóteses. Afinal, esse modelo pode deixar mais claro quais são as prioridades do time e as urgências dos usuários. 

O mapa é uma estrutura visual em que as descobertas do time ganham corpo e saem da abstração. Ele também é muito útil para o planejamento estratégico da equipe e para o desenvolvimento de produtos

Isso acontece porque essa ferramenta permite identificar lacunas de processo e ajuda também na priorização de iniciativas para a construção de um roadmap mais eficiente ou pra mapear a jornada do usuário, entendendo quais os caminhos que ele percorre pelos pontos de contato.

Outros benefícios do mapa conceitual para os times de Produto são:

  • Simplificar ideias e explicá-las de forma clara para todos do time;
  • Apresentar ideias para stakeholders, aumentando as chances de buy-in;
  • Visualizar como ideias se conectam;
  • Encontrar explicações para problemas complexos, a partir da conexão de ideias e evidências;
  • Desenvolver o pensamento visual de quem trabalha com Produto;
  • Facilitar a condução de reuniões de brainstorming;
  • Alinhar os times na busca por soluções; 
  • Estimular a criatividade do time;
  • Ajudar as pessoas a reterem conceitos, funcionando também como uma ferramenta de aprendizagem;
  • Estruturar projetos de maneira visual;
  • Guiar o processo de pesquisas com usuários;
  • Estimular o aprendizado coletivo do time em relação a determinado problema ou conceito;
  • Mapear situações e problemas, levantando ideias para resolvê-los.

Viu só como o mapa conceitual é útil na rotina de um time de Produto?

Como fazer um mapa conceitual

Você já entendeu a importância a do mapa conceitual para os times de Produto e viu como ele pode ajudar no desenvolvimento de novas soluções para os usuários. 

Agora, vamos ver alguns passos importantes na construção do mapa para facilitar a implementação dessa ferramenta na sua empresa. Confira!

1. Identifique o problema

Todo mapa é feito por algum motivo. Qual o objetivo do time com a utilização desse framework? Isso deve nortear todos os próximos passos, desde determinar o modelo até o momento de compartilhar o mapa. Afinal, a definição de modelo e das conexões estabelecidas vai depender do problema que você tem para resolver. 

Faça um levantamento prévio do problema, utilizando as ferramentas de Discovery e priorize o que deve ser resolvido, com base no que é mais viável para equipe, urgente para o cliente e que trará mais benefícios e retorno financeiro para a empresa. 

2. Determine o modelo 

Uma vez que você sabe o objetivo de criar o mapa conceitual, é hora de determinar qual modelo será utilizado para hierarquizar as informações e encontrar soluções. 

Existem alguns modelos disponíveis, como:

  • Teia de aranha: a ideia principal aparece no centro e se conecta aos outros conceitos que ficam em volta, conectados à ideia central; 
  • Fluxograma: as ideias aparecem conectadas de forma linear; ele é mais adequado para conceitos simples, sem muitas conexões; 
  • Mapa de sistemas: permite criar muitas conexões entre ideias, sendo adequado para trabalhar com conceitos mais complexos. Aqui, você pode partir de um conceito central e abrir ramificações para as ideias adjacentes; 
  • Mapa hierárquico: como o nome indica, este modelo hierarquiza as ideias, partindo da mais importante até a menos relevante. 

Adiante vamos ver algumas ferramentas para a criação de mapas conceituais. A ideia é que você escolha um dos templates que elas oferecem e personalize a estrutura de acordo com as suas necessidades ou crie um modelo do zero, para atingir seus objetivos.

3. Defina as ideias centrais

Um dos pontos mais importantes na criação de um mapa conceitual é a ideia central e que ocupa o topo da hierarquia da estrutura. Ela deve estar ligada ao objetivo definido no primeiro passo. 

Quebre essa ideia central em outros conceitos também importantes, mas que ocupam um nível mais baixo nessa hierarquia de informações. Você já pode indicar como todas essas ideias se conectam, utilizando linhas e setas específicas, assim como breves indicações textuais para relacioná-las. 

Para isso, você pode fazer o levantamento de ideias com o time utilizando técnicas de brainstorming. Depois, crie uma lista com tudo que foi levantado, escolha as prioridades e veja quais são as ideias menos importantes, mas que devem entrar no diagrama.

A ideia central e os conceitos devem aparecer dentro de retângulos ou círculos, que serão conectados às demais ideias adjacentes. 

4. Divida os tópicos e conecte as ideias

Se você está trabalhando com problemas mais complexos, depois de ter definido as ideias principais, quebre esses tópicos em subtópicos, sempre buscando relacionar as informações. 

Durante o processo de subdivisão dos conceitos, você já pode aproveitar para conectar as informações. Para isso, uma ideia é escrever verbos ou palavras sobre as linhas de conexão para explicar com mais detalhes qual o tipo de relação estabelecida entre os conceitos. 

Mas cuidado: não exagere no detalhamento de cada conceito. O ideal é que eles sejam apresentados por meio de uma única palavra ou por uma frase curta. Como o objetivo do mapa é facilitar o entendimento e clarear problemas, muitos detalhes podem atrapalhar esse processo.

Por fim, na hora de desenhar o mapa, destaque a ideia central, a posicionando ou no centro do esquema ou no topo, o importante é que fique claro de onde os outros conceitos vão partir. 

5. Refine o mapa

Depois de ter criado a base do seu mapa conceitual, você pode refinar essa estrutura, adicionando cores, imagens e outros elementos que facilitem e simplifiquem o entendimento das informações.

Além disso, é importante revisar o mapa e pedir a opinião de outras pessoas sobre o modelo criado, para se certificar que ele está acessível e é fácil de entender. Para um trabalho mais colaborativo, o ideal é que o modelo possa ser editado ao mesmo tempo por diferentes membros do time. 

Depois disso, é só compartilhar com as pessoas e partes interessadas, colhendo todos os benefícios que o mapa conceitual oferece para os times de Produto.

6. Escolha uma ferramenta

Hoje, os times de Produto têm várias opções de ferramentas para criar um mapa conceitual alinhado aos processos da área. Por isso, escolher um sistema é um passo importante para fazer o mapa. 

Para fazer essa escolha, você precisa avaliar as opções disponíveis segundo critérios que devem estar alinhados ao seu objetivo e também a viabilidade de contratação de um novo sistema. 

Se o mapa conceitual será utilizado para resolver uma questão muito simples, talvez não faça sentido procurar o sistema mais robusto do mercado. Da mesma forma, utilizar uma plataforma que não atende todas as necessidades que a sua estratégia precisa acaba não sendo eficiente e faz o time perder tempo.

Pensando nisso, no próximo tópico, vamos apresentar algumas das melhores ferramentas do mercado para ajudar você a escolher aquela que faz mais sentido para os seus objetivos. Confira!

6 ferramentas para criar o seu mapa

As ferramentas para a criação de mapas visuais melhoram a colaboração entre os membros da equipe, porque salvam os documentos de forma automática, os deixando acessíveis a todos. Vem ver quais tipos separamos para você conhecer! 

Lucidspark

O Lucidspark é uma ferramenta desenvolvida especialmente para a criação de mapas visuais, disponibilizando um quadro branco virtual para ser preenchido com os conceitos e conexões que a sua empresa precisa relacionar. 

Uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de colaboração em tempo real, facilitando a construção e a edição do mapa. As pessoas também podem deixar comentários no documento, para criar um mapa mais alinhado com os objetivos do time.

Além disso, a ferramenta também possui integração com diversos sistemas bastante utilizados pelos times de Produto, como Slack e Google Drive, otimizando ainda mais o processo de criação e compartilhamento dos mapas conceituais. 

Canva

O Canva é um antigo conhecido dos profissionais de Marketing e Design, mas ele também pode ser utilizado na construção dos mapas conceituais. A ferramenta tem vários recursos e templates para criar os documentos e personalizá-los de acordo com a sua necessidade. O sistema disponibiliza formatos, cores e diferentes modelos de setas e linhas para você utilizar. 

Figma

O Figma é um sistema semelhante ao Canva, com uma interface colaborativa, permitindo a criação de mapas conceituais visualmente atraentes. A ferramenta tem diversas opções de formatos e cores para você combinar e chegar no melhor modelo para o seu mapa.

Miro

O Miro é outra ferramenta que permite desenvolver o seu próprio modelo de mapa conceitual. O sistema é fácil de navegar e disponibiliza o recurso de tela infinita. Com essa funcionalidade, o time consegue construir mapas mais complexos, que conectam muitas informações. 

Creately

O Creately traz vários templates para você criar os seus mapas conceituais de forma descomplicada. Como outras ferramentas do mesmo estilo, esta também permite o compartilhamento dos documentos com outras pessoas e a edição simultânea da estrutura criada. Você também pode desenvolver vários mapas e centralizá-los em uma única pasta para não perder nenhuma informação importante.

SmartDraw

O SmartDraw é uma ferramenta que permite criar os mapas conceituais de maneira automática a partir de modelos prontos e intuitivos. A partir de extensões específicas, o sistema consegue puxar os dados que irão compor o seu mapa, tornando o processo mais simples para toda a equipe. 

Vale lembrar que, antes de escolher a melhor ferramenta, o time precisa saber claramente qual o objetivo do mapa. Uma dica para esse momento é criar uma tabela com algumas funcionalidades indispensáveis à ferramenta que a equipe precisa. 

Depois, entre no site de cada solução e marque na tabela se ela atende ou não ao critério estabelecido. Ao final desse processo, vai ficar mais fácil decidir sobre qual o melhor sistema para o seu objetivo. 

Conheça outros frameworks úteis para sua rotina


Sabemos que frameworks não são garantia de sucesso, mas de fato eles podem contribuir bastante para a rotina de Produto (desde que adaptados corretamente para o contexto no qual estão sendo aplicados). Pensando nisso, a PM3 criou o Guia de Frameworks para Product Managers, que você pode acessar gratuitamente! Esperamos que aproveite o material!

Mapa conceitual: o que é, como fazer e como auxilia times de Produto

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